segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Cardápio : Ceia de Ano Novo


Gif animado:Balançando a cabeça

Ano Velho vai, Ano Novo chega.


Chega de promessas, a hora é agora, seja Vegan, para te ajudar trazemos mais algumas dicas de receitas veganas para comer bem e sem crueldade.Desta vez contamos co o auxílio de alguns amigos que nos passaram receitas deliciosas para iniciar um ano cheio de harmonia e paz.

Para os adeptos do "churrasco" de fim de ano, a dica é baixar o livro de receitas e seguir o passo a passo de um delicioso churrasco de soja. Ou ainda um delicioso  Espetinho de frutas, utilizando morangos, manga, uvinhas e abacaxi.
Também testamos um Dahl com grão de soja e ficou uma delícia, vale a pena experimentar.
Bom apetite


Receitas veganas de Ano Novo



Batata Yakon de forno


Ingredientes

5 batatas Yakon médias
250 g de tofupiry
Orégano a gosto
Sal  a gosto
Azeite
Raspas de 1 limão
Papel alumínio

Modo de Fazer

Cortas as batatas Yakon em rodelas, colocar sobre elas as raspas de limão.
Forrar a forma com papel alumínio e colocar as camadas de batata,polvilhar pouco sal se achar necessário, cobrir com o tofupiry e polvilhar orégano, sobrepor outra camada e fazer os passos anteriores . Regar com azeite e levar ao forno de 15 a 20 minutos(depende da potência do forno)

Dica:  A batata também pode ser utilizada em saladas.


Tofupiry

Ingredientes

500 g de tofu (pode ser o mais duro, dará uma consistência mais firme ao tofupiry)
1 colher de polvilho azedo
1 Colher de água
Sal a gosto
2 colheres de sopa de caldo de limão
1 xícara de azeite(vai dar ponto de creme)

Modo de fazer

Passar o tofu por um processador para virar um creme, adicionar o azeite e levar ao fogo, colocar a água e o polvilho e acertar o sal, ir mexendo para não pegar no fundo da panela, adicionar o limão e mexer até começar a desgrudar do fundo, estará pronto o tofupiry.

Dica:  O tofupiru pode também ser utilizado em pizzas, um modo fácil é utilizar a famosa Bruschetta, a mais simples é com pão de forma(muitas marcar não utilizam leite ou ovos), basta passar o tofupiry no pão, cobrir com tomates e polvilhar o´regano e deixar no forno por 10 minutos.
 


Torta de pão recheada 

torta de pão recheada com cenoura e repolho ralados, passas, azeitonas.

Ingredientes

1 pão de forma sem casca
Tofu pequeno – azeite
Repolho ralado, cenoura ralada,passas, azeitonas sem caroço, 1 colher de sobremesa de gengibre ralado, 1 maçã picada sem casca, 1 pimentão vermelho cortado bem fininho – tudo cru

Modo de fazer

Bata o tofu com o azeite até dar ponto de maionese
Misture todos os ingredientes com o tofu batido
Faça camadas com o pão (duas fatias uma ao lado da outra) e o recheio. Passe mais creme de tofu no pão.
Deixe na geladeira por umas 3 horas.

(Receita enviada por Martha Follain)


Salada com trigo integral

Ingredientes

Folhas que você preferir –  alface mimosa, alface escura, etc
300 gr de grãos de trigo integral – deixe de molho de véspera
Jogue fora a água e cozinhe com mais água na pressão por 1 hora. É bem duro
Deixe esfriar. Arrume bonito numa travessa, os grãos no centro e as folhas como cama. Por cima ou à parte sirva,- bata manjericão – 1 maço só as folhas, nozes 150 gr  e azeite.

(Receita enviada por Martha Follain)


Receita de croquete de feijão com arroz

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de feijão (preto ou carioquinha) cozido e escorrido
- 1 xícara (chá) de arroz cozido
- 1 xícara (chá) de sobras de legumes  picadas (e um pouco do molho de tomate)
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres de chia em meio copo de água(substitui o ovo) deixar de molho por uns 15 minutos
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal e pimenta calabresa a gosto
- farinha de rosca o suficiente para empanar
- óleo para fritar

Modo de Preparo

1- Numa tigela amasse muito bem 1 xícara (chá) de feijão (preto ou carioquinha) cozido e escorrido, 1 xícara (chá) de arroz cozido, 1 xícara (chá) de sobras de legumes (com um pouco de molho), 1 xícara (chá) de farinha de rosca, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, a chia, 1 colher (sopa) de salsa picada, sal e pimenta calabresa a gosto.
2- Com as mãos untadas com óleo e com ajuda de uma colher (sopa), modele os croquetes do tamanho desejado. Passe-os na farinha de rosca e reserve.
3 - Aqueça o óleo em fogo alto e frite os croquetes aos poucos até dourarem. Escorra sobre papel toalha e sirva em seguida com um bom molho de pimenta.

 Caviar Vegano


Receita:

- 250 gs. de sagu
- 2 litros de água
- 200 ml. de molho de soja
- 1 colher de chá de tabasco
- azeite extra virgem à gosto
- 1 pitada de açúcar

Modo de Fazer:


- Coloque o sagu em dois litros de água e leve para cozinhar por aproximadamente 20 minutos (deve ficar transparente). 
Depois de cozido, escorra e lave bem em água fia corrente até retirar toda a goma. 
Despeje em um refratário, cubra com o molho de soja e deixe na geladeira durante 24 horas tampado com papel filme (Obs: o sagu vai absorver o môlho de soja, formando bolinhas pretas e salgadas, parecidas com caviar)

Na hora de servir, mexa bem com um garfo e tempere com o tabasco e o açúcar. Regue com o azeite, à gosto, para dar brilho e realçar o sabor. 

Sirva com torradas pao sirio,etc

(Receita enviada por Martha Follain)


Receita de “Bacalhoada” de soja - Vegana

Ingredientes


3 batatas grandes cozidas
3 tomates em fatias
2 cebolas em fatias
1 pimentão verde em tirinhas
Azeitonas chilenas picadas à vontade
1 1/2 xícara de proteína de soja PTS Grossa
Sal
Orégano
Algas ao gosto
Azeite em abundância


Modo de preparo


Descasque e cozinhe as batatas cortadas em fatias de 1,5 centímetros. Hidratar a soja com água quente. Aguarde 10 minutos e esprema a soja com as mãos, para retirar o excesso de água. Em um refratário de vidro, preencher o fundo com azeite. Colocar as batatas cozidas no fundo e colocar sal. Espalhar a soja e as algas sobre as batatas. Temperar a soja com bastante orégano e sal. Espalhar as fatias de tomate sobre toda a soja.
Salgar os tomates e colocar bastante azeite. Espalhar o pimentão, as cebolas e as azeitonas picadas. Salgar e colocar mais azeite. Adicionar meia xícara de água. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno. Deixar com o papel alumínio por aproximadamente 30 minutos, e mais 30 minutos sem papel alumínio, ou antes que os ingredientes fiquem ressecados.

(Receita enviada por Martha Follain)




Para mais receitas vegs acesse nosso cardápio e nosso livro de receitas:


Cardápio Vegano de Natal

Cardápio semanal vegetariano/vegano 

Receitas Vegetarianas

Livro de Receitas  - 1ª Edição


FELIZ ANO NOVO 



Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013




domingo, 29 de dezembro de 2013

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O homem é um ser frutívoro

Mensagem Rosa Cruz 

RosaCruz
 O homem é um ser frutívoro; seus órgãos digestivos se assemelham aos dos antropóides (macacos, gorilas) que se alimentam exclusivamente de frutas e raízes.  Seus dentes, glândulas salivares, estômago, intestinos e outros órgãos levaram os zoólogos a classificarem o homem como frutívoro.  Essa declaração foi feita por cientistas de envergadura como Cuvier, Darwin, Huxley, Haeckel, Lamarck, Linneu, etc.

O instinto do homem repugna a matança de animais: a visão de animais morto em certas condições, como assados num incêndio, esquartejados e mesmo a carne crua exposta lhe é repulsiva.  Somente após disfarçar sua aparência e sabor através do fogo e dos condimentos é que consegue comer um pedaço de carne. Uma criança jamais saltará o muro do vizinho para comer um pedaço de carne,  mas ao avistar uma fruta na árvore instintivamente irá buscá-la.

Assim o estudo do seu organismo (Biologia) e do seu instinto (Psicologia) provam que o homem deve se alimentar de vegetais.

A carne intoxica e acidifica o organismo. Por causa das substancias venenosas que produz, como uréia, o acido úrico e outras, o sangue torna-se ácido úrico e ouras, o sangue torna-se ácido, os rins e fígado, enfraquecem-se com o excesso de trabalho de eliminação dos venenos do sangue.  Diversas doenças, então, aparecem: arteriosclerose, reumatismo, enterite, gastrite, prisão de ventre, úlcera gástrica, eczema, apendicite, envelhecimento precoce.

Os animais carnívoros possuem uma glândula que segrega amônia e neutraliza os ácidos resultantes da digestão da carne, porém, nós não possuímos esta glândula.
A carne produz intensa putrefação intestinal e os intestinos do carnívoro contêm uma população microbiana de vários milhões a mais do que a do vegetariano.

Muitas pessoas consideram a carne um alimento necessário e indispensável, sem a qual é impossível uma saúde perfeita.  Contudo, nos países pobres ou populosos do Oriente, como as Índias, a China, o Japão, milhões de pessoas nunca provaram a carne, e se o fazem é em quantidades mínimas, porém, são fortes e resistentes e quando colocados junto aos ocidentais em trabalhos que exijam grandes esforços físicos, sua superioridade é notável.


Os animais carnívoros são fortes porém os herbívoros além da força muscular possuem a resistência. O elefante, o cavalo, o boi executam trabalhos que exigem muito esforço físico, como carregar pesos a longas distâncias.  A força dos animais  carnívoros esgotam-se rapidamente e não suportam uma atividade contínua.

As proteínas encontradas na carne são fornecidas, com vantagens, por diversos alimentos vegetais, soja, castanha do Pará, amendoim, castanha de caju, lentilhas, nozes, amêndoas. O leite e seus derivados fornecem mais proteínas do que a carne, e apesar de ser de origem animal, pode ser usado na dieta vegetariana.

Extensas áreas são desmatadas para serem transformadas em pastos, quando poderiam continuar a ser florestas virgens, tão necessárias ao equilíbrio ecológico do planeta, pois enquanto o vegetariano necessita de uma parte de terra para sua produção de alimentos vegetais, o carnívoro precisa dez vezes mais de espaço para a criação de animais.

Até aqui vimos a superioridade do vegetarianismo sob o ponto de vista da ciência de nutrição, porém como Rosacruzes, nós temos outras razões para adotar a dieta vegetariana.

O regime carnívoro excita as emoções inferiores.  Os vegetarianos são mais pacíficos e calmos do que os carnívoros.  O animais carnívoros (o tigre, o lobo, o falcão) são dotados dos piores sentimentos: crueldade, malícia, ingratidão, ao contrário dos herbívoros (cavalo, boi, ovelha) que podem ser domesticados, mostrando-se mansos e amorosos para seu criador


Os estudantes destas Mensagens que se esforçam por dominar suas paixões devem considerar melhor o parágrafo acima.


Os grandes avatares e místicos eram vegetarianos: Zoroastro, Platão, Pitágoras, Buda, Cristo, Apolônio de Tiana.  Mais recentemente foram vegetarianos os seguintes místicos e homens de projeção: Leonardo da Vinci, Francisco de Assis, Newton, Voltaire, Lineu, Benjamin Franklin, Lamartine, Tolstoi, Fulton, Napoleão Bonaparte, Pasteur, Morse, Thomas Edison, Caruso, Adolfo Hitler, Bernard Shaw, Stalin, Gandhi, Albert Einstein, etc.
Albert Einstein, criador da teoria da relatividade, disse: “Sou, por princípio, fervoroso seguidor do vegetarianismo, acima de tudo por motivos morais e estéticos; acredito firmemente que já por seus efeitos físicos o sistema de vida vegetariano influirá de tal maneira sobre o temperamento do homem, que em muito melhorará o destino da humanidade”.

Os iniciados que já começaram a palmilhar a Trilha Oculta e desejam harmonizar-se com o plano cósmico (divino, espiritual) assim como desenvolver suas faculdades psíquicas, fariam bem em abster-se da carne para sempre.

Galinhas são criadas em suas vida curta em gaiolas de 50 x 50 cm, bois também são criados em lugares apertados e não natural.


Os pintos, conforme são para corte ou para ovos, machos ou fêmeas, são eliminados por esmagamento por martelo, fogo, sufocados ou outros métodos desumanos.
A humanidade come uma montanha Everest de carne todo ano, e mais tarde reclamam do seu karma: doenças, velhice, violência, etc.

Embora esteja aumentando o número de vegetarianos, as maquinas de fritar frangos e as churrasqueiras de quintal também.

Um prato de cereais e vegetais é uma morte a menos.


Neste mundo ninguém é perfeito, alguns podem ser 100% vegetariano, mas podem ter outros defeitos piores do que o de comer carne.

Os Rosa+Cruzes que têm uma visão clara do Plano do Criador para o Universo evitam matar qualquer ser vivo, pois sabem que eles estão neste planeta para viver e evoluir, e o Criador não outorgou nenhum poder ao homem para matá-los, a não ser durante um breve período após o último Dilúvio, quando os vegetais tornaram-se escassos para os povos bíblicos.

Se a Lei Cósmica não foi mais severa a este ponto, no passado, isso se deveu ao fato de existir muitos homens cuja evolução não permitiu uma restrição mais rigorosa.  Entretanto, nos últimos tempos a maioria da humanidade atingiu um ponto em que deve abandonar toda alimentação carnívora.

SACRIFÍCIOS HUMANOS

 

O professor Morris Raphel Cohen, da Universidade de Chicago, disse, uma vez, aos seus alunos que imaginassem ter aparecido na terra um ser super-humano, oferecendo aos homens ensinar-lhes um coisa mágica, que faria a vida incomparavelmente mais confortável, colorida e divertida; em retribuição, os homens deveriam oferecer-lhe anualmente um sacrifício sangrento de 50.000 vidas humanas.  Com indignação teria sido repelido pelos homens!  Mas então, concluiu o professor, apareceu o automóvel!
                                                         Karl E. Meyer
Aquele que matou um boi é como aquele que matou um ser  humano.
                                                          Isaias, profeta bíblico
Enquanto o homem continuar a ser destruidor impetuoso dos seres animados, dos seres inferiores, não encontrará a saúde nem a paz.
Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros.
                                                          Pitágoras


A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela forma com que seus animais são tratados.
                                                          Mahatma Gandhi
Chegará o tempo em que os homens olharão para os maus tratos aos animais com a mesma abominação com que hoje consideram o assassinato dos seres humanos.
                                                           Leonardo da Vinci
Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto à dieta vegetariana.
                                                           Albert Einstein
Os animais são meus amigos … e eu não como meus amigos.
                                                           George Bernard Shaw
Eu não tenho dúvidas que é parte do destino da raça humana, na sua evolução gradual, parar de comer animais.
                                                            Henry David Thoreau
Se quisermos nos libertar do sofrimento, não devemos viver do sofrimento e do assassínio infligidos a outros animais.
                                                            Paul Carton
O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus.  O animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam.  Ninguém purifica seu espírito com sangue.
                                                             Gautama Buda
Se eu tivesse outra vida, dedica-la-ia inteiramente à luta contra a vivisseção.
                                                              Bismark
Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhorem nem levem em consideração as condições dos animais.
                                                              Abraham Lincoln
Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais … os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.
                                                              Charles Darwin
Não haverá justiça enquanto o homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele.
                                                               Isaac Singer
Muito pouco da grande crueldade mostrada pelos homens pode ser atribuída realmente a um instinto cruel.  A maior parte dela é resultado da falta de reflexão ou de hábitos herdados.
                                                                Albert Schweitzer
A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.
                                                                 Arthur Schopenhauer
Não creia que os animais sofrem menos do que os seres humanos. A dor é a mesma para eles e para nós.  Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.
                                                                 Louis J. Camuti
O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos.  Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu ter me passado para as fileiras do ovo lacto vegetarianismo, mas pelo imperativo oral de que minha vida não seja mantida às custas da ida de outros seres.
                                                                 Eduardo Alfonso
Os animais que você come não são aqueles que devoram outros, você não come as bestas carnívoras, você as toma como padrão.  Você só sente fome pelas criaturas doces e gentis que não ferem ninguém, que o seguem, o servem, e que são devoradas por você como recompensa de seus serviços.
                                                                 Jean Jacques Rousseau
Incêndios propositais e crueldade com animais são 2 ou 3 sinais na infância que sinalizam o potencial de um assassino serial.
       John Douglas (analista do FBI que estuda o perfil de assassinos)
    

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Faça a conexão com a vida - Natal







Gostou desta tirinha?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 

O Anticristo

“O anticristo será um convicto espiritualista, um admirador filantrópico, um pacifista aplicado e primoroso, um vegetariano observador, um defensor dos animais determinado e ativo”.


Esse é o trecho de uma notícia que foi veiculada na mídia já há algum tempo e que foi dita pelo cardeal Giacomo Biffi ao papa Bento 16. É impossível não relembrar um trecho da obra de mesmo nome de Friederich Nietzsche, quando ele propõe que, tal como mudamos Deus, nós mudamos as palavras do Cristo e passamos a matar em seu nome e com seu consentimento.


Anticristo, como o próprio nome diz, é aquele que é contra o Cristo, que faz tudo contra o que Cristo pregou e ensinou. Cristo pregou o amor, a benevolência, o perdão. Hoje em dia não nos damos conta de quantas coisas contra Ele nós fazemos. Um exemplo simples e que quase ninguém se dá conta é o Natal, a festa do nascimento do Cristo.


Não vamos nos ater muito ao fato do Nazareno ter nascido num local destinado a animais e nos presépios sempre se apresentarem deitados ao seu lado um burrinho e uma vaquinha, não vamos lembrar que entrou em Jerusalém sentado sobre o lombo de outro dócil jumentinho, mas vamos mergulhar em nossos atos “anticrísticos”.


O Natal é a maior prova de que vamos contra tudo aquilo que o homem de Nazaré ensinou. Mais de 80 milhões de animais são mortos para que se comemore o nascimento de um homem que era apenas amor e que nasceu rodeado de animais, o mesmo homem que teve coragem de dizer que Deus proibia o “sacrifício” de animais no Templo. O Templo, como sabemos, tinha um grandioso lucro com a venda de animais para sacrifício, vendiam cada animal a um preço diferente conforme seu tamanho, usavam o couro, o sangue as tripas e esse Homem se interpôs contra tudo isso afirmando que Deus não exigia nenhum tipo de sacrifício. Dizer tal coisa hoje implica em ouvirmos que tal ato prejudicaria economicamente milhares de famílias que sobrevivem da exploração animal, prova de que não nos importamos mesmo com os animais; Jesus ao contrário não se importou com isso ao proibir o abate de animais no Templo, mesmo sabendo que disso dependiam, igualmente como hoje, centenas de famílias; haviam aqueles que criavam os animais para o abate, vendiam e sustentavam suas famílias, haviam aqueles que construíam as mesas de sacrifício, os que vendiam a pele e o sangue, os que vendiam as rações para alimentar os animais, os que limpavam o templo, nada mudou, a não ser a visão que colocamos de que a morte de animais é necessária hoje e não o era naquela época. Jesus sabia de tudo isso, mesmo assim não se importou em proibir os sacrifícios, as famílias que viviam da morte desses seres inocentes com certeza buscariam recursos melhores para sobreviver.


E matamos milhares de animais hoje para comemorar o dia do nascimento desse mesmo Homem.


Vamos propor uma reflexão e um desafio ao amigo leitor:


O amigo consegue colocar uma faca na mão de Jesus e vê-lo matando um animal ? Aquela imagem de docilidade que conhecemos combina com mãos manchadas de sangue, com a frieza do assassinato, com a dureza de um coração ao olhar nos olhos de um animal e mesmo assim arrancar-lhe a vida por achar isso uma coisa natural ou porque nos disseram, há muitos anos atrás, que a carne nutre a carne ? O amigo consegue fazer essa ligação entre dor e morte dos animais com o que o Cristo pregou e com o modo como viveu?


É só isso que queremos pedir, uma reflexão sobre quem é o Cristo e quem é o anticristo. Talvez esse anticristo já esteja entre nós há tantos séculos que já nos acostumamos a chamá-lo apenas de “cristo”, e talvez, sem compreendermos bem, um novo Anticristo esteja surgindo, mas para nos livrar desse “cristo” de morte e de dor o qual desejamos, e que irá finalmente nos trazer um Cristo de amor e de paz, aquele que deveria ter permanecido entre nós desde o princípio. Porque o verdadeiro Cristo foi tudo isso:


“(…) um convicto espiritualista, um admirador filantrópico, um pacifista aplicado e primoroso, um vegetariano observador (segundo muitos escritos ele conviveu com os essênios), um defensor dos animais determinado e ativo”, e que precisa regressar para resgatar do “cristo” criado pelos homens, todas as indicações de amor que Ele, o verdadeiro Cristo nos legou.


Simone Nardi 



Fonte original do artigo : ANDA








Simone Nardi









Simone Nardi – criadora deste blog e do antigo Consciência Humana, colunista do site Espírita da Feal (Fundação Espírita André Luiz) ; é fundadora do Grupo de Discussão  Espírita Clara Luz que discute a alma dos animais e o respeito a eles.Graduada em Filosofia e Pós-graduada em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP.







Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cardápio Vegano de Natal

Natal Repleto de Amor
Imagem: Jesus sorrindo
 

Para um Natal repleto de Amor



Abaixo estamos passando várias opções para a ceia e/ou almoço de Natal, para que o Natal seja realmente uma festa de Amor e caridade em nome do menino Jesus. Escolhemos receitas simples, sem ingredientes difíceis de serem encontrados e que levam pouco tempo para ficarem prontas, o melhor é agilizar e comer bem gastando pouco.
Trazemos as receitas, os opcionais que podem fazer parte ou não e as substituições, ou seja, agora não há mais desculpa para não fazer uma comida veg saudável e livre de crueldade.

Bom apetite



Bobó de Palmito


Ingredientes

1 vidro de palmito
3 a 4 pedaços (metades) de mandioca cozido e amassado(purê)
2 a 3 tomates (ou molho de tomate)
1 garrafinha de leite de coco
1/2 pimentão cortado ( eu costumo usar o  amarelo devido ao sabor mais suave)
Salsinha ( para enfeitar )
Alho a gosto
Sal a gosto
Pimenta calabreza a gosto (ou dedo de moça picadinha)
Alho poró a gosto
Azeite de dendê ou azeite comum

Opcionais

Azeitonas verdes picadas
Champignon

Substitutos

Shitake
Legumes em geral (abobrinha, berinjela)

Modo de fazer

Colocar o azeite de dendê ou azeite comum numa panela e refogar o alho-poró, os tomates e o pimentão. Colocar o leite de coco e deixar apurar um pouquinho.
Desligar o fogo.
Deixar esfriar um pouco e bater essa base no liquidificador.O molho vai ficar mais encorpado. 
Voltar a base para a panela  e acrescentar os palmitos e os champignon/azeitonas .
Colocar a pimenta e acertar o sal, , deixar apurar mais um pouco e colocar a mandioca cozida (purê), mexer com cuidado, deixar apurar um pouco, mas cuidando para não pegar no fundo da panela.
Desligar.
Polvilhar a salsinha e servir quente com arroz


Dica: Para fazer uma deliciosa moqueca, basta seguir todos os passos , basta não usar a mandioca e estará ótima para comer com arroz ou com pão.

 

Dahl de Grão-de-bico[1]

Ingredientes


250g de grão-de-bico(serve duas pessoas)

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de curry

1 colher de chá de cominho em pó

2 paus de canela ou 2 colheres de canela em pó

1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 colher de chá de garam massala
2 colheres de chá de semente de mostarda
10 cravos
2 colheres de chá de açafrão
1/2 pimenta dedo de moça picadinha ( ou a gosto)
2 colheres de chá de açúcar mascavo
sal a gosto

3 tomates sem pele e sem semente

2 colher de sopa de suco de limão



Substitutos

Lentilha
Feijão Branco
Ervilha

Modo de Preparo




Há duas opções.

Comprar o grão de bico de caixinha, semi pronto ou utilizar uma xícara de grão de bico(+- 250g), deixando de molho na véspera e cozinhando em panela de pressão  durante 15 a 20 minutos(depois que sair a pressão), ele deve ficar "al dente".

Depois de pronto, reserve.

Refogue os temperos menos o açúcar mascavo, e deixe apurar para amaciar bem o tomate.Depois junte o grão de bico deixando apurar mais um pouco. Acerte o sal e adicione o açúcar mascavo. finalize com o limão



Dica:


A comida indiana é geralmente apimentada, para quem não gosta de muita pimenta, o curry já deixa um pouco picando, portanto a pimenta dedo de moça pode ser retirada da receita, já que deixa tudo com sabor marcante.Pode ser também utilizada pimenta calabresa . Outra boa opção é o Feijão branco, basta trocar o grão de bico por ele ou pela Lentinha/Ervilha.





Torta de Grão-de-Bico [2]

Ingredientes

1 pct de grão-de-bico(deixar de molho de um dia para o outro)
4 tomates sem pele (recheio)
1 alho-poró cortado em rodelas(recheio)
Alho a gosto
Sal a gosto
2 colheres de sopa de margarina ou azeite

Recheios opcionais


Shitake
Palmito
Azeitonas
Palmito
Ervilhas
Milho


Modo de fazer


Cozinhar o grão de bico na panela de pressão para amolecer. Escorrer e  bater num processador. Colocar numa vasilha e adicionar sal a gosto e a margarina/azeite.Mexer bem.
Noutra panela refogar os tomates, o alho poró e acertar o sal.
Numa forma pequena espalhar a primeira camada da massa se grão de bico, recobrir com o recheio e colocar o restante da massa.
Passar azite ou margarina por cima e levar ao forno de 20 a 30 minutos(dependende do forno).
Formará uma casquinha crocante em cima, quando formar é porque já está pronto.

 

Arroz de Natal

Ingredientes


2 xícaras de arroz
200 g de nozes quebradas(tamanhos pequenos)
100 g de damasco picado
Sal a gosto
Alho
Azeite ou óleo comum

Substitutos

Arroz Negro

Modo de fazer 


Refogar o alho no azeite e fazer o arroz do modo tradicional (fritar e depois colocar a água), depois de pronto adicionar as nozes e o damasco e mexer bem.
Pode ser servido com o Bobó de Palmito

Dica:

Em casa já acertamos o cardápio, arroz negro com nozes e  Damasco com Dahl de feijão branco.


Strogonoff de Grão-de-bico [3]

250 g de grão de bico
1 lata de creme de leite de soja
3 tomates sem pele (ou molho de tomate)
Sal a gosto
Azeitonas verdes picadas a gosto
Cogumelos a gosto
Alho pré-frito a gosto
1 colher de sopa de mostarda
Óleo para  fritar

Substitutos

Legumes em geral(abobrinha, cenoura,berinjela, vagem)
Soja

Modo de fazer

Aqueça o óleo, coloque o alho e os tomates picados Acrescente o grão de bico , os champinhons e deixe apurar um pouco. Acrescente  mostarda.
Tampe a panela e deixe ir apurando, com cuidado para não pegar no fundo da panela, por isso use fogo de baixo a médio.
Abaixe o fogo, acrescente o creme de leite, e no fim as azeitonas picadas.
Pode ser servido com o arroz de Natal.


Salada festiva[4]

Ingredientes


1 pé de alface Frisante (ou qualquer outra)
1 batata yakon média
Raspas de 1/2 limão
Sal a gosto
Azeite
Vinagre (ou limão)

Como fazer


Lavar bem a alface
Cortar a batata yakon em rodelase colocar as raspas de limão, mexer e reservar
Preparar a salada como de costume e acrescentar a batata.

Dica: Deve ser feita poucos minutos antes de ser servido o almoço ou  a ceia de Natal.

 

 

Notas das receitas e substituições possíveis

 

1- O Dahl (comida indiana) que passamos aqui é de Grão de bico, porém ele pode ser  substituído por feijão branco, ervilhas (aquelas de saquinho, não as de lata) ou lentinhas, basta adaptar a quantidade. Também já existem caixinhas que trazem o feijão branco cozido pronto para o uso, o que facilita o preparo.

2- O Grão de bico hoje em dia pode ser encontrado em várias formas, nos saquinho para ser cozido (rende muito mais)  ou em caixinhas, semi pronto ou já pronto para uso. Vale dizer que apesar de não renderem como a do saquinho, auxilia muito na rapidez da confecção dos pratos e facilita a vida daqueles que ainda não sabem cozinhar tão bem. Para a receita da torta é recomendável o de saquinho devido o rendimento.

3- Aqui trouxemos o Strogonoff de Grão de bico, porém ele pode ser de legumes, neste caso deve-se utilizar cenouras em cubinhos, abobrinha em cubinhos, vagem cortadas e berinjela em cubos. A Dica é cozinhar os legumes no vapor para não amolecerem, nesse caso a cenoura , a berinjela e a vagem; deve-se estar atento que cada um tem seu tempo de cozimento. A abobrinha fica crocante quando cortada em cubinhos e frita em azeite durante alguns minutinhos. Ela deve ser a última a ser colocada no strogonoff devido sua textura mais macia. Também pode ser utilizada soja, mas ela não é tão saudável como os demais ingredientes da receita.Uma dica bacana que já testamos é usar, no lugar do creme de leite de soja, um vidrinho de leite de coco e deixar apurar um pouco mais, o sabor fica delicioso.

4- A batata Yakon é um pouco difícil de ser encontrada , no visual ela se assemelha um pouco com a batata doce e depois de descascada seu sabor se assemelha a pera, é excelente para a saúde, e pode geralmente ser encontrada em hipermercados, seu preço é bem acessível e pode ser consumida crua, como uma fruta.


Bom apetite e um Natal Repleto de Amor

Simone Nardi



Para mais receitas vegs acesse nosso cardápio e nosso livro de receitas:


Cardápio semanal vegetariano/vegano 

Receitas Vegetarianas

Livro de Receitas  - 1ª Edição




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013