segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dualismo Platônico x Dualismo Espirita

    Teoria das Ideias


Cavalo ideal somente no mundo das ideias
 
Platão talvez tenha sido o primeiro cristão antes mesmo do cristianismo surgir na Terra, obra essa de Agostinho que resgatou muitos dos escritos de Platão como se fossem, seus pensamentos, uma obra cristã.

Mas deixando esses detalhes de lado, vamos falar um pouco do dualismo Platônico e da critica de Nietzsche a esse dualismo.

O que tem a ver com Direitos animais e com espiritismo?

Logo veremos que Tudo.

O que é o dualismo Platônico?

Já fizemos um artigo no blog falando sobre o Mito da Caverna e explicando o que seria esse dualismo, mas para encurtar o assunto: Platão formulou a Teoria das Ideias ou seja, existiriam dois mundos. O mundo sensível , que é este no qual vivemos, ou seja, o mundo material e  o mundo da ideias (Eidos), um plano invisível aos olhos, o lado verdadeiro e imutável.É nele onde a ideia do Bem e do que é Belo prevalece. Ou seja, somente lá existe o verdadeiro bem e a verdadeira beleza.

Mundos sensível e das ideias
Antes da existência do mundo material/sensível, havia apenas o mundo das ideias/invisível, até que Demiurgo -δημιουργός- o artífice criador, para Platão uma divindade, decidiu criar o mundo sensível, onde passaram a habitar humanos e animais, uma copia imperfeita/inteligível do mundo das ideias[1].

Há muita semelhança com o que conhecemos tanto dentro do catolicismo quanto dentro do espiritismo.

Dentro da teoria das ideias Platão coloca que  o conhecimento ocorre de duas formas: sensível ou doxa[2] e inteligível ou episteme[3], a primeira se ocuparia dos objetos sensíveis(materiais) e a segunda do mundo das ideias.
De modo simples pudemos reparar que existem dois mundos o mundo que conhecemos que é material e o mundo que podemos chamar agora de plano astral, ou espiritual devido as semelhanças entre as ideias platônicas e determinadas religiões.

Mas o que tem isso a ver com os animais?

Pois bem, Friedrich Wilhelm Nietzsche era um dos que discordavam desse dualismo platônico. Para este grande filósofo alemão, Platão era o culpado pela total inversão de valores na qual a humanidade vinha e podemos dizer, ainda vem  vivendo culturalmente.

Na imagem Platão apontando para o alto e Aristóteles com a mão estendida, como a dizer nem muito acima nem muito abaixo, mas , a justa medida
Para Nietzsche essa valorização demasiada do mundo das ideias, que passamos também a chamar de plano astral , acabava por desvalorizar o mundo material, ou seja, o mundo sensível. 

Nietzsche
Para ele, o ser humano passou a valorizar muita mais a alma em detrimento do corpo, como se o corpo fosse uma cela que aprisionava o ser livre e lhe abafava todos os conhecimentos.Nada no mundo material era verdadeiro ou belo, ou possuía o conceito de bem, não, somente encontraríamos isso no mundo das ideias; era para ele e somente para ele que deveríamos viver.


Pois é aqui que começamos a falar sobre Direitos Animais.

Muitas religiões a princípio sequer aceitam que os animais são todos eles, Criações Divinas, algumas acreditam que os porcos são imundos, que cães e gatos pertencem ao mal e , deste modo, os tratam como meros objetos sujeitos a ira e a determinados dogmas e fanatismos humanos.

Durante determinado período, estivemos presente em Casas Espíritas que atendiam animais, uma novidade salutar para a qual e pela qual, desejávamos frutos e transformações.

Foi possível notar ali, tanto por parte dos trabalhadores quanto por parte dos atendidos o dualismo platônico tão criticado por Nietzsche. Vimos uma certa desvalorização do animal material pelo animal imaterial.

Menina junto a um espírito de um cão
Todos os estudos dos trabalhadores e questionamentos dos atendidos, até onde pudemos observar, ficavam encarcerados no estudo/dúvidas da espiritualidade animal. A Alma animal. Os animais no plano espiritual. A reencarnação dos animais. O mundo das ideias dos animais em total detrimento do mundo material destes irmãos.

Cada atendido , em sua maioria salvo um ou outro caso, preocupava-se com seu cão/gato, com o que iria ocorrer com ele, para onde ele iria depois da desencarnação e se ele voltaria para eles, pois eles o amavam muito. O cão/gato, o dele.

Qual a função, em nossa opinião, das Casas que atendiam os tutores? 

Mostrar que não é só aquele cão/gato que é importante, mas todos os animais, principalmente aqueles que estão encarnados e que não reconhecemos como animais. 

Como fazer isso? 

Apenas dizendo que eles possuem alma? 

Menino e espírito de um cão




O conhecimento da alma animal fez muito pouco por ele até hoje, já que reconhecidamente sabemos que há centenas de anos grande parte dos espíritas reconhece que os animais possuem alma e mesmo assim permitem-se alimentar-se de seus corpos...

Vez ou outra chamávamos  atenção pra livros "materiais", que tratavam do mundo sensível como Peter Singer e Libertação Animal, Tom Regam e Jaulas Vazias, livros que mostravam antes de tudo o que realmente acontecia com os animais enquanto vivos no mundo inteligível. Afinal, eram esses livros que mostrariam como muitos animais desencarnam e chegam ao plano espiritual.

Não estamos dizendo que os livros que versam sobre a espiritualidade dos animais não são importantes, trazemos aqui no Blog dezenas de artigos sobre esse tema, porém, nos preocupamos também em mostrar a realidade na qual esses irmãos vivem.

Pode ser muito bonito conhecermos a alma animal, sua vida no plano espiritual, o trabalho de reencarnação desses irmãos, mas também é muito importante que saibamos que muitas de nossas ações podem fazer com que muitos animais atravessem a fronteira do mundo sensível para o mundo das ideias.A começar pelo prato nosso de cada dia.

Não tenha medo eu sou vegan.
Não é preciso que um espírito surja e diga : "os animais são sencientes, respeite-os, não os devorem"

Não, nós temos do lado material/sensível um verdadeiro arsenal de livros que há muito já  nos traziam esse conhecimento, só que nunca nos importaram.Como se a vida espiritual deles fosse mais importante para nós do que seu corpo material, aquele que é senciente, que sofre, que morre.

Aos poucos começamos a perceber que Nietzsche realmente tinha razão, nos preocupamos tanto com o mundo das ideias que esquecemos que vivemos no mundo sensível.

Não adianta nos justificarmos o tempo todo de que ainda fazemos determinadas coisas com os animais porque somos imperfeitos, porque necessitamos, porque não evoluímos. A questão dos Direitos Animais não tem nada a ver com evolução, mas sim com Conscientização e não pelo lado espiritual (mundo das ideias), mas pelo lado material, do mundo sensível, para que sintamos compaixão e essa compaixão nos leve inevitavelmente a sermos caridosos com quem divide este Planeta conosco.

Nós vivemos hoje no mundo sensível, o que fizermos nele se refletirá no mundo das ideias e não vice versa.É preciso preservar a vida dos animais aqui e agora, eles não precisam de orações depois de desencarnados ou que saibamos de cor e salteado o que lhes ocorre no mundo espiritual se não os respeitamos quando estiveram deste lado dividindo suas vidas conosco.

Eles não precisam de piedade, eles precisam de ações pautadas no verdadeiro amor.



Simone Nardi





 


Notas:

1. Para Platão o mundo perfeito seria sempre o mundo das ideias, e o imperfeito, o mundo sensível.Os seres humanos deveriam trabalhar, buscar conhecimento até chegar a essência da perfeição.
2.  É tida na maioria das vezes como uma opinião subjetiva
3. Seria o conhecimento da realidade das coisas, não mais subjetivo, mas verdadeiro 



 

Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

 





3 comentários:

  1. mt bom está de parabéns, ajudou mt no meu trabalho de filosofia enfim obg ....
    *------------------------------------*

    ResponderExcluir
  2. Só pra constar, a página de quem fez a ilustra: https://www.facebook.com/ilustraline

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana