sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Para achar animais perdidos...

 

Os tutores devem...



As pessoas que perdem seus bichinhos de estimação costumam divulgar a fuga deles por email, Face, Blogs, sites... Isto ajuda muito mas outras providências precisam ser tomadas também, porque muitas pessoas que acham os animais não possuem Face ou não terão acesso aos emails dos protetores, nem aos sites de busca à animais perdidos.

O trabalho de campo é muito importante, pois o animal que sumiu pode estar vagando pelo bairro de onde fugiu ou nos bairros vizinhos. Desta forma os anúncios espalhados pela região podem ajudar muito.

O que fazer?


 
*Distribuir cartazes em clínicas e pet shops do bairro em que o animal fugiu e bairros adjacentes (estes são os primeiros locais que algumas pessoas levam os animais achados nas ruas, para banho, tosa, exame de saúde, perguntar se alguém do bairro perdeu...)

*Colocar faixas nas ruas (mesmo que a prefeitura tire, basta um dia para muitas pessoas verem, o poder de divulgação é muito grande)

*Distribuir cartazes em locais frequentados por muitas pessoas como os comércios (padarias, farmácias, bancas de jornais, supermercados, postos de gasolina, lojas, pontos de táxi...)

*Colar cartazes em postes

*Fazer um mutirão com amigos e parentes. Colocar um cartaz do animal no vidro do carro, rodar pela região falando com megafone e distribuindo cartazes. Percorrer a região com o grupo também a pé.

*Distribuir cartazes nas caixas de correio das casas da região onde o animal fugiu.

*Distribuir cartazes nas portarias dos prédios da região.

*Contratar carros de som para anunciar a fuga do animal no bairro que o animal fugiu e bairros adjacentes (contatos abaixo).

*Anunciar numa rádio/jornal local

*Enviar o cartaz por e mail e Face para amigos, parentes, Ongs e protetores de animais

*Colocar anúncio nos sites de animais perdidos

*Deixar cartazes nos CCZs (Centro de Controle de Zoonoses da cidade onde o animal fugiu) e ir de tempos em tempos neste local

*Se o animal fugiu de sítio, espalhar cartazes nos sítios da região, nos postos de gasolina da estrada e nas cidades mais próximas.

*Contratar detetives que procuram animais (contatos abaixo do texto).

Importante:


*Muitas pessoas não conhecem raças de animais, desta forma o cartaz deve conter a foto do animal e/ou a sua descrição além da raça , mencionar se é  mestiço ou então colocar SRD-sem raça definida.Quanto mais detalhes do animal em um pequeno espaço melhor.

*Colocar dia, mês e ano da fuga (porque vai ficar nos sites de animais e rodando pela Internet)

*Colocar cidade/estado (o anúncio vai para protetores de várias localidades)

*Colocar bairro de onde o animal fugiu ou sumiu

*Colocar pelo menos 2 contatos (dono/parente): Primeiro nome, telefone celular com código da cidade.

*Colocar e mail do tutor (importante para o caso de alguém achar um animal parecido, poder enviar a foto) e Face se tiver.

*Colocar Gratifica-se: Não colocar valores
 
Roubo de animais:

*Em caso de assalto em casa onde o animal foi levado: A princípio recomenda-se que os tutores não anunciem que o “animal foi roubado” porque os ladrões podem escondê-lo ou soltarem o bichinho muito longe para não serem incriminados. 

O ideal é que os tutores anunciem em diversas localidades que o animal sumiu ou pode ter fugido durante o assalto na residência ou no pet shop e que gratificam quem achá-lo. É comum os ladrões soltarem o animal no mesmo dia ou depois de um tempo, devido ao medo de denúncias de vizinhos ou outros.

*Se o animal foi roubado em frente a um estabelecimento comercial como tem acontecido com cães que ficam amarrados na porta de padarias, farmácias... o tutor pode anunciar que o animal deve ter escapado e que gratificam quem achá-lo.

*Caso o animal tenha sido levado no carro durante o assalto, anunciar que não houve tempo de retirá-lo e que ele pode ter sido solto em qualquer região ou cidade próxima. Acrescentar GRATIFICA-SE quem achá-lo.

Passado uns dias de intensa divulgação através de cartazes, faixas, carros de som, Face, sites...se o animal não aparecer, os tutores podem anunciar o roubo na mídia. Nestes casos é comum receberem ligação anônima com denúncia de onde está o animal.

Recomenda-se ir com a polícia, nunca sozinho no local indicado pelo denunciante.
 
A persistência dos donos é fundamental...redistribuir os cartazes toda semana ou a cada 15/20 dias, conforme as possibilidades.

Muitos animais são achados depois de 1,2, 3...6 meses, até 1 ano ou mais. 
Os tutores não devem desistir! Com essas medidas muitas pessoas conseguiram recuperar seus animais.
 
Alguns cuidados 

O anúncio da fuga de um animalzinho mobiliza muita gente. Muitas pessoas querem ajudar. Assaltos nestes casos não são frequentes, mas já aconteceram, desta forma alguns cuidados devem ser tomados: 
Se o tutor do animal receber ligações, é recomendável que vá sempre acompanhado (a) com mais pessoas que fiquem observando de longe ou que vá em dois ou três carros com amigos e parentes. Dependendo do local, é melhor pedir para a pessoa trazer o animal e dizer que gratifica. Caso a pessoa queira trazer o animal não é recomendável fornecer o endereço da casa do tutor do animal. É mais seguro marcar numa padaria, posto de gasolina ou algum local de movimento.
Para evitar este sofrimento é importante manter o animalzinho permanentemente (mesmo dentro de casa) com coleira com plaquinha de identificação com o telefone celular do tutor, cidade e código da cidade (importante para o caso do animal fugir numa viagem de férias com a família em outra localidade).
Também é interessante microchipar o animal, porém este método ainda é pouco conhecido no Brasil. O ideal é utilizar-se das duas formas de identificação.
As plaquinhas podem ser achadas em vários pet shops e lojas que vendem produtos para animais.
________________________________________
Endereços de alguns CCZs de S.Paulo:
 
*CCZ DE SÃO PAULO/CAPITAL:  Rua Santa Eulália 86 

*CCZ DE GUARULHOS: Rua Padre Noronha nº 110 - Santa Mena - Guarulhos - S.P.

*CCZ DE DIADEMA: Rua Ipoá nº 40 - Jd. Inamar - Diadema - S.P. 

*CCZ DE SANTO ANDRÉ: Rua Igarapava nº 239 - Valparaíso - Santo André - S.P. 

*CCZ DE SÃO BERNARDO: Endereço novo: Av. Rudge Ramos, 1740 (o endereço antigo era Av.Walace Simonsen nº 1900 - Nova Petrópolis). 

*CCZ DE SÃO CAETANO: Rua Justino Paixão nº 141 - Mauá - São Caetano - S.P. 

*CCZ DE OSASCO: Av. Lourenço Belloli, 1480 - Pq. Industrial Mazzei – Osasco – S.P.
______________________________________________
 
Detetives que procuram animais – Em São Paulo é necessário acrescentar o número 9 na frente dos celulares
 
1) Detetive Marcondes –Tel: (11) 6530-1515 ou 8555-3770 (Achou a cadela Branquinha e descobriu o paradeiro do Shitzu Hulk)

2) Agência Philadelphia – Tel: (11) 3813-9988 ou 9454-5859.

3) Central Única Federal dos Detetives do Brasil –
Tel: (11) 3522-9170
Alguns atendem pessoas de fora de São Paulo.
_______________________________________________________
 


Teresa, colaboração para o Blog





Gostou deste artigo?

Mande um recado pelo


Nos Ajude a divulgar 








©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2016

 Todos os direitos reservados 


RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2016






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana