Quando
o assunto abordado é a espiritualidade dos outros animais, muito se
ouve que os animais não-humanos são seres que não possuem alma ou que se
possuem faz parte de um "todo coletivo', negando-se suas
individualidades como seres espirituais.
Aceitar
que os animais não-humanos são seres que não possuam alma ou que
possuam uma alma sem individualidade é o mesmo que negar os preceitos
espíritas e a justiça de Deus, pode-se questionar esta teoria analisando
a seguinte frase: "Os animais conservam depois da morte a sua individualidade" (O Livro dos Espíritos).
Esta
tese de alma-grupo teria se iniciado na Antiguidade e depois foi
absorvida pelos hindus. Em seguida foi introduzida em uma filosofia
chamada teosofia, que surgiu em época próxima à Codificação Espírita.
Em relação a "alma-grupo", segundo o hinduísmo e a teosofia temos:
"Um animal durante sua vida no plano físico e durante algum tempo depois
no plano astral tem uma alma tão individual e separada como a do homem,
Mas quando o animal termina sua vida astral, não se reencarna em outro
corpo, e sim retorna a uma espécie de reservatório de matéria anímica que
se chamamos de Alma-grupo"
no plano astral tem uma alma tão individual e separada como a do homem,
Mas quando o animal termina sua vida astral, não se reencarna em outro
corpo, e sim retorna a uma espécie de reservatório de matéria anímica que
se chamamos de Alma-grupo"
(Os mestres e a senda - C.W. Leadbeater)
Este
conceito de alma-grupo, que muitos espíritas conhecem como o que foi
exposto por Leadbeater não condiz com a Doutrina Espírita, pois o
Espiritismo assinala que os Espíritos estagiários do reino animal são
Espíritos em evolucão.
Analisemos as citações para melhor refletir:
- "Todos nós já nos debatemos no seu círculo evolutivo (dos animais)" (Emmanuel);
- "Por ter passado pela fieira da animalidade, com isso o Homem não seria menos Homem e nem mais animal” (Kardec);
- "O Princípio inteligente se individualiza e se elabora passando pelos diversos graus da animalidade” (Espírito da Verdade);
- "Os animais conservam depois da morte a sua individualidade" (Kardec).
- "Somos espíritos que animaram animais de antes" (Emmanuel).
Se
a alma não conservasse a individualidade, quer dizer, se ela fosse se
perder no reservatório comum chamado grande todo, como as gotas de água
no oceano, isso seria como se não tivesse alma" (Obras Póstumas), o que
não se aplica ao Reino Animal, no qual o homem também está incluído.
Este texto foi baseado em grande parte no texto Individualidade da Alma Animal (Comunidade Espírita)
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