Coruja, símbolo da sabedoria e da filosofia |
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter,
e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com
os animais não pode ser um bom homem."
Arthur Schopenhauer
Sempre que relaciono Filosofia e Libertação Animal, recordo-me de
duas grandes frases que ficaram gravadas em minha mente: "Aprender
Filosofia ou aprender a filosofar"1, e a
segunda de peso ainda maior, que foi dita pela filósofa Sônia T. Felipe
durante uma palestra sobre o Estatuto Moral dos Animais, em meio a
mestres, doutores e alunos de filosofia: "E o filósofo não pensa"2.
Por aí vemos que uma relação muito forte prende as duas questões: Como
pensar, senão através do aprendizado, e como aprender se não conseguimos
pensar? É claro que para que o futuro filósofo pense acerca da
Libertação Animal, é necessário que ele aprenda algo sobre esse assunto.
Contudo, obras de filósofos que falam sobre a Libertação Animal
permanecem distantes da grande maioria dos alunos de Filosofia,
discussões acerca dessas questões, segundo alguns professores, serão
tratadas mais adiante: "...quando aprendermos sobre o antropocentrismo e
sobre o antropomorfismo"; porém, acredito que seja difícil dizer que
alguns não saibam, mas aprendemos a ser antropocêntricos logo no
primeiro dia de aula.
O Ser3 filosófico é
Humano e o não Ser, é animal, ou seja, não existe, não possui valor
moral nem pode ser encarado com respeito, afinal, inexiste. "A razão é o
que separa os homens dos animais", nos disse Aristóteles. "O homem é a
medida de todas as coisas", nos disse Protágoras, "das coisas que são,
enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são", ou seja, somos a
lei, somos as tradições, violem elas ou não as vidas alheias dos que
não nos são iguais, criamos e revertemos todas as regras conforme
desejamos.
Homem como medida de todas as coisas |
A difícil missão da Filosofia é agora:
1° - Libertar-se do preconceito e da vaidade
2° - Passar adiante a verdade, tal como ela é, sem espelhar-se em sua
"opinião pessoal", deixando que o aluno considere o que lhe é mostrado,
que problematize e compare o que aprendeu desde a infância, com aquela
nova revelação que lhe surge
É certo matar animais? Por quê? Baseado em quê? Pode-se viver
perfeitamente saudável sem a ingestão de vísceras de animais? Se sim,
por que nos ensinaram o contrário?
É possível mesmo
acreditar na existência de uma ética que continue privilegiando uns e
oprimindo outros?
Essa á função da Filosofia, fazer o futuro filósofo se questionar,
buscar respostas, criar novos sistemas filosóficos não mais
antropocêntricos. Privilegiar a Vida em nome da Ética e a Ética em nome
da Vida.
"A vontade de poder-dominação define o perfil do ser humano das sociedades modernas". (Nietzsche).
A Filosofia ainda está presa a muitas tradições, dominada pelo
antropocentrismo filosófico dos grandes homens que a fizeram nascer,
existe uma ética do corpo, porém de corpos humanos, enquanto corpos de
animais se avolumam num holocausto bárbaro sem fim. Mas, "o filósofo não
pensa", e precisa recomeçar a pensar, pois é assim que a verdadeira
Filosofia deve ser trabalhada, estudada e praticada.
"Aprender não é o bastante, é preciso praticar". (Bruce Lee)
É dever da Filosofia, através da pedagogia, "bem" dirigir os
indivíduos rumo a uma ética que liberte animais humanos e não humanos,
eis aí o caminho para a verdadeira Libertação Animal.
Referências Bibliográficas
FELIPE, Sônia T. - O estatuto dos animais na comunidade moral humana - Projeto Kairós- Umesp.2008
RAMOS, Cesar Augusto - Aprender a filosofar ou aprender a Filosofia: Kant ou Hegel?
BARNES, Jonathan - Filósofos Pré-socráticos.
NOTAS
1 Artigo de Cesar Augusto Ramos, onde ele
traça um paralelo entre os pensamento de Kant e Hegel, diante do ensino
da disciplina de Filosofia.
2 Colóquio Kairós-Umesp
3 Referência casual a Parmênides e ao
Ser.Segundo ele o Ser é(existe), o não Ser, não é (não existe) e não se
pode falar sobre algo que inexiste.
Simone Nardi – criadora deste blog e do antigo Consciência Humana, colunista do site Espírita da Feal (Fundação Espírita
André Luiz) ; é fundadora do Grupo de Discussão Espírita Clara Luz
que
discute a alma dos animais e o respeito a eles.Graduada em Filosofia e
Pós-graduada em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP.
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