quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Carta a Raul Teixeira

Imagem: caricatura de Gandhi


Caro Raul Teixeira,

No seu texto abordando o episódio do abandono da alimentação carnívora, o senhor, apesar dos inegáveis patrimônios intelectuais e do dom da oratória que possui, resvala num erro crasso de interpretação acerca do móvel que leva muitos a se tornarem vegetarianos. Espíritas verdadeiros, comprometidos com a própria mudança interior e com o bem-estar dos semelhantes (e entenda-se como “semelhantes”, aqui, inclusive nossos irmãos animais), não deixam de ingerir vísceras ou outros tipos de carne apenas para adquirir dons mediúnicos em maior escala. Não. Nem de longe essa deve ser a força motriz que impulsiona alguém a abandonar a alimentação carnívora. O que deve mover uma pessoa a adotar essa atitude – espírita, budista, muçulmana ou protestante – é o respeito pela vida, o horror ao massacre de milhões de vidas inocentes e a consciência de que não é lícito sacrificar nossos irmãos menores na imensa família da Criação apenas para satisfazer aos caprichos de nosso paladar. 

    O fato de os animais possuírem um intelecto ainda rudimentar, menos avançado do que o nosso, não nos dá o direito de utilizá-los a nosso bel-prazer, como se não passassem de meros objetos postos à disposição de nossa vontade por alguma deidade caprichosa. Foi esse mesmo raciocínio equivocado que levou os europeus a capturar milhões de negros na África, acorrentá-los e submetê-los a inomináveis ignomínias, durante longos anos. Não obstante hoje tal ato desumano nos despertar repúdio e aversão, na época, entretanto, parecia perfeitamente natural para as massas a prática escravagista, já que os negros seriam inferiores aos brancos e, por isso, obrigados a se submeterem ao jugo dos escravocratas. 

Hitler também se escorou na falácia da superioridade racial para exterminar milhões de judeus em campos de concentração e utilizá-los como cobaias em experimentos científicos monstruosos, executados friamente pelos doutores nazistas. 

Ademais, a ciência vem comprovando paulatinamente que os animais possuem muito mais que o mero instinto e que são seres dotados de características muito parecidas com as nossas, inclusive nos campos intelectivo e emocional. Vem sendo descoberto também que a ingestão de carne causa muitos malefícios ao ser humano, sendo uma das causas de alguns tipos de câncer, como o de intestino, por exemplo.    

Sendo assim, causa espécie que alguém que se diz um espírita esclarecido como o senhor agrida de forma gratuita e insensata aqueles que optaram, calcados em razões sólidas e bastante razoáveis, pelo abandono da ingestão de cadáveres de seres inocentes em suas refeições diárias. Não há, caro Teixeira, nenhuma loucura nesse ato, como imprudentemente o senhor classificou, mas, sim, uma mostra inequívoca de amor ao próximo, de elevação de consciência, de redução de egoísmo. 

Afinal, se ingerir carne não é uma prática errônea, conforme pugna o senhor, porque soa tão absurdo imaginar espíritos situados num grau elevado de evolução, encarnados num planeta mais sutilizado, enfiando uma faca no coração de um porco ou de um cordeiro, por exemplo, somente para satisfazerem os ímpetos de sua gula? Ora, se nem em Nosso Lar se viu coisa do gênero, que dirá num plano ainda mais evoluído...

Isso, sem falar no mentor Emmanuel, que, assim como André Luiz, também bateu pesado contra o massacre cruel de nossos parentes menores nos açougues e abatedouros. 

Suas afirmações infundadas acerca do tema em pauta não tiram seu mérito de batalhador pela causa espírita, nem o valor de sua contribuição para a divulgação da Doutrina. Contudo, faz-se mister que o senhor reflita bastante antes de exarar conceitos frágeis e facilmente demolíveis acerca do vegetarianismo, a fim de evitar que muitos de seus inúmeros ouvintes acabem entoalhados pela desinformação e pela ignorância e que aqueles que escolheram ampliar seus conceitos de caridade e amor ao próximo, estendendo-os, na prática, aos animais, não sejam injustiçados de maneira leviana, ao menos no meio espírita, devido a tal comportamento.

                
     Jones Mendonça 





Gostou deste artigo? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014


9 comentários:

  1. Concordo com cada palavra e acrescento: Ramatís também aborda o tema nos livros: A missão da Umbanda, O Sublime Peregrino, Magia de Redenção, entre outros que ainda não tive oportunidade de ler. O massacre de animais já causou muitos sofrimentos aos nossos irmão menores e passou da hora dos seres ditos humanos conscientizarem-se da desnecessária matança, seja qual for o motivo. Principalmente os espíritas têm obrigação de uma maturidade maior nesta questão já que são "estudiosos" do assunto evolutivo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela abordagem Yara, a cada dia somos cobrados e adiamos, sem nos lembrarmos que não é mais hora de adiar, eu li Sublime Peregrino, mas os outros dois que citou ainda não tive oportunidade de ler, agradeço as dicas, vou procurar esses livros.
    nossa proposta, mais adiante é trazer aos leitores o livro fisiologia da alma, comentado, esperamos poder fazer isso nesse primeiro semestre.
    grande abraço
    Simone

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, Jones Mendonça! Concordo com tudo o que você disse!

    Gostaria de acrescentar a seguinte matéria da Revista Veja, onde o neurocientista canadense, Philip Low, explica por que pesquisadores se uniram para assinar manifesto que afirma a existência da consciência em todos os mamíferos, aves e outras criaturas, como polvos...

    http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nao-e-mais-possivel-dizer-que-nao-sabiamos-diz-philip-low

    ResponderExcluir
  4. O espírita nunca foi e nem será santo algum. Fazem eles o que quiserem ou não quiserem. Pode ser católico, evangélico, ateu e até atoa. Com certeza muitos ainda não conseguiram compreender o Não Matarás a ninguém, o estômago fala mais alto, acima de qualquer "doutrina". Só através das vidas sucessivas é que poderão compreender o Amai-vos uns aos outros como Eu Vos Amei e Amo-Jesus. Os animais são nossos irmãos e devem ser Amados e não torturados mas poucos compreendem Este Amor, Sentem Este Amor. A natureza não dá saltos. Só o Amor liberta mas até lá muito choro e ranger de dentes. A humanidade ainda dorme profundamente mas quando tentarem acordar poderá ser tarde demais...
    Namastê

    ResponderExcluir
  5. Uma as coisas que mais nos incomoda e o fato de muitos deles pregarem a paz somente entre os humanos, como se a vida dos animais nada valesse, você colocou bem, Amai-vos uns aos outros como Eu Vos Amei e Amo-Jesus. Os animais são nossos irmãos e devem ser Amados e não torturados
    Agradecemos a colaboração sempre inteligente
    Simone

    ResponderExcluir
  6. Chico Xavier comia carne. A vitamina B12 só existe em produtos animais e o vegetariano estrito não consegue ingerir todos os nutrientes necessários à saúde e tem que complementar com vitaminas.

    ResponderExcluir
  7. Correto Brasilianis, a complementação é necessária aos veganos, boa colocação.
    Abraços
    Simone

    ResponderExcluir
  8. Tenho deficiência de vitamina b12 e necessito da caRNE e animal. Se DEUS TIVESSE QUE ESCOLHER ENTRE MIM E O ANIMAL . na selva uns comem os outros , cazo de sobrevivência. Afinal de contas estamos evoluindo, não abusando.

    ResponderExcluir
  9. Cara Cinira, a maioria das pessoas com deficiência de B12 realmente são as que comem carne, veganos e vegetarianos dificilmente possuem este problema exatamente porque saberem dos malefícios da carne animal.Vc deveria consultar , antes, um medico para fazer reposição, já que sabe que,mesmo comendo carne tem deficiência de b12.
    Quanto aos animais da selva, esse pensamento não é seu, mas das primeiras pessoas que há séculos tinham medo de serem vegetarianas, ele não é novo, porem é tolo, já que não vivemos como animais e como vc mesma disse "evoluímos" assim como eles e detalhe, temos supermercados e o livre arbítrio do que podemos e do do que devemos ou não comer.Os animais na selva não possuem mercados e nem livre arbítrio, mas instinto de sobrevivência, enquanto nós ja sabemos que não necessitamos matar para sobreviver. Ou não?
    Se Deus tivesse que escolher foi ótima, trazer Deus a corporalidade do mero e vulgar pensamento humano.Viemos de uma evolução que se iniciou na animalidade, estão não há escolhas e sim evolução.
    Cara Cinira, aconselho-a a dar uma ida a um abatedouro, ou quem sabe ver cenas do que ali ocorre pra se perguntar o que é ou não abuso. Sua defesa da crn vem de longa data, de coisas que lhe disseram e vc tomou como plena verdade, se percorrer o blog vera que seus questionamentos já foram respondidos com fatos pelo menos uma dúzia de vezes.
    É ate aceitável, porem não apropriado, que vc diga que deseja comer carne porque gosta, não por que precisa, já que o conselho nutricional já deixou claro que a ideia de "precisar" virou lenda entre os que conhecem mais profundamente o vegetarianismo, e virou piada o fto de dizerem que na selva os animais matam uns aos outros, porque se fosse assim, quem mataria o animal que vc come seria você mesma, e duvido muito que vc faça isso, ou não?
    Agradecemos contudo seus comentários, embora nos pareçam infantis intelectualmente, servem para demonstrarmos que aos carnívoros, as desculpas de matarem está chegando ao fim,o que é muito bom.
    Grande abraço
    Simone

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana