Ratifica-se que a alimentação
carnívora — que é responsável pelas matanças cruéis nos matadouros e
charqueadas ou açougues — é produto de uma natureza humana “impiedosa e má”
Não existe apenas um tipo de Crueldade:
Imagem: Gato abandonado |
Imagem: Elefante de circo |
Não são apenas os animais que sofrem.
Imagem: Criança ferida |
Imagem: crianças com fome |
Por que se preocupar com apenas uma espécie se o todo é que a mantém viva?
A pegada de água de um quilo de bife de boi (15.500 litros) considera que, normalmente, o animal é abatido com três anos de vida e gera, aproximadamente, 200 kg de carne sem osso.
Ao longo da vida, o boi consome em torno de 1.300kg de grãos (entre trigo, aveia, cevada, milho, ervilha seca, farelo de soja e outros), 7.200 kg de pastagem, feno e silo, bebe 24 m³ de água e gasta outros 7 para sua manutenção.
Essa soma é dividida pelos 200 kg de carne produzidas pelo boi.(Fonte: Planeta Sustentável)
1 quilo de arroz
|
3 mil litros de água
|
1 quilo de carne
|
15.500 litros de água
|
1 quilo de carne de frango
|
3.500 litros de água
|
O que isso
representa?
Representa
que no momento em que os médiuns comem seu bifinho, muitas crianças, jovens e
anciãos igualmente padecem de sede, ou seja, a água que deveria salvar suas
vidas é gasta na produção de carne de um animal que possui alma e é um ser
senciente.
Outro
detalhe importante é a obrigatoriedade do abate. Não, os médiuns acima citados
não abatem seus animais, eles obrigam outros seres humanos a fazerem isso por eles.
Sim, até já
conhecemos o velho lema sobre a economia, e dos trabalhadores necessitarem
destes empregos para sua subsistência, mas devemos pensar o seguinte: somos
éticos em obrigar outros seres humanos a matarem por nós, só porque acreditamos
que a economia do pais dependa disso?
Se por um
lado discutimos a visão de um abatedouro pelo plano espiritual, é necessário
agora que analisemos as condições de um abatedouro através do lado material.
Preciso também dizer que não podemos alegar que os trabalhadores dos
abatedouros necessitam deste trabalho por esse ou por aquele motivo, porque
somos nós que os obrigamos a isso ( o escândalo há de vir, mas ai daquele por
quem o escândalo vier).
“Os abatedouros são locais úmidos,
barulhentos, onde altas e baixas temperaturas se alternam dentro da mesma
instalação. As operações de abate e obtenção de carnes ocorrem de forma
seqüencial, como numa linha de montagem, na qual a velocidade de trabalho não é
determinada pelo indivíduo, mas pelo número de animais que devem ser abatidos
por intervalo de tempo.”(1)
Quando se coloca: “pelo numero de
animais que devem ser abatidos” devemos ter em mente que no Natal, festa da
paz, o número de abate de animais chega a triplicar, até porque muitas Casas
Espíritas realizam suas festas de “confraternização” a base de muitos corpos de
animais.
“Objetos cortantes são manipulados em
movimentos firmes e vigorosos que podem causar lesões do sistema
músculo-esquelético, principalmente pela possibilidade dos animais reagirem de
forma violenta e inesperada. Além disso, a morte dos animais pode determinar
efeitos psicológicos que ainda não foram adequadamente estudados.7 O
risco de transmissão de agentes infecciosos, além de importante para a saúde
ocupacional individual, tem grande relevância para a saúde pública, pois os
trabalhadores de abatedouros são os primeiros hospedeiros a serem expostos aos
agentes etiológicos de zoonoses.”
É a esse ambiente que obrigamos outros
seres humanos a trabalharem. Não vamos acreditar que se os abatedouros acabassem,
todos estes seres humanos ficariam desempregados, pois sempre há uma nova
ocupação, sempre há um novo trabalho.Se assim fosse, deveríamos ser a favor das
empresas armamentistas que auxiliam na morte de milhares de pessoas, mas que
empregam outras milhares. Das empresas de cigarro, que matam anualmente das
mais diversas doenças pulmonares e cânceres, mas que empregam também milhares
de pessoas. Alguns irão dizer: mas esses trabalhos ainda são necessários.
Talvez só sejam necessários devido a nossa imperfeição moral, e algumas
imperfeições morais são hábitos dos quais não queremos nos livrar.
Em um dos livros, nos é citado que o
médium deve pensar mais em sua vida moral do que em sua alimentação, mas as
duas não estariam ligadas?
Vejamos aqui duas tabelas que são
citadas no artigo:
Sequência de abate de animais e perigo
a saúde dos trabalhadores
Etapas do Abate Perigos Apresentados
Condução dos animais
|
Reação violenta do animal
|
Insensibilização (descarga elétrica
, pistola pneumática)
|
Estresse pela natureza da
tarefa;acidente com pistola ou eletricidade;ruído elevado
|
Sangria
|
Contato com sangue potencialmente
contaminado; estresse pela natureza da tarefa; queda do animal; acidente com
faca; ruído elevado,piso escorregadio
|
Levantamento e escalda dos animais
|
Queda do animal; movimentação
excessiva; acidente com faca; velocidade excessiva da linha; temperatura e
umidade elevada;contato com fezes e sangue potencialmente contaminados
|
Retirada de couro,cascos, chifres e
depilação
|
Queda do animal; movimentação
excessiva; acidente com faca; velocidade excessiva da linha; temperatura e
umidade elevada;contato com fezes e sangue potencialmente contaminados
|
Evisceração
|
Contato com fezes e órgãos
potencialmente contaminados; acidente com faca ou ganchos; ruído elevado;
piso escorregadio
|
Remoção e inspeção da cabeça
|
Contato com fezes e órgãos
potencialmente contaminados; acidente com faca ou ganchos; ruído elevado;
piso escorregadio
|
Remoção e inspeção das vísceras
|
Queda dos órgãos; Contato com fezes;
acidente com faca; presença potencial
de patógenos nas vísceras; estresse pela natureza da tarefa;
temperatura e umidade elevada; ; ruído elevado; piso escorregadio
|
Serragem para divisão da carcaça e
lavagem das meias carcaças
|
Acidentes com moto-serra(queda,cortes,
contusões);movimentação excessiva; contato com água fria sob pressão; ruído
elevado
|
Desossa
|
Acidente com faca; acidente com
fragmento ósseos pontiagudos;movimentação desconfortável;baixas temperaturas
|
Câmara fria
|
Acidente com faca; acidente com fragmento
ósseos pontiagudos;movimentação desconfortável;baixas temperaturas
|
A condução dos animais, esses irmãos
sencientes e possuidores de alma, gera tensão entre trabalhadores e animais,
animais que não desejam morrer, animais conscientes que pressentem a morte .
Daí seguimos para a insensibilização deste irmão animal que , segundo o artigo,
gera no animal humano um estresse pela própria natureza da tarefa. Vamos
refletir bem, “Natureza da tarefa”. Qual é a natureza da tarefa? Matar um animal que luta para viver.
Não citaremos todos os passos para não
ficar repetitivo, mas basta lermos a tabela para conhecermos o que fazemos a
outros seres humanos. Isso seria moral ou imoral? Nossa alimentação não estaria
ligada a essa imoralidade de obrigar um Outro irmão a matar?
A segunda tabela nos mostra as
complicações causadas por esse trabalho. Não colocaremos todos aqui, pois a
tabela é muito grande.:
Descrição dos problemas que podem
afetar trabalhadores de abatedouros.
Tipo de problema Característica principal
Acidentes;Lesões em mãos,perfuração
cardíaca com a pistola pneumática;infecção dos cortes causados por
instrumentos afiados/ossos
|
Acidentes de trabalho;,demora no
atendimento e morte do trabalhador;
|
Abuso de drogas,álcool e
analgésicos;e tranquilizantes: Problemas sociais e comportamento agressivo
|
Analgésicos e outras formas de
tratamento pra lidar com sintomas de dor;A eutanásia de animais de estimação
e animais destinados a alimentação humana pode ter impacto psicológico
diferentes sobre o trabalhador responsável por suas mortes
|
Incidência de problemas
psicossomáticos;risco do aumento de câncer
|
A exposição a compostos usados na indústria de carnes contribuem para um risco mais elevado de cânceres da
boca, laringe, pulmão e estômago
|
O que há de moral e ético em , para
não nos atormentarmos com a falta do bife, atormentarmos outras pessoas
causando-lhes as mais diversas doenças? Todos os que se alimentam de carne
promovem exatamente os riscos e problemas citados nas tabelas. Sim, há uma
melhora no ritmo de trabalho ou diminuição dos riscos de acidente. Sim, que
visa promover um lucro melhor, pois o empregado não estando afastado o ritmo de
uma empresa sempre é melhor e o lucro é maior.Mas lembremos que esse mesmo com
todo esse desgaste, essas doenças e o trágico fim dos animais, crianças, velhos
e enfermos continuam morrendo de fome, pois este alimento não chega até eles e
podemos relembrar Gandhi, vegetariano, a nos dizer:
Odeio
o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as
multidões é tabu.”
Mahatma Gandhi
É esse outro lado que desejamos
mostrar, tanto quando se fala que a carne não faz mal ao médium , como quando
se fala que os movimentos de luta pelos animais não se preocupam com os seres
humanos; Nós sabemos que isso ocorre dentro dos abatedouros, será que os
oradores sabem, ou sabiam? Nós lutamos pelo fim dos abatedouros que irá salvar
seres humanos e animais, enquanto muitos oradores os defendem. Qual o lado
correto então? Quais humanos são importantes de serem salvos? Só os que são
citados e que morrem de fome, ou será que não devemos qualquer consideração aos
que padecem dos mais variados transtornos devido ao trabalho dentro um
abatedouro?
Há quem o diga, como é sempre o
repetitivo entre os oradores, José Carlos De Lucca não escapou disso , depois de
também citar num programa de rádio o movimento de defesa dos animais como se
quem o praticasse fosse totalmente alienado e desconsiderasse o sofrimento
humano:
“Sim é importante cuidar dos animais,
mas as pessoas não podem se esquecer de cuidar das pessoas”
Nós sabemos.
Nós sabemos.
Ao que respondemos
“Sim, é importante cuidar de pessoas e nós também fazemos isso, mas o que pedimos a essas mesmas pessoas é que elas igualmente não devem esquecer de cuidar também dos animais e citando Irmão X “Comecem a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia{...} pois o cemitério na barriga é um tormento depois da grande transição”.
“Sim, é importante cuidar de pessoas e nós também fazemos isso, mas o que pedimos a essas mesmas pessoas é que elas igualmente não devem esquecer de cuidar também dos animais e citando Irmão X “Comecem a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia{...} pois o cemitério na barriga é um tormento depois da grande transição”.
A alimentação pode até, como colocou
Raul Teixeira, não definir o potencial mediúnico ou sua moral, mas os atos
escondidos por detrás da alimentação, esses sim podem definir não somente o
potencial mediúnico, mas o potencial de moralidade de cada um. Pois quando
somos a favor a carne, quando defendemos uma alimentação carnista, defendemos
igualmente tudo o que foi citado nas duas tabelas. Sim, não é mais possível
dizer que não sabíamos. Caiu o pano, desvelou-se a verdade, que a escolha seja
de cada um, mas que não bradem, quem é tão conhecido no cenário espírita, em
favor a morte de animais sem contudo explicar os detalhes de como o bife chega
aos seus pratos.
Incomoda?
"Um homem não pode fazer o certo
numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é
um todo indivisível."
Mahatma Gandhi
E iríamos mais longe em dizer que, o
que afeta um, afeta outro...
A vida é um todo indivisível, não
queiram dividir quem sofre mais ou quem sofre menos, não queiram criar
privilégios, não queriam bradar a favor a morte, mesmo que para vocês os irmãos
animais não tenham qualquer significado.
Não nos culpem por conseguir enxergar
os animais como irmãos, enquanto vocês apenas conseguem enxergá-los como bife,
como carne, como alimento.
Façam o trabalho que lhes cabe e nós
faremos o nosso, em harmonia, dentro de um Planeta onde todos os seres merecem consideração,
pois todos, sem exceção, são criaturas de Deus.
Se vocês sabem que os animais tem
alma, se vocês sabem que eles possuem consciência e são seres sencientes, o que
lhes falta para mudar?
Há trabalho mais do que suficiente para todos, há lugar para todos, há espaço para todos. Mas quando não
sabemos viver na relação social saudável, quem é vegetariano começa atormentar
o outro que come carne: Como
você come carne? Como você carrega um cemitério na barriga? Como você sacrifica
os bichinhos? Da mesma maneira que o outro que
fala tem a língua ferina. As liberdades. Imaginemos se a criatura quer impor a
sua vontade a terceiros.Há compromissos nossos, ao nível
do indivíduo que somos e há compromissos nossos, ao nível da sociedade da qual
participamos. Saber viver em sociedade é uma arte.Raul Teixeira
O que dizem a nós, isso dizemos a vocês também:
Há trabalho mais do que suficiente para todos, há lugar para todos, há espaço para todos. Mas quando não sabemos viver na relação social saudável, quem se acredita sabedor de toda a Doutrina e de todos os caminhos começa atormentar o outro que não come carne: Como você não come carne? Como você , ao contrário de mim, não carrega um cemitério na barriga? Como você não sacrifica os bichinhos? Da mesma maneira que o outro que fala tem a língua ferina. As liberdades. Imaginemos se a criatura quer impor a sua vontade a terceiros.Há compromissos nossos, ao nível do indivíduo que somos e há compromissos nossos, ao nível da sociedade da qual participamos. Saber viver em sociedade é uma arte.
O que dizem a nós, isso dizemos a vocês também:
Há trabalho mais do que suficiente para todos, há lugar para todos, há espaço para todos. Mas quando não sabemos viver na relação social saudável, quem se acredita sabedor de toda a Doutrina e de todos os caminhos começa atormentar o outro que não come carne: Como você não come carne? Como você , ao contrário de mim, não carrega um cemitério na barriga? Como você não sacrifica os bichinhos? Da mesma maneira que o outro que fala tem a língua ferina. As liberdades. Imaginemos se a criatura quer impor a sua vontade a terceiros.Há compromissos nossos, ao nível do indivíduo que somos e há compromissos nossos, ao nível da sociedade da qual participamos. Saber viver em sociedade é uma arte.
Realmente, imagines querer impor suas vontades a terceiros, criticando, ironizando, prestando um grande Des-serviço a causa animal....
Ouçam suas próprias palavras para que não tenhamos que repeti-las para vocês
Para aqueles que não conseguem largar o vício da carne , vale a pena reler essa lenda
Conto Cherokee: Dois Lobos
Um velho avô Cherokee disse a seu neto, quando este veio
até ele, com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça,
-“Deixe-me contar uma história. Eu mesmo, algumas vezes, já senti grande ódio por aqueles que não têm qualquer arrependimento do que fazem. Mas o ódio te corrói, e não fere seu inimigo. É como tomar veneno, e desejar que seu inimigo morra. Lutei com esses sentimentos muitas vezes.” Ele continuou: “É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor, e não se ofende quando não teve intenção de ofender. Ele só luta quando tiver que lutar, e do jeito certo.
Mas o outro lobo, ah! Ele está cheio de raiva. O insignificante vai colocá-lo em estado de raiva. Ele luta contra todos, o tempo todo, sem nenhuma razão. Ele não consegue pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, por causa dessa raiva nada irá mudar.
Às vezes, é difícil viver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.
O garoto olhou bem dentro dos olhos de seu avô e perguntou: “Qual deles vence, vovô?”
O avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimentar”.
-“Deixe-me contar uma história. Eu mesmo, algumas vezes, já senti grande ódio por aqueles que não têm qualquer arrependimento do que fazem. Mas o ódio te corrói, e não fere seu inimigo. É como tomar veneno, e desejar que seu inimigo morra. Lutei com esses sentimentos muitas vezes.” Ele continuou: “É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor, e não se ofende quando não teve intenção de ofender. Ele só luta quando tiver que lutar, e do jeito certo.
Mas o outro lobo, ah! Ele está cheio de raiva. O insignificante vai colocá-lo em estado de raiva. Ele luta contra todos, o tempo todo, sem nenhuma razão. Ele não consegue pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, por causa dessa raiva nada irá mudar.
Às vezes, é difícil viver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.
O garoto olhou bem dentro dos olhos de seu avô e perguntou: “Qual deles vence, vovô?”
O avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimentar”.
Qual dos Lobos vocês alimentam?
É contra isso que lutamos:
Quando nos referimos aos oradores que
defendem publicamente alimentação
carnista, desejávamos mostrar que , co contrário deles, não estamos preocupados
com o potencial mediúnico, com a qualidade do passe, pois quem é médium é
médium 24hs por dias, sete dias por semanas, o mês inteiro e não apenas de
quarta, de sexta ou de sábado.
Não era, e nem é essa a nossa
preocupação, nossa única preocupação é com a crueldade que eles ignoram e que é
praticada pelos seres humanos para a obtenção da carne.Não ser cruel é um
grande passo para sermos morais.e a alimentação defendida por eles é a face
mais cruel da natureza humana: o descaso.
Pit bull é submetido a torturas medievais nos Estados Unidos : http://www.anda.jor.br/24/09/2013/pit-bull-submetido-torturas-medievais-estados-unidos
Crianças matam bois em matadouro iraniano: http://www.ogritodobicho.com/2013/01/criancas-matam-bois-em-matadouro.html
Três crianças usam gato como bola de futebol na Inglaterra: http://www.anda.jor.br/23/09/2013/tres-criancas-gato-bola-futebol-inglaterra
Mulher e criança agridem cruelmente um filhote de cão: http://www.ogritodobicho.com/2013/05/mulher-e-crianca-agridem-cruelmente-um.html
Adolescente de 14 anos se embriaga e mata filhote de cachorro em Campo Grande (MS): http://www.anda.jor.br/17/09/2013/adolescente-de-14-anos-se-embriaga-e-mata-filhote-de-cachorro-em-campo-grande-ms
Adolescentes torturam e matam um gatinho de 4 meses - Chile: http://www.ogritodobicho.com/2013/08/adolescentes-torturam-e-matam-um.html
Moradora de rua é apedrejada até a morte ao defender cães abandonados : http://www.anda.jor.br/27/09/2013/moradora-rua-apedrejada-morta-defender-caes
EUA discutem reabertura de matadouros de cavalos para consumo humano: http://www.anda.jor.br/25/09/2013/eua-discutem-reabertura-matadouros-cavalos
Touros tentam fugir da morte na cidade de Viana do Castelo em Portugal : http://www.anda.jor.br/18/09/2013/touros-fogem-da-morte-na-cidade-de-viana-do-castelo-em-portugal
Para transformar o mundo nisso
Criança que mal sabe falar, diz que animais tem que cuidar e não comer: http://www.ogritodobicho.com/2013/05/crianca-que-mal-sabe-falar-diz-que.html
Espanha: Freiras toureiras vs. crianças protetoras de animais; http://www.ogritodobicho.com/2013/05/espanha-freiras-toureiras-vs-criancas.html
CARTILHA ULINHA - DIREITO DOS ANIMAIS PARA CRIANÇAS: http://www.ogritodobicho.com/2012/03/cartilha-ulinha-direito-dos-animais.html
Referências
Empowerment como forma de prevenção de problemas de saúde em trabalhadores de abatedouros : http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102007000200021&script=sci_arttext
Carne vermelha e pratica mediúnica :http://www.osgefic.org.br/index.php/atividades/assistencia-espiritual/reunioes-mediunicas/762-carne-vermelha-e-prca-media
Acquamundo :http://www.acquamundo.com.br/conservacao-dos-oceanos.asp
Oceanário : http://www.oceanario.pt/cms/1255/
Planeta Sustentável :http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/agua-virtual-como-fazer-conta-577221.shtml
Infografico :http://mensageirosdaagua.org/blog/infografico-agua-nos-alimentos/
Simone Nardi
Demais links/continuação
Cartas/Emails que foram enviados aos oradores
Vegetarianismo e Espiritismo:Carta sobre " A Carne": pt 1
Vegetarianismo e Espiritismo:Carta sobre " A Carne".pt 2
Protetores de Animais - Carta enviada à José Carlos De Lucca
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