sexta-feira, 16 de maio de 2014

Discurso do Santo Padre e a Libertação Animal


Em Julho de 2013 o Papa Francisco esteve em visita no Brasil para a Jornada da Juventude. Muitas palavras ditas pelo Papa  ecoaram e ainda ecoam em nossas mentes, mesmo aqueles que desgostam da posição de Francisco dentro da Igreja deveriam parar para ouvir sua voz e suas ideias. Dentre todos os discursos, escolhemos um em particular o da VISITA AO HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDÊNCIA DE DEUS, e a partir dele, emprestaremos de suas palavras para expressar a nossa luta pela Libertação Animal.


Papa abençoa cão guia


Como seria a Libertação Animal pela voz de um Papa:  

 

 

 

Mercadores da Morte


Papa Francisco inicia seu mais belo discurso no Brasil falando , claro, de Francisco de Assis: 

"Francisco abandona riquezas e comodidades para fazer-se pobre no meio dos pobres, entende que não são as coisas, o ter, os ídolos do mundo a verdadeira riqueza e que estes não dão a verdadeira alegria, mas sim seguir a Cristo e servir aos demais;"


Fazer-se pobre em meio aos pobres, fazer-se humilde em meio aos humildes, essa a personificação do sentimento de Alteridade, o sentir o que ou outro sente, o olhar como o outro olha, ao se colocar no lugar do outro, em igualdade com o outro é possível perceber todo seu sofrimento seja pelo abandono, seja pelo encarceramento, seja pelo medo da morte.

E por que existem pessoas que defendem animais?

Porque os animais também são mediadores da luz, pois são eles  filhos de Deus, criados com um único propósito : Evoluir.

Os animais não foram criados para servir aos seres humanos nem como alimento, nem como vestimenta, nem como diversão ou experimentos que lhes roubam a vida. Papa Francisco é claro ao dizer que nós é que devemos seguir o Cristo e servir os demais, ou seja, aqueles que se encontram em sofrimento. Por isso é preciso ver os animais igualmente como mediadores da luz, aqueles pelos quais chegaremos ao Cristo, seguindo-o, servindo-o, pois:

"...em cada irmão e irmã em dificuldade, nós abraçamos a carne sofredora de Cristo."


Por isso eles são também os mediadores da Luz Divina, nosso acesso ao bem, nosso acesso a Deus. Uma luta diária para uma transformação, para uma verdadeira regeneração.

E o  Papa prossegue:


Poodle abandonado

"Abraçar, abraçar. Precisamos todos de aprender a abraçar quem passa necessidade, como fez São Francisco. Há tantas situações no Brasil e no mundo que reclamam atenção, cuidado, amor, como a luta contra a dependência química. Frequentemente, porém, nas nossas sociedades, o que prevalece é o egoísmo."


Mas o egoísmo prevalece...

Nosso egoísmo em fechar os olhos para o sofrimento animal e acreditar que somente seres humanos necessitam de auxílio, que somente seres humanos são irmãos que a providência Divina coloca em nosso caminho. Há tanto mal no mundo, há tanta dor e somos tão poucos, se não houvesse uma divisão de tarefas o que seria da Vida, o que seriam dos rios, das árvores dos mares, do ar, dos animais.Se Deus houvesse criado uma só espécie é porque seria somente ela necessária a vida, mas estranho, criou tantas, de tantas formas , raças e cores... Por que então teria feito tal coisa se somente uma Lhe interessasse, se somente uma merecesse respeito?

 Sim:

"São tantos os “mercadores de morte” que seguem a lógica do poder e do dinheiro a todo o custo!"


Os mercadores da morte se espalham por todas as áreas, dos animais humanos aos animais não humanos, causam dor, morte, tanto sofrimento seguindo apenas uma lógica: Poder e dinheiro. E nós acatamos aos seus vorazes desejos deixando de enxergar nos animais o nosso princípio existencial, deixando de enxergar nos animais os nossos irmãos de caminhada, deixando de ver nos animais o caminho que nos levaria a seguir o Cristo, que nos levaria a compreender Deus, que nos levaria a des-velar nossa real humanidade, ainda adormecida pelo nosso imenso egoísmo.

Nós não somos servidores, nós somos mercadores da morte, movidos pelo egoísmo, pela ganância e pela total falta de capacidade em compreender o que realmente significa Caridade, porque ainda não aprendemos a ser pobres em meio aos pobres e nem humildes em meio aos humildes.Seguimos uma lógica de terror, de dominação a partir da violência e nos cobrimos com os louros da racionalidade para esconder tudo isso de nós mesmos, pois nossa visão do mal em nós nos apavora, desconcerta e nos agride.

Precisamos urgentemente aprender a abraçar, a amar e mais do que tudo, a servir com humildade. A chaga de uma falsa humanidade nos dilacera a cada dia que semeamos a violência e a morte a estes irmãos.Só nos falta coragem de assumir o que realmente somos: Mercadores da Morte.


"Precisamos todos de olhar o outro com os olhos de amor de Cristo, aprender a abraçar quem passa necessidade, para expressar solidariedade, afeto e amor.[...]Mas abraçar não é suficiente. Estendamos a mão a quem vive em dificuldade"


Filhote de urso escorregando
Para resgatar assim, a humanidade que estamos perdendo, pois falamos em regeneração, mas não nos regeneramos, falamos em transformação, porém não nos transformamos e jamais existirá um Planeta de Regeneração sem seres regenerados.Francisco bem o disse: Nós somos os protagonistas de nossa subida, nós somos a condição imprescindível para a regeneração, para a mudança, para toda e qualquer transformação.Mas nós não subimos e não permitimos que outros subam, nos aviltamos toda possibilidade de evolução dos demais animais por mero capricho, pela gula insaciável, pelos lucros a qualquer custo.

E ainda nos achamos racionais, tão racionais que não conseguimos enxergar o outro com os olhos do Cristo, tão racionais que conseguimos abraçar aquele que necessita de afeto, tão racionais que cegamos para todo mal que praticamos neste mundo.Nossa racionalidade não nos permite olhar o outro com os olhos do Cristo, expressar solidariedade, carinho, afeto ou compaixão passou a ser apenas um mero sinal de fraqueza do qual nos envergonhamos e nos afastamos.


Ignoramos os inúmeros lugares de sofrimento, tanto dos seres humanos quanto dos animais.Nos afastamos, ignoramos, como se não fizesse a dor do outro, parte de nossa imensa responsabilidade pela vida.Seguir ao Cristo ficou distante e vergonhoso. Servir? Ainda mais a um animal, jamais.E Cristo nos serviu e ainda serve ...

Mas nossas costas não se dobram para que nossos olhos se tornem humildes, tão humildes quanto foi Francisco de Assis ao abraçar o leproso, pária da sociedade.


"Aquele irmão sofredor foi «mediador de luz (…) para São Francisco de Assis» (Carta Enc. Lumen fidei, 57), porque, em cada irmão e irmã em dificuldade, nós abraçamos a carne sofredora de Cristo. 


Toda criatura terrena é nosso irmão e nossa irmã, todo auxilio a cada um deles é um auxílio ao Cristo , jamais desistamos de nossa empreitada.

"Não deixem que lhes roubem a esperança! Não deixem que lhes roubem a esperança! Mas digo também: Não roubemos a esperança, pelo contrário, tornemo-nos todos portadores de esperança!"


Sejamos então, todos nós, portadores de uma nova esperança para animais e humanos,que "não haja mais indiferenças e sim solicitudes, que não haja mais desinteresse e sim Amor"


Não devemos esmorecer...

Pietá

"O Senhor está ao lado de vocês e lhes conduz pela mão. Olhem para Ele nos momentos mais duros e Ele lhes dará consolação e esperança. E confiem também no amor materno de Maria, sua MãeOnde tivermos uma cruz para carregar, ao nosso lado sempre está Ela, nossa Mãe. "


O amor não escolhe a quem ajudar, a compaixão não perece jamais. 

Estendamos a mão a quem vive em dificuldade....tonemo-nos portadores de esperança para que possamos ver Jesus em todoas aqueles que sofrem...



Simone Nardi






Fonte: Vatican



Gostou deste artigo?

Mande um recado pelo

FALE CONOSCO   
Nos Ajude a divulgar 
  Twitter  
Facebook 
Enviar por email










©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014

 Todos os direitos reservados 

RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014




2 comentários:

  1. A expressão do urso escorregando e do poodle abandonado causam um contraste e uma dor no coração. É triste ver animais sofrendo pelas mãos dos seres ditos racionais, criados à imagem e semelhança de Deus. Será Deus tão cruel assim??? Credo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Yara

    Pensando em suas palavras, lembnramos que muitas pessoas vão longe defender baleias, que não somos contra, mas pouco se interessam como o bife vai parar em seus pratos, outro perigoso contraste que demostra as diferenças culturais e a tradição que nos envolve.
    Mais uma vez suas palavras nos fez pensar...
    agradeço sempre por isso
    simone

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana