quarta-feira, 16 de abril de 2014

Criticar é fácil - fazer é que é difícil

No cardiologista:
Seu coração é um pouco maior que o normal, mas é porque você resgata animais

 

“Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo."

                                                      Oscar Wilde


Esse pensamento faz-nos refletir sobre tantas e tantas pessoas que não raro nos deparamos e nos tornamos alvos de suas críticas. Se observarmos bem, o mundo está cheio delas: as que criticam os que tentam fazer alguma coisa. Ou criticam porque percebem a sua pequenez em não conseguir ao menos tentar fazer algo para mudar alguma situação ou criticam por ignorância, um nome que podemos dar à maldade, já que ela nada mais é que a ausência do bem. 

Mas pessoas assim, com suas línguas ferinas, podem deixar rastros de desânimo, desalento e até destruição por onde passam. Sim, porque destroem no outro, naquele que tenta fazer a diferença, a vontade de continuar ao sugerirem mesmo que subliminarmente que é inútil, que tanto esforço não adiantará, porque mais adiante outros não farão nada e os problemas persistirão. Posso dizer tudo isso em relação aos protetores de animais e seus críticos. Enquanto uns tentam salvar vidas inocentes, os críticos permanecem com seus braços cruzados, apontando as falhas, os defeitos. Quantos protetores são criticados por dedicarem suas vidas em favor dos animais, enquanto crianças ou idosos passam dificuldades? Garanto que todos os protetores dirão que já ouviram essa comparação. 

Lobo de olhos azuis
O fato de cuidarmos de alguma coisa não exclui a possibilidade de cuidarmos de outra, mas é claro que quando abraçamos com afinco uma causa, ela nos toma grande parte do tempo. Sendo assim, os que permanecem de braços cruzados seriam muito úteis se ajudassem as crianças abandonadas, os idosos, a acabar com a fome no mundo... Pois esse é outro argumento muito usado também: a fome no mundo. Ora, todos sabemos que uma das principais causas da fome no mundo se deve ao fato de essas mesmas pessoas que permanecem com os braços cruzados não quererem abdicar do pedacinho de carne de todos os dias. Sabemos que no mesmo espaço em que são criados animais para o abate seria muito maior a produção de alimentos saudáveis , e sem sofrimento (vide tabela em Abate de Animais X Economia de Água). E mais: com grande economia de água, que também é outro gigantesco problema que nos assombra, mas que não causa abalo nenhum nos que permanecem com os braços cruzados. 

Encontramos também os falsos trabalhadores, os que dizem fazer, que dizem amar os animais, protegê-los, enquanto tudo está no ambiente virtual. Mas, quando se deparam com um animal debilitado pela desnutrição ou por maus-tratos, esses falsos protetores permanecem com os braços cruzados. Reconhecemos que nem sempre podemos fazer o que deveríamos, mas podemos fazer o que é possível. E todos hão de convir comigo que sempre é possível fazer algo quando realmente não queremos , apenas ser mais um que permanece com os braços cruzados. Entretanto, os que criticam preferem os "desculpismos" a terem que sair de suas zonas de conforto, seja em relação aos animais, seja às crianças abandonadas, aos idosos ou à fome no mundo. 

Braços abertos


Sendo assim, eu dedico estas linhas aos que realmente fazem, aos que lutam por um mundo melhor. Não desanimem, não parem, porque o mundo só não é pior porque vocês decidiram não permanecer com os braços cruzados. 


Fernanda Almada,colaboradora do Blog




Temas Relacionados


Abate de Animais X Economia de Água

Seres humanos ou Animais? Eis a questão.

A Oração sem ação é estéril e incompleta






Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

 

2 comentários:

  1. Falou tudo. Normalmente respondo que não foi um animal de quatro patas que roubou meus celulares ou estuprou meu primo de cinco anos. Prefiro-os a qualquer pessoa! Quem cruza os braços em demasia pode não conseguir abri-los caso sua vida dependa disso!

    ResponderExcluir
  2. Excelente pensamento sobre os que cruzam os braços em demasia, acaba virando um habito nada salutar.
    Grande abraço
    Simone

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana