Cobra |
“O Homem branco não pode ter direito, em razão de sua cor, a
escravizar e tiranizar um homem negro... Da mesma forma, o homem não tem
direito natural de abusar e atormentar um animal.”
Humphrey Primatt
Terminamos a primeira parte do artigo com a seguinte frase :
“Não somos “diferentes” somos apenas seres “singulares”. E o que
significa isso para nós? Significa que, diferentemente do que venham nos
ensinando há séculos, animais humanos e não-humanos não são criaturas
diferentes, mas apenas singulares, com singularidades que as definem e
não que as tornem diferentes a ponto de uma ter poder sobre a outra, de
forma a criar-se uma discriminação moral por isso ou por aquilo, mas
singularidades que nos ensinem o respeito, de forma a que possamos viver
lado a lado umas com as outras.
Outro autor, não espírita também, e que nos fala sobre isso é Andrew
Linzey ,Teólogo , que além de tudo que Primatt já havia dito, assegura
que além da forma externa ser irrelevante, não há qualquer outra
diferença moralmente satisfatória para que os animais não sejam
incluídos em nossos fundamentos éticos, acima de tudo é mais um autor
que defende a compaixão humana para com os seres que sofrem. Compaixão :
“Além de evitarmos o pior, devemos praticar o bem, em outras palavras,
além de não causarmos dor e sofrimento aos animais, devemos agir com
compaixão para com eles.”
Agir com compaixão, amar, acolher, auxiliar aos que sofrem, essas foram
muitas das palavras deixadas por Jesus de Nazaré, palavras que
encontramos no Evangelho Segundo o Espiritismo, palavras que correm por
inúmeras páginas de livros espíritas ou não, e que rodeiam todas as
nossas ações norteando-nos rumo ao bem.
O que todos esses autores desejam nos mostrar? Que, e agora falando
espiritualmente, já que nos encontramos num reino superior onde a
inteligência e a razão nos guiam, onde sabemos que temos uma capacidade
mental acima dos demais e nos assumimos como mais evoluídos em relação
aos demais reinos, trazemos para nós mesmos uma “Responsabilidade Moral”
muito maior para com as demais criaturas, ou seja, esse “refinamento
intelectual”[1] essa “evolução espiritual” nos obriga a sermos
“Moralmente Éticos” com as criaturas que sentem dor e sofrem e não ao
contrário.
Os animais, ainda falando espiritualmente, não devem ser apenas
respeitados por estarem sujeitos as percepções da dor e do sofrimento,
mas sim por dividirem conosco essa Centelha Divina que nos torna o que
somos, filhos de Deus; por vermos neles o que fomos num passado
distante, e não importa se essa distância que nos permeia esteja deles
para nós como de nós para Deus,o que não podemos é negar o que fomos
para aliviar nossa culpa pelo seu sofrimento.
Ao considerarmos apenas uma razão para que nos tornemos diferentes
deles, estamos agindo como seres antropocêntricos, como se fôssemos a
medida de todas as coisas, indicando o que é bom em nós e o que é ruim
neles ao invés de escolhermos o contrário, afinal em muitas coisas os
animais são superiores a nós.
Somos todos Centelhas Divinas, somos todos seres em evolução, sabemos
que a cor da pele, o tamanho, a forma, não são mais critérios para se
diferenciar quem deve ou não fazer parte de nossa esfera moral. A partir
disso, nos outorgamos, mesmo que sem querer, uma responsabilidade
enorme para com os animais não-humanos, é nosso dever moral cuidarmos
deles, haja vista que são nossos irmãos, haja vista que os fazemos
sofrer e somos os únicos capazes de libertá-los desse sofrimento.
Sabendo disso agora, devemos pensar em como agir e em como aliviar a dor
de nossos irmãos. Mudar faz parte da nossa evolução.
Simone Nardi
15/01/2010
Referências Bibliográficas
KARDEC, Allan – Evangelho Segundo o Espiritismo – Editora FEB
KARDEC, Allan – Livros Dos Espíritos – Editora Feb
KARDEC, Allan – Céu e Inferno – Editora FEB
COURRIER, Jimmy – Ampliação da Comunidade Moral - Texto original em : http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/772779
SCHUTEL, Cairbar – A Gênese da Alma - Editora FEB
MARCONDES , Danilo - Textos básicos de ética - Jorge Zahar Editor
Notas
[1] Richard Ryder –“ o refinamento intelectual implica no dever do ser
refinado em tratar bem os animais”. Ryder, em acordo com Primatt, afirma
que a visão antropocêntrica que considera a razão o critério
responsável para selecionar os membros da comunidade moral é
discriminadora.
Nos Ajude a divulgar
©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
Todos os direitos reservados
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017
Nos Ajude a divulgar
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana