terça-feira, 23 de setembro de 2014

Devemos intervir na predação?

Pessoas que defendem o uso de animais frequentemente argumentam que "na natureza, os animais comem uns aos outros", usando esta "ordem natural" para justificar os atos de dominação dos humanos sobre os animais não-humanos. Os defensores dos animais, por sua vez, geralmente respondem que, por possuirmos a capacidade para a agência moral (que os animais não-humanos presumidamente não possuem), isto gera em nós uma obrigação que não é gerada para eles. Essa resposta é suficiente para colocar por terra aquele argumento. Contudo, encerrar a discussão com esta resposta acaba evitando o debate sobre o problema do sofrimento e morte causados pela existência da predação no mundo. No seu entender, não haveria o dever de pesquisarmos formas de minimizar esse sofrimento, mesmo que ele não tenha sido causado ativamente (mas sim passivamente) por nós, e mesmo que os predadores não tenham culpa pelo que fazem, analogamente ao dever que assumimos quando intervimos sobre ações de outros seres amorais, como crianças muito pequenas? Ou o limite da ética animal deveria ser a abolição dos males causados ativamente por humanos?

Qual sua posição sobre o tema e respectivos argumentos para sustentá-la?

Sua posição sobre esse tema específico mudou ao longo do tempo? Se sim, quais argumentos o fizeram mudar?


Simone Nardi 



Predador e presa. Vida e morte. Isso é tão antigo quanto o Universo. A sobrevivência de um, em alguns casos, depende da morte de outros, faz parte do equilíbrio não da ética ou da moral apenas, mas de todo um equilíbrio que rege o Universo, e não foram os animais que quebraram essa linha que suavemente equilibrava a Terra. Não podemos comparar o que se passa em uma Savana, com o que ocorre numa grande Acrópole onde existe uma gama enorme de alimentos que podem nos nutrir e de onde a comida chega através de pedidos realizados via web .




Há tanta contradição nas palavras das pessoas que argumentam que "na natureza os animais comem uns aos outros, por isso também temos o direito de fazer o mesmo", quanto aqueles que insistem em dizer que os veganos são pessoas más somente porque comem plantas. E como é de se esperar, a contradição que rompeu com o equilíbrio planetário está dentro da humanidade. O ser humano luta constantemente para se colocar acima dos animais não humanos, cria diferenças, montam sistemas filosóficos, tudo para afastar-se da tal "Bestialidade" que ele acredita revestir os animais; A filosofia bate no peito e nos diz que o "homem é um animal racional" porque possui uma inteligência superior; a ciência apregoa que somos racionalmente superiores porque possuímos a linguagem articulada; a psicologia nos exalta ao colocar que somos racionais porque temos a capacidade de elaboração de conceitos abstratos; a antropologia nos coloca acima dos demais animais ao dizer que somos o que somos pela nossa capacidade na fabricação de ferramentas e equipamentos; e todos eles juntos acreditam que somos a "medida de todas as coisas" porque temos uma vida social complexa.

E, numa única frase, conseguimos derrubar toda essa luta sobrehumana para nos colocarmos acima dos animais e assumimos o posto "bestial" daqueles seres de quem tanto queremos distância: os animais selvagens que matam para comer. Nada mais nos tornamos do que : Seres inferiores e selvagens, que não se importam em matar e quando o fazem, o fazem de forma violenta.

A partir do momento que nos colocamos como iguais, o que temos agora acima deles, que nos permita maltratá-los então?

Nada.

Exatamente nada nos permite maltratar um animal não-humano, seja em qualquer colocação que façamos, pois a lógica da situação nos impediria de praticar esse ato brutal.

Primeiro porque se nos colocamos como seres racionais, deveríamos ter em mente que somos literalmente obrigados a tutelar aqueles a quem julgamos inferiores e tutelar significa proteger, nem matar nem mutilar, mas proteger. A verdadeira inteligência superior deve, ou pelo menos deveria, levar o homem ao bem, não o contrário.

Segundo, se nos colocamos como iguais, ou seja, porque eles matam nós igualmente temos o direito de matar, estamos abrindo mão de sermos então a "medida de todas as coisas", para sermos apenas "mais um", no reino da criação. Só que não temos, tal como os animais, coragem para atacar nossa presa, destroçá-la nos dentes (que muitos insistem em dizer que são dentes de carnívoros) e comer-lhes as vísceras em busca do nutriente vegetal, e não temos além de coragem, capacidade para isso.Já passamos nossa fase animal, é preciso prosseguirmos na evolução.

Eles matam para sobreviver, e nós, matamos por qual motivo? Pela Racionalidade? Seria ilógico pensarmos dessa forma, porque já vimos que a racionalidade é algo que deve nos trazer o bem; se é para termos algo que nos diferencie dos demais seres, mas que nada nos agregue de bom, melhor seja então que nada tenhamos de diferente das demais criaturas.
Tentar resolver o problema da predação na Natureza também seria, neste momento atual, violar, igualmente, os direitos a ela dispostos de reger o equilíbrio do Planeta. Seria remexer um campo onde a humanidade já mexeu e de certa forma, vem destruindo com sua invasão. Ainda nem conseguimos vencer a "Nossa própria" predação , como então desejar contê-la no seio da Natureza? Ainda não domesticamos a nós mesmos nos mais simples atos diários, como querer então tornar seres, ainda em evolução, mais perfeitos, éticos e morais?
O fato é que, nós temos opção de fazer ou não o mal, nós temos opção de escolher uma alimentação isenta de crueldade, os animais selvagens ainda não, o que não significa que sejam bestas irracionais, mas sim que é o momento da evolução deles que lhes exige essa atitude de predação. Não sendo a predação dentro da Natureza o maior causador do sofrimento animal, e sim a nossa influência Irracional sobre os corpos animais, daí a predação humana ser mais perigosa para os animais do que a predação natural dos mesmos dentro da Natureza. Nós devemos influir na vida somente quando tivermos Absoluta Certeza de que nosso envolvimento irá causar o bem para está e para as futuras gerações, doutro modo, qualquer influência nossa, mesmo revestida da mais pura boa intenção, poderá no futuro, causar um desequilíbrio ainda maior do que aquele que já causamos até aqui.



Predator and prey. Life and death. This is as old as the Universe. The survival of one, sometimes, depends on the death of other. It’s part of the balance, not ethics or moral only, but a whole balance that rules the Universe, and were not the animals that broke this soft line that equalized the Earth. We cannot compare what’s happening in a Savannah, with what happens in a big city where are huge sum of food that can nourish us and where food can be purchased online.
There is so much contradiction in the words of people who argue that “in nature, animals eat each other, so we also have the right to do so”, as are in those that insist in saying that vegans are evil people only because they eat vegetables. And as you can imagine, the contradictions that broke with the world balance is in humanity. Human being constantly fights to put himself over the non human animals, creates differences, makes philosophical systems, all to be away of said “Bestiality” he believes enfold the animals; Philosophy hits its chest and tells us “humans are rational animals” because he has superior intelligence; science folds that we are rationally superior because we have articulate language; psychology praises us by saying that we are rational because we can elaborate abstract concepts; anthropology places us above all other animals saying that we are what we are thanks to our ability in tools and equipment making; and all them together believe we are the “measure of all things” because we have a complex social life.
And, with one line, we put down all this hard fight to get us above animals e take the “bestial” place of those beings that we want so much distance from: the wild animals that kill to eat. We are nothing more than inferior and wild beings that doesn’t mind killing, and when we do so, we do it violently.
From the moment we place ourselves as equals, what do we have above them, that allows us mistreat them?
Nothing.
Absolutely nothing allows us mistreat a non-human animal, whatever statement we use, because the logic would stop us from practicing this brutal act.
First because if we place ourselves as rational beings, we should keep in mind that we are literally bound to guard those we judge as inferior and guard means protect, not kill or mutilate, but protect. True superior intelligence must, or should, drive man to goodness, not otherwise.
Secondly, placing ourselves as equals - meaning, they kill, so equally we have the right to kill – we’re giving up being the “measure of all things”, to be only “another one” in the creation kingdom. Only we don’t have, unlike the animals, courage to strike our prey, rip it in our teeth (that many insist in saying are carnivore teeth) and eat its viscera in search of vegetal nutrient, and we are not capable to do it. We have been through our animal fase, we must go on with evolution.
They kill to survive. And us? We kill for what reason? Rationality? It would be illogical to think this way, because its proved rationality is something to bring us wellness; if it is supposed us to have something to apart us from the other beings - only nothing to gather us good things – it would be better to have nothing different from them.
Trying to solve the predation problem in nature would also be, in this very moment, to violate, equally, the right given to it to rule the balance of the Earth. It would be like messing up with an area that humanity have already messed up and, someway, have been destroying with its invasion. We couldn’t even win “our own” predation yet, how then wish to keep it in nature’s heart? We haven’t domesticated ourselves yet in the most daily acts, how are we supposed to want to become the most perfect, ethic and moral – yet in evolution – beings?
The thing is we have the option to do or not to do evil. We can choose a cruelty free subsistence, wild animals not yet. That doesn’t mean they are irrational beasts, but that is the moment of their evolution that demand them such attitude. As natural predation is not the greatest cause of animal suffering, but our irrational influence over animal bodies, human predation is much more dangerous to the animals then the natural predation of themselves. We must influence life only we are absolutely sure that our involvement will only cause good to this generation and the following ones. Otherwise, any human influence, even if filled with the best of intentions, can, in the future, cause an imbalance even bigger than that we have already cause up to now.


Simone Nardi
Simone Nardi






Escritora pós graduada em Filosofia, é autora deste blog e do blog Consciência Humana, colunista do Site Espírita da Feal (Fundação Espírita André Luiz), e fundadora do Grupo de discussão espírita Clara Luz, que discute a alma dos animais e o respeito a eles.

Pensata Animal






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