domingo, 6 de julho de 2014

Dica da semana - Denuncias

Pastor alemão, Yuri, imagem meramente ilustrativa

Maus Tratos? Nem sempre



Mesmo não tendo como socorrer a todos, recebemos inúmeras denúncias de maus tratos, não somos um órgão especializado nisso nem podemos mais assumir outros animais. Vários outros site explicam como fazer a denuncia e como agir diante de maus tratos.Somos apenas pessoas, independentes, que resgatam, castram, doam quando possível e tentam auxiliar os animais da melhor maneira possível.

Porém o que pedimos a todos é "Denunciar com consciência"

Não se pode sair denunciando casos de animais que se imagina, estarem sendo maltratados sem saber se isso realmente está ocorrendo.

Dois exemplos que nos chegaram esse mês.

1- Vira lata acorrentado sendo maltratado, sem comida e sem água.

Fato: O cão ficou realmente amarrado a sua casinha por 3 ou 4 dias, o portão estava quebrado e ele era fujão, a corrente era enorme, atrás da casinha estava a vasilha de água e de comida, o cão estava gordo e não sofria maus tratos, apenas  ficou preso  para não fugir.

Denunciante: Passou, viu o animal amarrado, não tentou entrar em contato com os tutores da casa para saber o que ocorria, denunciou e a denuncia foi arquivada por falta de provas.

Infelizmente nada aconteceu ao denunciante , mas o animal continua feliz ao lado do tutor.

Pastor, imagem meramente ilustrativa
2 - Pastor Alemão abandonado dentro de quintal.

Fato: O animal fica sozinho durante a manhã e parte da tarde porque o tutor trabalha fora, o quintal é grande, ele fica com dois baldes de água e um pote de ração, além disso tem seus "brinquedos". Toma banho a cada 15 dias, o quintal é lavado, assim como o colchonete dele, há dois espaços, a garagem coberta e o quintal aberto, ele pode escolher onde ficar.Toma sol quando deseja, se abriga dele quando precisa.É dócil e extremamente apegado ao tutor, que teve outro que morreu com mais de 15 anos.

Pastor, imagem meramente ilustrativa
Denunciante: Passou por vários dias ali, viu o animal sozinho, não tentou contato nem com o tutor nem com os vizinhos que conhecem tanto o cão quanto o tutor. Os bombeiros foram chamados para "resgatar" o animal, não o fizeram porque presenciaram os cuidados do tutor para com o animal. O fato dele ficar sozinho, por si só, não pode ser considerado um maltrato, já que muitos tutores trabalham fora e seus animais permanecem sós.Os bombeiros foram embora elogiando o tutor do animal pelo cuidado com o cão, limpo, sadio e feliz.

3- Cavalo mal cuidado

Fato: Este cavalo foi "comprado" por um amigo, pertencia a um catador de  papelão, servia apenas como puxador de carroça, estava magro, maltratado e exausto. O rapaz que o comprou, amigo nosso por sinal, o fez porque queria tirar o cavalo daquelas condições , só havia um problema. Ele não tinha dinheiro para pagar um haras, e a garagem de sua residência deveria servir de abrigo e local de descanso até que ele pudesse pensar em outra solução.Comprou comida, cobertores, lavou o cavalo , passou no veterinário e cuidou dele como podia.Detalhe, meu amigo não possuía carro na época.

Denunciante: Passou e notou o cavalo na garagem da residência , fez a denuncia alegando que o cavalo estava mal cuidado, mal alimentado e que não havia espaço suficiente para ele se mover. O CZZ esteve no local, analisou tanto o aspecto físico do cavalo quanto o emocional, verificou as receitas veterinárias e os cuidados que estavam sendo dispensados ao animal, e arquivou a denuncia por falta de algo que comprovasse os maus-tratos.

Por isso vamos colocar a mão na consciência e denunciar casos onde realmente exista um animal sofrendo, onde tentemos entrar em contato com os "donos", depois de conversarmos com os vizinhos, depois de olharmos bem as condições físicas do animal em questão e não somente denunciar porque "achamos" que o animal sofre.

Nem todo mundo coloca um cão para dormir na cama, nem todo mundo fica em casa com seu animal, nem todo mundo tira um cavalo de um carroceiro por piedade do animal, mas isso não significa que essas pessoas amem menos seus tutelados.

Já vimos na TV pessoas que denunciaram famílias alegando que estas maltratavam seus animais, ao fim do caso descobrimos que o chefe da família estava desempregado e não tinha como sustentar nem os filhos, mas que tirava de si e dava aos cães. Os vizinhos não viram que era toda uma família que necessitava de ajuda, era mais fácil passar a "denuncia" adiante.

Denunciar sem ter razão se assemelha aos trotes passados para a polícia.

Pense nisso, investigue, só depois denuncie a um órgão competente.



S.N






Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014




2 comentários:

  1. É a maneira mais fácil de "lavar as mãos". Não fazem nada, denunciam e deixam que os outros tomem providências quanto ao caso. Parei de atender a campainha de minha casa porque as pessoas achavam que lá era hotel para gatos abandonados. Pegavam na rua (principalmente crianças) e ficavam esperando eu chegar do trabalho para "cumprir com sua parte". Me entregavam o animal e iam embora, felizes e satisfeitos, por terem ajudado o pobre bichinho... Passar a responsabilidade, sem se preocupar com o depois, é a coisa mais fácil do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eles acham que, porque gostamos, temos obrigação de abrigar os animais que eles desejam jogar fora. Sempre que veem um animal perdido nos dizem" nossa vi um animal atropelado e lembrei de você", mas não o socorrem. Alguns mais fanáticos oram a Deus para que apareçamos do nada e salvemos a vida que eles deveriam salvar. total estupidez e preguiça moral.
      bjs Yara

      Excluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana