segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A importância da castração de animais

Projeto Batalha Animal



Poodle branco abandonado

O problema da superpopulação de animais preocupa entidades de proteção animal e órgãos de saúde pública.

Diariamente, milhares de cães e gatos são apreendidos nas ruas ou levados por seus donos nos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses) de várias cidades brasileiras. Parte destes bichinhos sofre eutanásia ou é levada para servir de cobaia em alguns laboratórios e faculdades onde ainda são utilizados animais para experimentos.

A eutanásia está proibida em alguns CCZs de algumas cidades do país, mas infelizmente ela ainda ocorre em muitas localidades, oficialmente ou às escondidas.

O número de animais abandonados vem crescendo. Muitos ficam vagando pelas ruas sem alimento e água, em condições deploráveis, com sarna e desnutridos, acabando atropelados ou vítimas de maus tratos.


Bull Terrier abandonado, com sarna e desnutrido
Milhares de cães e gatos (de raça ou sem raça definida), terão este destino se a população não se conscientizar deste problema.

Antes de acasalarem seus bichinhos de estimação, as pessoas deveriam pensar se encontrarão tutores conscientes e responsáveis que assumirão o animalzinho até o fim da vida.
 
A castração é uma medida inteligente e eficiente para reduzir o número de animais sem lar. Ela traz inúmeras vantagens para o homem e para os animais.

Na fêmea a remoção do útero evita o cio e complicações futuras como tumores nas mamas, no útero, ovários e infecções uterinas (piometra).Nos machos evita a hiperplasia da próstata e tumores de testículos.

Boxer branco abandonado
A castração evita a fuga do animal, brigas, gravidez indesejável, doenças venéreas, e sarna contraídas no acasalamento. 

Algumas pessoas ainda têm a ilusão de ganhar dinheiro com a venda de cães, gatos e outros animais, mas depois percebem que os gastos com a manutenção (alimentação, vacinas, vermífugo, remédio para parasitas, banho, cuidados com os pelos, limpeza dos canis e gatis...) é maior do que o dinheiro da venda.

Nos sites de animais e vê-se milhares de bichinhos para doação e venda. Não é fácil vendê-los e alguns criadores acabam doando os bichinhos encalhados para pessoas que não têm condições ( tempo para cuidar, espaço adequado, condições financeiras e psicológicas).

SRD abandonado

Teresa, Colaboração para o Blog



Gostou deste artigo?

Mande um recado pelo


Nos Ajude a divulgar 








©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2016

 Todos os direitos reservados 


RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2016







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana