quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Protetores de Animais X Acumuladores


Protetor : animais bem cuidados


Temos recebido através do FALE CONOSCO muitos comentários a respeito de protetores e acumuladores de animais, devido ao tratamento muitas vezes , mal dado da imprensa sobre esse assunto, por isso vamos estudar o que é um e o que é outro.

 

 

 

 

Protetor de Animais


Há um texto muito esclarecedor no blog de nossa amiga Lilian Rockenbach O que é ser um protetor de animais, que pode ser lido para aumentar a compreensão sobre o assunto.

Em suma, protetor , seja ele de uma Ong ou Independente, é uma pessoa que passou a enxergar no animal o seu Outro, aquele que sofre, que necessita de auxílio e proteção.Todos trabalham para se manter e poder manter seus animais. Esses animais recolhidos muitas vezes em péssimas condições são tratados, vermifugados, vacinados, castrados e , quando há possiblidade, são doados.

Por que colocamos quando há possibilidade?

Porque além de especistas há um racismo místico dentro desse especismo que envolve os seres humanos. As pessoas que estão dispostas a adotar normalmente querem cães pré-escolhidos: Filhotes. Cães/gatos de raça. Preferencialmente Brancos. Os cães pretos ou marrons ficam no fim da fila, com poucas chances de adoção. Os Aleijados ou velhos, quase sem nenhuma chance de adoção. Gatos pretos devem ser doados com muito cuidado, mas a maioria dos protetores que os recolhe prefere ficar com eles para que não sejam mortos por superstições idiotas.

E o que fazer com estes animais? Devolve-los as ruas para que morram atropelados, envenenados ou queimados nas mãos de algumas "crianças"?

Não, depois de arcar com os cuidados veterinários o protetor, responsável por aquela vida, continua a cuidar daquele animal.

Na maioria das vezes os protetores que possuem vários animais os mantém bem cuidados, alimentados e com cuidados veterinários em dia e se fica com alguns é porque não encontrou pessoas de bom coração que pudessem dar um lar a quem já sofreu muito.Há um gasto financeiro alto e vamos frisar: Os protetores gastam muito e não contam com a  ajuda de quase ninguém, ao contrário, o que mais encontram pelo caminho são pessoas que muitas vezes os criticam sem saber do que realmente falam.

Já recolhemos e tivemos amigos que recolheram cães em péssimas condições de saúde como osteosarcoma, tumores de câncer pelo corpo inteiro, bicheiras na região crânio facial, animais atropelados, cães com fratura exposta no fêmur, cães queimados, cães velhos, cegos, surdos, femeas que foram violentados por seres "umanos",cães com problemas de coluna que são deixados nas marginais para morrerem atropelados, ou seja, não fomos com certeza os primeiros a nos deparar com estes cães, mas fomos aqueles que tiveram coragem de estender-lhes as mãos.

 

Protetores são vegetarianos?

 

Cartaz fazendo alusão a protetores que comem carne: Não  faça a obra pela metade

Deveriam ser, mas infelizmente nem todos são, mas é uma questão de consciência que acaba por levar a todos ao vegetarianismo cedo ou tarde.

O protetor de animal é então aquela pessoa comum,que tem um emprego porque precisa de dinheiro para sobreviver, que precisa dormir/descansar como qualquer outra pessoa, que necessita se alimentar e que conseguiu ver no animal um ser senciente e não um objeto de orgulho/diversão, mas uma vida que precisar ser preservada. 

Seu dia não é maior que o dia das pessoas "comuns", ou seja, aquelas que não estão habituadas a enxergar os animais e suas necessidades( colocamos pessoas comuns porque a maioria é assim). Ele não ganha mais dinheiro que a maioria. Não precisa de menos descanso ou tem mais privilégios que qualquer outra, mas está sempre trabalhando, descansando pouco e sendo muitas vezes insultado por não ser "Comum". Por não ser solipcista. Por não pensar apenas em si mesmo. O mesmo "cara" que o ofende é o "cara" que o chama quando tem um animal do qual quer se livrar, é o mesmo "cara" que lhe vira as costas após receber ajuda e que não está disposto a gastar um centavo de ração para auxiliar o outro.

Mas o protetor de animal sobrevive sem a ajuda de muita gente.

Acumuladores de animais

 

Imagem:Animais engaiolados


Diferentemente de protetores de animais, os acumuladores ( seja de animais ou não) são pessoas com transtornos psicológicos que devem ser tratados, e é essa compulsão que os faz terem uma grande necessidade de acumular animais, objetos, lixo entre outras coisas.

Ao contrário dos protetores, os acumuladores não conseguem se separar dos animais, não se preocupam em castrá-los e na maioria das vezes não cuidam deles e nem do local onde vivem. A separação forçada pode levá-los a violência, ao choro e a depressão, por isso tratar-se de um problema psicológico e não de um ato de proteção. Aquele animal lhe pertence, é seu , não importa como viva, o que importa é que esteja com ele independentemente das condições. Acumular é uma carência mais emocional do que propriamente um trabalho de recolhimento, tratamento e doação.

Acumuladores não são organizados, não participam de feiras de doação,não colocam cartazes em clínicas e pets anunciando doações e nem sequer pensam na possibilidade de doarem seus animais; na maioria das vezes acabam acumulando tantos animais que não possuem capacidade nem para abrigá-los e nem para alimentá-los, que dirá dar à eles um tratamento veterinário digno/castração. A casa, desorganizada e com excesso de animais mal cuidados é o que acaba por afastar do acumulador parentes e amigos, que deveriam estender-lhe as mãos para que ele possa receber ajuda médica adequada.

Embora muitas vezes amigos/família de alguns protetores de animais também se afastem deles, se afastam por outros motivos, o principal deles é por não gostarem de animais, por não aceitarem que o protetor faça esse trabalho, por não aceitar que o protetor gaste dinheiro com animais e talvez o principal, para não ajudar nem a ele nem aos cães. Um protetor de animal não tem tempo para viajar, ao contrário, é um "trabalho" de 24 hs.

Como se pode ver a diferença entre um é outro é enorme, protetores se preocupam com o bem estar dos animais, os recolhem, cuidam e tentam encontrar um lar adequado a quem já foi abandonado. Acumuladores possuem animais os quais não castram,por isso ocorrem crias que geram mais filhotes, mais adultos que geram mais crias e assim inconsequentemente, até que não seja mais possível nem ao acumulador nem aos animais sobreviverem no mesmo espaço.

Em um o bem do Outro está em primeiro lugar, no segundo o bem do acumulador é que está sendo privilegiado.

Animais em péssimas condições e em meio a sujeira

 A causa deste distúrbio, normalmente, é a ansiedade, por depressão, baixa auto estima, e deve ser tratada por um médico que irá indicar os medicamentos corretos, já que o acumulador não percebe que está doente.
Mas ambos necessitam de auxilio o acumulador para receber tratamento adequado e o protetor para poder salvar mais vidas.

Pensar e refletir sobre as próprias palavras e sobre as próprias ações pode evitar muitos desentendimentos.


Simone Nardi






Gostou deste artigo? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014



4 comentários:

  1. Certa vez, ouvi de um fumante com tendências suicidas que eu era doente por ter muitos gatos. Não tenho coragem de doar pra qualquer pessoa um animal cuja saúde precária eu cuidei. Não tenho coragem de doar a ninguém um gato preto que eu tenha resgatado. Não tenho coragem de devolver às ruas um gato que eu tirei delas. Resumindo: acabo ficando com eles, quando não encontro alguém que supere minhas expectativas de adotante consciente. Uns dez dias atrás, em menos de 24 horas, apareceram três filhotes em minha porta: um com diarreia e dois com micose. Estão sendo tratados e já se habituaram ao ambiente. Mantenho-os separados dos meus, em observação, até que estejam totalmente curados e creio adotá-los de vez. Apeguei-me e se apegaram a mim. O animal, quando sente que é amado, se entrega ao ser humano, com verdadeiro carinho. Nesse caso, doá-los a quem meu coração não confie é o mesmo que trair-lhes o amor que transmitem a mim em cada lambida ou mordiscada nas mãos. Sou exigente demais para entregá-los apenas para diminuir os gastos. Não confio em quem o deixa passear porque é assim que o gato vive (ou morre). E me arrepia a alma quando me procuram querendo um gato porque o dele foi envenenado pelo vizinho. Afff, mais nunca que um ser desses leva um bichano da minha casa. Prefiro arcar com todas as despesas sozinha a pensar que um dos meus bichinhos pode estar morto atropelado, envenenado, espancado, esfaqueado... como é moda entre os seres ditos humanos. Chamem-me do que quiserem, minha prestação de contas é, tão somente, com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, temos esse problema na hora das doações, essa dúvida se o novo tutor vai cuidar bem .
    Por mais que desejemos não é possível vistoriar todas as adoções e eu também, como vc fico receosa. No momento todos os que estão em casa são os "indoáveis" rsrs por questões estéticas ou físicas, ninguém os quer.

    ResponderExcluir
  3. E quando as pessoas adotam e meses depois vem nos devolver por que querem viajar, vão se mudar, enfim, são mil desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Isso é o que mais ocorre. Ou vão viajar, ou vão mudar ou acham que o animal cresceu além do esperado, e acabamos ficando com muito mais do que conseguimos ter.

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana