segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Você prefere comer carne ou sentir raiva???

Mais uma vez o solipcismo 


Nos enviaram um vídeo outro dia onde, no final o autor fazia esta pergunta.

Apesar de se dizer vegetariano, a defesa do carnivorismo pareceu maior do que propriamente do vegetarianismo, já que que ele por diversas vezes, uma opinião pessoal claro, apregoava que era um milhão de vezes melhor ser um carnívoro gentil do que um vegetariano como ele, que sentia raiva.Raiva de que, nãos sabemos.

A questão porém ficou clara: A preocupação ali, como na maioria das opiniões espíritas sobre vegetarianismo  tem apenas como única preocupação o  EU.

O resto, nos perdoem o palavreado, mas o resto que" se dane".

Sim, porque quando alegamos que é melhor sermos carnívoros amorosos (o que é uma grande falácia e explicaremos porque) estamos pensando unicamente em nós mesmos e não nos animais, e esquecemos logo eles que deveriam ser o centro das atenções numa conversa sobre vegetarianismo.

Pois é, os animais não são o cerne da questão na opinião de muitos espíritas, mas o Eu pessoal que deve crescer moralmente , eticamente, espiritualmente etc e tal. Mas vamos ver como ser um carnívoro gentil e moral se comporta quando colocamos os animais no meio da história .

Há quem interessar, já tocamos nesse assunto diversas vezes no blog:


Em todos os 3 artigos acima a discussão e a justificação do carnivorismo se baseia somente nas opiniões dos autores, como se  somente o ser (h)umano fosse importante nessa questão e não os animais. Em momento algum, também neste vídeo, vimos os animais ocuparem um espaço importante dentro da discussão vegetarianismo ou carnivorismo, ao contrário, pareceu que o autor importava-se apenas em dizer que vegetarianos são muito cruéis, deselegantes e raivosos(basta ouvir a pergunta final do autor). Como a defesa débil que muitos ainda usam ao falar sobre Chico Xavier e Hitler, assunto sobre o qual também já falamos neste mesmo Blog.


O autor só se esqueceu de um detalhe sobre o carnívoro gentil e o veg raivoso.

O carnívoro gentil participa diretamente de uma cadeia de eventos que prejudica não somente a vida dele mesmo (o que parece ser o mais importante), mas prejudica também o veg raivoso, outros carnívoros como ele , os animais e o Planeta. Gentilíssimo nosso amigo carnívoro não é?

Vejamos no quadro abaixo, que também já utilizamos neste Blog  , como uma pessoa carnívora é gentil com os animais, supondo que ela não pense somente em si mesma, o que geralmente faz e que é um sinal de egoísmo. 

Do lado esquerdo vemos o que ocorre com os animais, no lado direito o risco causado aos trabalhadores. Ou seja, o quadro mostra o que ocorre com os animais com os quais o autor parece não ter se preocupado ao colocar que é um milhão de vezes melhor ser um carnívoro gentil.



Sequência de abate de animais e perigo a saúde dos trabalhadores


Etapas do Abate                                          Perigos Apresentados


Condução dos animais
Reação violenta do animal
Insensibilização (descarga elétrica , pistola pneumática)
Estresse pela natureza da tarefa;acidente com pistola ou eletricidade;ruído elevado
Sangria
Contato com sangue potencialmente contaminado; estresse pela natureza da tarefa; queda do animal; acidente com faca; ruído elevado,piso escorregadio
Levantamento e escalda dos animais
Queda do animal; movimentação excessiva; acidente com faca; velocidade excessiva da linha; temperatura e umidade elevada;contato com fezes e sangue potencialmente contaminados
Retirada de couro,cascos, chifres e depilação
Queda do animal; movimentação excessiva; acidente com faca; velocidade excessiva da linha; temperatura e umidade elevada;contato com fezes e sangue potencialmente contaminados
Evisceração
Contato com fezes e órgãos potencialmente contaminados; acidente com faca ou ganchos; ruído elevado; piso escorregadio
Remoção e inspeção da cabeça
Contato com fezes e órgãos potencialmente contaminados; acidente com faca ou ganchos; ruído elevado; piso escorregadio
Remoção e inspeção das vísceras
Queda dos órgãos; Contato com fezes; acidente com faca; presença potencial  de patógenos nas vísceras; estresse pela natureza da tarefa; temperatura e umidade elevada; ; ruído elevado; piso escorregadio
Serragem para divisão da carcaça e lavagem das meias carcaças
Acidentes com moto-serra(queda,cortes, contusões);movimentação excessiva; contato com água fria sob pressão; ruído elevado
Desossa
Acidente com faca; acidente com fragmento ósseos pontiagudos;movimentação desconfortável;baixas temperaturas
Câmara fria
Acidente com faca; acidente com fragmento ósseos pontiagudos;movimentação desconfortável;baixas temp


O carnívoro agora já não nos parece muito gentil, não é?

Trecho do documentário" Carne e osso"



Quando o autor da pergunta "Você prefere comer carne ou sentir raiva?" diz que é mais meritório um carnívoro  gentil do que um veg que come carne, opinião dele é claro, não do espiritismo, mas de espíritas e como um amigo sempre diz, "Não podemos confundir o que diz o espiritismo com o que dizem os espíritas".

Logo após lermos esta tabela, temos a clara visão de que ele usa apenas do sentimento solipcista e especista  que já assola neste Planeta.

Por quê?

Porque ele justifica um ato baseado apenas no egoísmo de cada um, como se para agir moralmente fosse  necessário apenas que cada um pensasse apenas em si mesmo e não em seu próximo. Ele se esquece  completamente do motivo pelo qual se deve virar Veg: Pelos Animais, para evitar o sofrimento destes que chamamos de irmãos apenas nas palavras. 

Não se deve virar veg porque se quer emagrecer, porque quer se achar um pouco mais ético e moral. Porque acha que ser veg é dever de todo espírita. Isso sim não seria meritório. O motivo que leva ,ou deveria levar sobretudo os espíritas a se tornarem vegs é a Alteridade. Fato esquecido pelo autor.

Um carnívoro em si mesmo não pode ser considerado um Ser gentil,  pois além de tirar a vida de um animal ele paga para que outras pessoas o façam por ele, sem contar que o  ato de comer carne implica em uma serie de fatores que foram esquecidos pelo autor:

1- A morte de um animal senciente e que possui alma.

2. A condenação a dessensibilização das pessoas que são trabalhadores do frigorífico(e que causam inúmeros problemas físicos e psicológicos para estes, também , irmãos - há trabalhos sobre o assunto na net).

3 . Gasto de água doce.

4.  Poluição da água e do solo devido aos dejetos.

Nenhum destes fatores entrou na história, como se não fossem importantes, ou seja, a justificação do carnivorismo gentil, como de praxe, se baseou apenas e tão somente no ser humano, o que é um especismo. 



Descrição dos problemas que podem afetar trabalhadores de abatedouros.





Tipo de problema                                                   Característica principal

 
Acidentes;Lesões em mãos,perfuração cardíaca com a pistola pneumática;infecção dos cortes causados por instrumentos afiados/ossos
Acidentes de trabalho;,demora no atendimento e morte do trabalhador;
Abuso de drogas,álcool e analgésicos;e tranquilizantes: Problemas sociais e comportamento agressivo
Analgésicos e outras formas de tratamento pra lidar com sintomas de dor;A eutanásia de animais de estimação e animais destinados a alimentação humana pode ter impacto psicológico diferentes sobre o trabalhador responsável por suas mortes
Incidência de problemas psicossomáticos;risco do aumento de câncer
A exposição a compostos usados na indústria de carnes contribuem para um risco mais elevado de cânceres da boca, laringe, pulmão e estômago

No quadro acima podemos ver o quanto nosso carnívoro gentil é gentil com outros seres (h)umanos, já que não o é com os animais, deveria ao menos pensar naquele que ele acha ser o seu Igual.

Trabalhador em frigorífico



Uma coisa que nos pareceu estranha também foi o fato do autor alegar que existiriam coisas mais urgentes do que o fato de se parar de comer carne. A impressão passada é aquela antiga ideia de que primeiro o ser um (h)umano deve se tornar ético, moral, bom, caridoso para, quando chegar a este patamar Crístico aqui na Terra poder começar a pensar em se tornar vegetariano. Porém , ao reler o quadro, vemos que não é possível se tornar esse  utópico ser Crístico se esmagamos outros irmãos como fazemos, apenas ignorando seu sofrimento em proveito próprio.

Vamos supor que sejamos carnívoros gentis e morais, apenas ignorando, por opção própria, que estejamos ligados, por exemplo, ao fato de obrigarmos trabalhadores a lidarem diariamente com  "Queda do animal; movimentação excessiva; acidente com faca; velocidade excessiva da linha; temperatura e umidade elevada;contato com fezes e sangue potencialmente contaminados".

Não seria urgente também essa mudança?


O fato é que não há qualquer necessidade do ser (h)umano se tornar isso ou aquilo para depois  parar para pensar nos animais como muitos ainda insistem em dizer. É perfeitamente possível , para aqueles que deixaram a preguiça de lado, optar pelo vegetarianismo e por uma vida mais ética e moral, sem precisar empurrar tudo para frente.

São antigas as frases: "Precisamos primeiro aprender a amar nosso irmãos , para só depois, amar os animais" ."Há, mas ainda nem sequer aprendemos a amar uns aos outros" .

Não aprendeu porque não quis, há dois mil anos estamos literalmente empurrando esse fato para mais adiante.Amar os animais não significa desaprender a amar o ser (h)umano. Não implica em deixar de amar o outro. é somente mais uma lição que se aprendeu, dentro ou fora da ordem. Não querer aprender é apenas , adiar.
Veja que não condenamos os carnívoros por sua opção nada gentil em matar animais ou obrigar outras pessoas a matarem por ele.Sabemos que cada um tem seu tempo de mudar e seu direito de querer mudar ou não, mas dizer que é melhor ser um carnívoro e gentil )que já vimos, é uma lenda) do que um vegano que tem raiva, é desmerecer os animais em troca do  apenas Eu devo ser perfeito, apenas eu devo ser feliz.

Quem se torna veg não o faz por apenas questões morais, apenas para ser gentil ou apenas para se tornar perfeito, quem se torna veg os faz pelos animais, qualquer outra opção, é apenas de âmbito pessoal, e quando há interesse próprio, a coisa, por si só deixa de ser Moral.

Não se trata de sentir raiva ou não , pode-se criar a raiva ao obrigar outras pessoas  a matar por nós frigoríficos, só que esta é uma raiva que o carnívoro gentil diz ter eliminado de sua vida apenas não é vista.

Vamos parar de hipocrisia, vamos deixar de pensar em si mesmo, não quer ser vegetariano, não tem problema não seja, mas não diga que confinar, matar, esfolar, obrigar as pessoas a matarem é uma coisa gentil, é no mínimo uma visão bem míope do que ocorre fora do seu quintal.

Você prefere comer carne ou sentir raiva?

Depende do que você julgar pior: quando eu sinto raiva prejudico única e exclusivamente a mim e não ao meu outro, já quando como carne prejudico bilhões de animais, prejudico o meu ar  e a água do meu próximo, além do solo, do gasto de água e da exploração e dessensibilização da mão de obra e isso com certeza é infinitamente pior do que apenas sentir raiva.

Eu prefiro sentir raiva e prejudicar a mim mesmo do que comer carne e matar , poluir e participar da exploração de animais e de seres humanos, isso com certeza é totalmente o oposto da tal gentileza tratada pelo autor.


Simone Nardi




Para saber mais

Reporter Brasil
 
Documentário carne e osso 


Para quem quiser conferir o solipcismo especista  que o video retrata é só acessar:

Espírito Imortal




Temas relacionados


Carne e mediunidade


A carne precisa da carne?

 

Alimentação carnívora:Pai Benedito responde


Carne vermelha e prática mediúnica


Grandes ícone do espiritismo comem carne e se defendem


Oradores espíritas X Vegetarianismo

 

Malefícios da alimentação vegetariana

 

Espiritismo, Alimentação e Vampirismo


Alimentação vegetariana é mais cara?





Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014


8 comentários:

  1. Acredito que não se trate de escolher um ou outro baseado num sentimento pessoal, neste caso a raiva, mas escolher o que faz menos mal ao nosso próximo. Ser carnívoro é desdenhar da bondade Divina de que os animais foram criados para servir, sem vegano sentir raiva não vai te levar ao Inferno, e se levar, ao contrário de um carnívoro, o levará com menos culpa nas costas.
    A pergunta do vídeo é muito estranha, é como se o outros desejasse que todos fossem carnívoros para serem bonzinhos, muito estranho isso.Tem certeza de que ele é veg pelos motivos certos?
    Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos contigo Cesar, por isso o motivo do artigo.
      Grande abraço
      Simone

      Excluir
  2. Vcs tem certesa que o autor do video é mesmo vegetariano? Ele defende mais quem come carne do que quem não come, que relapso

    Ivone

    ResponderExcluir
  3. Olá IVone
    No Video ele alega que sim
    Grande abraço
    Simone

    ResponderExcluir
  4. O medium Chico Xavier comia carne e trabalhava com gado, enquanto Hitler era vegetariano. A raiva gerada pela a situa;áo que a Alemanha se encontrava e a raiva aos Judeus, causaram uma dos maiores Holocaustos da Humanidade. Nao é o que entra pela boca que contamina o homem e sim o que sai dela. Que Deus te abençoe. Leandro

    ResponderExcluir
  5. Olá Leandro, tudo bem?
    Recomendamos que leia também dois artigos sobre o assunto que comentou:
    O que contamina o homem (o que entra pela boca) link
    http://irmaosanimais-conscienciahumana.blogspot.com.br/2014/02/o-que-contamina-o-homem.html
    e
    Desconhecimentos e desentendimentos sobre vegetarianos (sobre chico e Hitler)
    link
    http://www.anda.jor.br/30/09/2013/desconhecimentos-e-desentendimentos-sobre-vegetarianos-2
    Dois assuntos que foram esclarecidos a base da própria Doutrina e sobre livros que narram a trajetória Não vegetariana de Hitler.
    Geralmente assuntos que são mal compreendidos e transmitidos de geração para geração. Após ler os artigos esperamos que retorne com novos comentários, pois assim estudaremos juntos.
    O holocausto dos animais não pode ser perpétuo.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Simone, colocarei meu comentário a respeito do vídeo do Morel aqui:

    Com certeza é melhor comer carne do que ter raiva, não é só uma opinião, é um fato. No pensamento Pela lógica, se todos no mundo fossem carnívoros, não tivessem raiva e fossem gentis causaria uma diferença imensa na humanidade, facilitaria 100 vezes o progresso civilizatório. Mas é claro, isso não existe, não é possível essa mudança bruta, porque é ilógico uma pessoa desenvolver o amor procurando se aproximar da natureza espiritual a ponto de não sentir mais a raiva, continuar fomentando toda atrocidade a respeito dos animais que você cita muito bem no seu blog.

    Ninguém deixará a raiva sendo carnívoro. Por isso, devemos sim passar para as pessoas de forma correta a conscientização da dor do animal, dos gastos desnecessários que causaria uma diferença brusca se fossem evitados. Conscientizar nas pessoas que a natureza é a obra de Deus, que devemos assim nos elevar à natureza espiritual através do amor que desenvolvemos cada vez mais, e apreciar essa beleza natural é sim uma forma de nos dignificarmos.

    Morel, sobre as prioridades, compreendo o que você quis dizer. Mas guiar nossos irmãos ao desenvolvimento do amor pelos animais é algo extremamente importante, seria magnífico se todos fossem instruídos nesse sentido, pois através do amor venceremos o egoísmo, venceremos o orgulho e venceremos a vaidade nesse mundo. Influenciamos na justiça, na caridade, na benevolência e todas as virtudes. É claro que amar os animais não significa que eu serei o ser mais perfeito, mas é ai o primeiro passo, pois nada é mais fácil do que ensinar uma criança a amar através dos animais.

    (desculpe a repetição da palavra)

    .
    Paz e Bem !


    Concordo com você Simone, mas também entendi o ponto que o Morel quis dizer. Gostaria que lessem meu comentário e refletissem se é esse o ponto mais certo de pensar a respeito da discussão. E que complementem. Discutir idéias sempre é bom.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ramon

    Vc foi perfeito em seu comentário, até porque foi isento entre um e outro.
    A cada dia aprendemos mais com vcs, pois a visão de cada um é que torna as obras desse blog mais completa e devo dizer, os comentarios muitas vezes são mais grandiosos que os textos.
    Grata por postar aqui o que pensa e com certeza, todos irão refletir melhor
    Grande abraço
    Simone

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana