sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tu tens fé, e eu tenho obras

 

Mãos:Deus e o homem

 

 

Mostra-me a tua fé

sem obras e eu te mostrarei a minha fé 

pelas minhas obras.

Tiago




Todo esclarecimento tem como premissa a eliminação do misticismo e dos dogmas que nós mesmos vamos construindo ao longo da vida .

Em artigo anterior (Sem ação a oração é inútil e estéril) , falávamos das ideias que as pessoas geralmente dogmatizam de que , ao verem um animal em dificuldade, se orarem para Francisco de Assis  ele, o Santo, resolverá o problema do animal.

Cão deixado para morrer em exposição de "Arte"
Vamos então dar uma lida na "Epístola  de Thiago" 

14. De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?

15. Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano,

16. e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos,
mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?

17. Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.

18. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé
sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios creem e tremem.


Tiago, embora se referisse, em sua Epístola ao bem que se deveria fazer a  outro ser humano  é bem claro ao dizer que de nada nos servirá orar se não oferecermos , aquele que necessita, agasalho ao estômago e ao corpo.

Fêmea abandonada e desnutrida
Quem de nós, em grande dificuldade preferirá apenas a oração que sai dos lábios ao invés da mão que auxilia, abriga e aquece o coração?

Algumas pessoas dirão: "Ah , mas orar é tudo o que eu posso fazer, não tenho lugar para abrigar o animal ferido ou faminto, não tenho espaço para ele em meu lar, não posso fazer nada além de orar a Francisco para que ele acolha o animal." 

Será?

Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver. 
Theodore Roosevelt


Por quê insistimos em dizer que devemos agir ao invés de apenas orar?

Porque somos todos responsáveis pela vida uns dos outros.Porque se determinado animal surgiu em nosso caminho não o fez por acaso. Porque se lhe virarmos as costas sabemos que dez, vinte, trinta outras pessoas também o farão e só não o fará aquela que está sobrecarregada de trabalho.

Nina, filhote de SRD recolhido das ruas
Os animais, no plano espiritual, são sim "objetos" de atenção da espiritualidade , como nos coloca Emmanuel:

O Consolador – Emmanuel -  Francisco Cândido Xavier


78 – A Zoologia é também objeto de atenção dos planos espirituais?  – Sem dúvida, também a Zoologia merece o zelo da esfera invisível, mas é indispensável  considerarmos  a  utilidade  de  uma  advertência  aos  homens,  convidando­ os a examinar detidamente os seus laços deparentesco com os animais,  dentro das linhas evolutivas,sendo justo que procurem colocar os seres inferiores da vida planetária sob o seu cuidado amigo.  Os  reinos  da  Natureza,  aliás,  são  o  campo  de  operação  e  trabalho  dos  homens, sendo razoável  considera-los mais sob  a sua responsabilidade  direta  que  propriamente dos Espíritos, razão por que responderão perante as leis Divinas pelo  que fizerem, em consciência, com os   patrimônios da natureza terrestre. 

Emmanuel deixa claro que os animais, em matéria,estão muito mais sob nossa tutela do que sob a tutela dos Espíritos; é fácil compreender o que dizemos, basta fazer um exercício de Alteridade (colocar-se no lugar do outro) toda vez que defrontar-se com um caso onde orar seria a primeira opção.

Lhes pesa a consciência agora?

Provavelmente sim, pois durante séculos usamos a oração apenas como recurso para aliviar o peso do remorso por nunca estendermos as mãos, por buscarmos desculpas ao invés de praticar o auxilio.

Sim, sabemos que realmente existem casos em que não podemos recolher o animal, mas podemos tentar alimentá-lo, saciar-lhe a sede, afastá-lo do perigo , ou seja, fazer o que puder, com o que tiver e onde estiver, mas jamais podemos virar as costas e dizer a Francisco:

"De um jeito de cuidar desse animal."


Até que ele recorra a outra pessoa pode ser tarde demais para aquele que necessita de cuidados....





Simone Nardi e Ricardo Luiz  Capuano







Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana