quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Programa Pronto Atendimento nega senciência animal

Imagem: Mão na cabeça
Há poucos dias relatamos que um programa  da RBN fez afirmações errôneas de que os animais não sentiam, não pensavam e que os livros do dr Marcel Benedeti não eram sérios. Muitos amigos enviaram emails reclamando, postamos alguns desses emails aqui e surpreendentemente, outro programa "Pronto Atendimento" da mesma rádio, no dia 03/12/2013, novamente voltou a falar que animais não sentem amor(senciência).

Mais uma vez solicitamos que os amigos, ouçam o programa e , se discordarem das afirmações do apresentador demonstrem sua indignação por meio dos emails e com muita educação

Abaixo colocamos o email que enviamos a rádio solicitando também, Direito de resposta.

Caro amigos da RBN

Mais uma vez o despreparo intelectual presta um desserviço a Harmonia Planetária.

A demonstração da falta de capacidade em estudar e conhecer o que ocorre fora de si (o ser fica preso em si mesmo) ficou evidenciada na fala dos apresentadores do programa “Pronto Atendimento”. Como se já não bastasse a fala equivoca do sr Sidnei Carvalho em seu programa “Chama Cristica”, sobre a inexistência da senciência animal(animais não sentem, animais não pensam, alegou ele em seu programa), agora mais um programa colabora para que as pessoas sejam mal informadas através da RBN, em relação aos animais.

Falta estudo e dedicação, tanto da Doutrina, quanto da Ciência

Com grande ironia e entre o sarcasmo e as risadinhas ao fundo, eles iniciaram dizendo que “Não sabiam de onde os ecologistas tiravam as conclusões sobre os gastos recorrentes da pecuária e da agricultura”. Devo deixar claro que eles não sabem porque apenas não se interessaram por este assunto, já que a internet está repleta de informações sobre o assunto e com organizações de peso por detrás destes estudos . Então, como os apresentadores desconhecem o assunto pelo qual ainda teimam em falar, faz-se necessário ensinar-lhes algumas coisas para que não incorram nos mesmos erros de sempre.

De onde os ecologistas tiram isso tudo?

Quero apresentar aos senhores o IPCC , que significa o IPCC? Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, bem ao contrário do que os senhores tentaram demonstrar o IPCC não é conduzido por um bando de ecologistas “idiotas” e sem crédito , como os senhores desejaram demonstrar (basta vocês mesmos ouvirem as próprias falas) o IPCC é um órgão das Nações Unidas e que, por sinal, é responsável por produzir informações científicas (isso desde 1988) que são divididas em 3 relatórios anuais. Esses relatórios produzidos são baseados nos estudos , investigações e pesquisas de cerca de 2500 cientistas.São desses relatórios que saem as tais “bobagens” que os senhores disseram que os ecologistas saem por aí falando.

Também queremos apresentar aos senhores a FAO. O que significa a FAO? Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que luta para eliminar a fome no mundo, que alegou que a diminuição da ingestão da carne auxilia o Planeta e que declarou, por volta de 2006 que a pecuária (que é a criação de irmãos animais para o abate) é mais danosa ao meio ambiente do que os automóveis. Foi também da FAO, que os tais “ecologistas idiotas” tiraram as tais “bobagens” que os senhores tanto ironizaram.

As emissões antrópicas de carbono geradas pelo setor pecuário são maiores do que o de transportes e isto se deve à uma crescente demanda por carne e laticínios” – (Fonte – FAO).

A relevância das plantações em contrapartida a criação de bois (que são animais possuidores de alma e sencientes), bem como a relevância do uso de água para a pecuária enquanto muitos paises necessitam de água (que é gasta na produção de seus bifinhos e nos bifinhos que Chico tanto comeu), também tem origem na FAO.

“Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com a falta de água potável e em 2025 serão, segundo cálculos, cerca de 1,8 bilhão de pessoas. O consumo de água cresceu duas vezes mais rápido do que o aumento da população mundial no último século, sendo o setor agropecuário o maior consumidor de água doce disponível. O uso de água na produção de alimentos é da ordem de 70% do total utilizado pelo homem e em países em desenvolvimento chega a 90%.” (Fonte-FAO)
Também precisamos apresentá-los a  CETESB- Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, que em seus estudos e pesquisas , também está concluindo que um abatedouro de animais(esses que os senhores dizem que não sentem), em meio a todo processo de morte do animal  , mesmo que racionando a água, gasta em média 4.250.000 de água por dia, o que significa 3.900 litros de água por irmão animal abatido.(Abaixo analisaremos um abatedouro de porte médio)

Fonte CETESB:
Padrões de higiene das autoridades sanitárias em áreas críticas dos abatedouros resultam no uso de grande quantidade de água. Os principais usos de água são para:
• Consumo animal e lavagem dos animais;
• Lavagem dos caminhões;
• Escaldagem e “toilette”, para suínos;
• Lavagem de carcaças, vísceras e intestinos;
• Movimentação de subprodutos e resíduos;
• Limpeza e esterilização de facas e equipamentos;
• Limpeza de pisos, paredes, equipamentos e bancadas;
• Geração de vapor;
• Resfriamento de compressores.

O principal fator que afeta o volume de água consumido são as práticas de lavagem. Em geral, plantas para exportação têm práticas de higiene mais rigorosas. Quanto à qualidade, os regulamentos sanitários exigem o uso de água fresca e potável, com níveis mínimos de cloro livre residual, para quase todas as operações de lavagem e enxágue.O consumo de água varia bastante de unidade para unidade, em função de vários aspectos como: tipo de unidade (só abate, abate e industrialização da carne, com/sem graxaria, etc.), tipos de equipamentos e tecnologias em uso, “lay-out” da planta e de equipamentos, procedimentos operacionais, entre outros.

Para se ter uma idéia do consumo de água em um abatedouro, considere-se a seguinte situação: um abatedouro de bovinos de porte médio, abatendo 500 bovinos/dia, com graxaria anexa; considerando o consumo específico médio de água do abatedouro de 1.700 litros/cabeça , e admitindo o consumo específico médio de água  domiciliar de 161 litros/hab.dia (SABESP,2001), tem-se:

• Consumo Médio de Água = 500 bovinos/dia x 1.700 l/bovino = 850.000 l/dia ou 850.000 m/dia;
• Equivalente populacional = 850.000 litros/dia ÷ 161 litros/habitante.dia = 5.280 habitantes.
Desta forma, o consumo médio diário de água deste abatedouro hipotético, de porte médio, seria equivalente ao de uma população de cerca de 5.300 habitantes.

A EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  faz pesquisas parecida com a CETESB, ressaltando o alto consumo de água por parte dos animais:(http://www.cnpgl.embrapa.br/totem/conteudo/Alimentacao_e_manejo_animal/Pasta_do_Produtor/31_Importancia_da_agua_para_bovinos_de_leite.pdf)

Pois bem, senhores: São de todos estes estudos, , destas pesquisas e conclusões que se chegou aos números que os senhores alegavam (e que pás sua infelicidade não podem mais alegar) que desconheciam que os ecologistas tanto falavam, ou seja que:

Pode-se comparar os gastos de água de diferentes alimentos(não, os ecologistas não ficam ao ladinho dos bois como o senhores disseram, os cientistas é que estudam e fazem os cálculos) que nos trazem o seguinte esclarecimento, através da conclusão da necessidade HIDRICA de cada alimento:

Água utilizada para  de 1 quilo de arroz 2.182 L/água,
A água utilizada para um quilo de batata 262 L/água,
A água utilizada para um quilo tomate 60 L/água
A água utilizada para um quilo trigo 1.500 L/água,
A água utilizada para um quilo soja 2.000 L/água
A água utilizada para um quilo carne 20.000 L/água

Agora que conhecem o assunto, podem responder de forma correta aos ouvintes, falta apenas se esclarecerem sobre o modo como é realizado o trabalho dentro de um frigorífico, mas deixemos para outro dia, aprendam essa parte primeiro.

Ah, entendam também que o termo “cachorreira”(que nem sempre são vegetarianas) e que vocês, por saberem que diziam besteiras disseram que iriam arrumar encrenca,é apenas para quem recolhe cães de rua, os demais sãos Defensores dos Direitos Animais(DDAs), que reconhecem que os animais possuem alma, evoluem , possuem senciência física e psicológica, coisas que os senhores ainda desconhecem talvez por falta de estudo.

Pelo também a RBN e aos apresentadores que desliguem o microfone durante a pergunta dos ouvintes, sobretudo quando se trata de animais, pois as risadinhas de fundo denunciavam a ironia do que os senhores iriam falar depois da pergunta da ouvinte.Isso é sobretudo,grande falta de educação.

Finalizando, indico  três livros(científicos) para que os senhores iniciem seus estudos e deixem de falar coisas que nós ouvintes, não sabemos de onde tiram(por certo não é do LE). Charles Darwin(A expressão das emoções em homens e animais) , Marc Bekoff ( A vida emocional dos animais), Jefrrey Moussaieff Masson,(Quando os Elefantes Choram).

Todos eles são de estudos científicos que demonstram que os animais, ao contrário do que os senhores enfatizaram aos ouvintes, possuem: alegria, amor, ansiedade, tristeza, desespero, enfado, ódio, desdém, medo, horror,desprezo, aversão, culpa,orgulho , desamparo,determinação, paciência,vergonha, timidez, modéstia, só para citar alguns. Pelo lado espiritual , os senhores deveriam ler o LE.

É fácil reconhecer que os senhores estão despreparados para falar de animais, mas isso se resolve com estudos, desde que sejam humildes o suficiente para aceitarem que desconhecem muitos assuntos dos quais querem abordar.

Deixem de desprezar tanto o meio ambiente(já que citaram com ironia os ecologistas), deixem de desprezar as pessoas que recolhem animais, e mais do que isso, deixem de desprezar os animais como os senhores estão fazendo, isso não é Caridoso, Benevolente e demonstra algo que os senhores disserem dos animais mas que cabe como uma luva nos lábios dos senhores: falta de amor.

Leiam mais, estudem mais, conheçam mais e deixem de ironizar as coisas das quais discordam .

Estamos todos a disposição para informações que os senhores necessitem sobre nossos irmãos animais, e embora este email, longo, não seja talvez lido ou respondido , iremos colocá-lo em nosso blog que estará sempre aberto a quem deseje ler, conhecer e aprender.

Abraços fraternos

Simone Nardi

BLOG: Irmãos Animais- Consciência Humana 





Para os que desejarem ouvir o programa: 
http://www.arquivorbn.com.br/programasgravados/2013/12/253031213.mp3






Peço a todos que mandem comentários ao e-mail da rádio:
ouvinte@radioboanova.com.br


É nossa união que irá calar a boca dessas pessoas.



Simone Nardi






Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana