segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Abate de Animais X Economia de água

Imagem: Mão na cabeça




Talvez esse seja apenas o primeiro de muitos verões com temperaturas acima da média, e claro, com escassez de água e energia.


Sabemos que a maioria dos problemas ocorrem pela falta de iniciativa do próprio Governo, mas vamos ver o que nós, "Umanos", fazemos para colaborar com nossa própria  extinção.


Umas das 8 piscinas do Sesc Itaquera, com 5.000 m² de espelho d'água, tem capacidade para 6 mil pessoas,que após o banho de piscina tomarão uma ducha, faça as contas  dessa água doce utilizada


Economia de água X Abate de animais


Não me recordo se foi no DVD A Carne é fraca, que o jornalista Washington Novais faz uma pergunta muito interessante:

"Quanto você consome de água?"

Vamos pensar, quanto você consome de água enquanto o Governo te pede para economizar?

É o próprio Governo quem vai nos responder.

Vejamos:

IPCC , que significa o IPCC?  

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o IPCC é um órgão das Nações Unidas  que é responsável por produzir informações científicas (isso desde 1988) que são divididas em 3 relatórios anuais. Esses relatórios produzidos são baseados nos estudos , investigações e pesquisas de cerca de 2500 cientistas.São eles que nos mostram o aumento, os gastos com água doce, a falta que ela fará daqui há alguns anos e os problemas causados pelas mudanças climáticas.

Também existe a FAO

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que luta para eliminar a fome no mundo e que em um de seus relatórios afirmou que a diminuição da ingestão da carne iria auxiliar o Planeta e que também declarou, por volta de 2006 ,que a pecuária  era, e ainda é, mais danosa ao meio ambiente do que os automóveis. 

As emissões antrópicas de carbono geradas pelo setor pecuário são maiores do que o de transportes e isto se deve à uma crescente demanda por carne e laticínios” – (Fonte – FAO).

A relevância das plantações em contrapartida a criação de bois , bem como a relevância do uso de água para a pecuária enquanto muitos países necessitam de água (que é gasta na produção de carne), também tem origem na FAO.

“Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com a falta de água potável e em 2025 serão, segundo cálculos, cerca de 1,8 bilhão de pessoas. O consumo de água cresceu duas vezes mais rápido do que o aumento da população mundial no último século, sendo o setor agropecuário o maior consumidor de água doce disponível. O uso de água na produção de alimentos é da ordem de 70% do total utilizado pelo homem e em países em desenvolvimento chega a 90%.” (Fonte-FAO)
CETESB.

Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, que em seus estudos e pesquisas também está concluindo que um abatedouro de animais, em meio a todo processo de morte do animal  , mesmo que racionando a água, gasta em média 4.250.000 de água por dia, o que significa 3.900 litros de água por  animal abatido.(Abaixo analisaremos um abatedouro de porte médio)

Fonte CETESB:

 

“Padrões de higiene das autoridades sanitárias em áreas críticas dos abatedouros resultam no uso de grande quantidade de água. Os principais usos de água são para:
• Consumo animal e lavagem dos animais;
• Lavagem dos caminhões;
• Escaldagem e “toilette”, para suínos;
• Lavagem de carcaças, vísceras e intestinos;
• Movimentação de subprodutos e resíduos;
• Limpeza e esterilização de facas e equipamentos;
• Limpeza de pisos, paredes, equipamentos e bancadas;
• Geração de vapor;
• Resfriamento de compressores.
 
Lavagem carcassa

O principal fator que afeta o volume de água consumido são as práticas de lavagem. Em geral, plantas para exportação têm práticas de higiene mais rigorosas. Quanto à qualidade, os regulamentos sanitários exigem o uso de água fresca e potável, com níveis mínimos de cloro livre residual, para quase todas as operações de lavagem e enxágue.O consumo de água varia bastante de unidade para unidade, em função de vários aspectos como: tipo de unidade (só abate, abate e industrialização da carne, com/sem graxaria, etc.), tipos de equipamentos e tecnologias em uso, “lay-out” da planta e de equipamentos, procedimentos operacionais, entre outros.

Para se ter uma ideia do consumo de água em um abatedouro, considere-se a seguinte situação: um abatedouro de bovinos de porte médio, abatendo 500 bovinos/dia, com graxaria anexa; considerando o consumo específico médio de água do abatedouro de 1.700 litros/cabeça , e admitindo o consumo específico médio de água  domiciliar de 161 litros/hab.dia (SABESP,2001), tem-se:

• Consumo Médio de Água = 500 bovinos/dia x 1.700 l/bovino = 850.000 l/dia ou 850.000 m/dia;
• Equivalente populacional = 850.000 litros/dia ÷ 161 litros/habitante.dia = 5.280 habitantes.
Desta forma, o consumo médio diário de água deste abatedouro hipotético, de porte médio, seria equivalente ao de uma população de cerca de 5.300 habitantes."
Para verificar a fonte: Cetesb(http://www.cetesb.sp.gov.br/tecnologia/producao_limpa/documentos/abate.pdf),pg 50.2008 [1]


Lavagem de bois para o abate

A EMBRAPA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  faz pesquisas parecida com a CETESB, ressaltando o alto consumo de água por parte dos animais:(http://www.cnpgl.embrapa.br/totem/conteudo/Alimentacao_e_manejo_animal/Pasta_do_Produtor/31_Importancia_da_agua_para_bovinos_de_leite.pdf)


"Para a produção de leite , o consumo é de aproximadamente 10.000 litros de água/kg; e para a carne 20.000 a 50.000 litros de água/kg (EMBRAPA)

Pode-se comparar os gastos de água de diferentes alimentos que nos trazem o seguinte esclarecimento, através da conclusão da necessidade HIDRICA de cada alimento:

Água utilizada para  de 1 quilo de arroz 2.182 L/água,
A água utilizada para um quilo de batata 262 L/água,
A água utilizada para um quilo tomate 60 L/água
A água utilizada para um quilo trigo 1.500 L/água,
A água utilizada para um quilo soja 2.000 L/água
A água utilizada para um quilo carne 20.000 L/água

Ou seja, a água que economizamos é ínfima, em comparação a quantidade de água utilizada em um abatedouro, vejam bem, em um único abatedouro de porte médio, e sabemos que existem centenas de abatedouros pelo País, não apenas de bois, mas de suínos e aves, e que gastam também uma enorme quantidade de água doce.
Abate sanitário, banho de aspersão em bois
 


Não estamos dizendo que não cada pessoa não deva economizar água, principalmente porque se ela faltar todos irão sofrer, só estamos mostrando que campanhas lançadas em rádios e TVs não mostram o outro lado do que realmente está acontecendo.

Nós economizamos e as prefeituras enchem piscinas, pois as pessoas não podem ficar sem nadar nos fins de semana. nós economizamos e os abatedouros gastam enormes quantidades de água.

Não adianta uma pessoa na propaganda dizer que economiza água, que recicla seu lixo, que isso ou aquilo se ela mesma se senta a mesa para comer um bife que gastou mais de 10.000 litros de água para estar ali.

Por isso a coerência da questão levantada pelo jornalista Washington Novais.  

"Quanto você consome de água?"

Antes de responder que recicla seu lixo, que não lava seu carro ou sua calçada, lembre-se, além do banho e da louça, que o bife que você almoçou o jantou está incluído no gasto diário de água/recursos naturais, que o lixo que vc reciclou não vai ser muito se comparado aos resíduos que um único abatedouro deixou, nem com a água doce que ele utilizou. Normalmente uma pessoa utiliza cerca de 150 a 200 litros de água por dia, sem contar o bife de cada dia.

Vamos refletir mais sobre nossas ações e vamos agir mais antes de dizermos que contribuímos para um planeta melhor.


Economize água:



Seja Vegan.

 



Simone Nardi





Notas:


1- Os dados utilizados são de 2008, porém há que se levar em consideração o aumento no número de abates de animais,levando-se em conta que as exigência da lei afirmam que a água para lavagem da carcaça deve ser potável, o reuso servirá apenas para lavagem dos caminhões e lavagem das áreas externas (pisos, paredes, etc), embora isso diminua o gasto, devemos nos lembrar que, enquanto algumas pessoas passam sede, a água doce é utilizada para lavar corpos de animais mortos.Isso tudo sem levarmos em conta o alto gasto de energia elétrica e a poluição do ar.




Fontes

http://www.cetesb.sp.gov.br/tecnologia-ambiental/cas-em-atividade/48-camara-ambiental-do-setor-de-abate--frigorifico-e-graxaria

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/frango_de_corte/arvore/CONT000fc6b6h6d02wx5eo0a2ndxykorm9re.html#

http://www.sebrae.com.br/setor/carne/construcao_aviario_3mar.pdf

http://www.cnpsa.embrapa.br/link/PDU.pdf

Céus Praticas de limpeza das piscinas 









Gostou deste artigo? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Um comentário:

  1. Há muitas coisas que passam despercebidas pelos olhos, no entanto são grandes vilões quando se trata em consumo de água potável.

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana