segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Fanatismo Religioso , a Cura - Parte 3

Filhote raposa


"Se o redentor viesse, ele viria contando piadas (...). No momento em que aprendermos a rir de nós estaremos imunes ao fanatismo" 

 AMÓS OZ


Lendo um artigo muito interessante sobre fanatismo religioso, algo me chamou a atenção, até porque há algum tempo atrás escrevi um texto sobre o riso que se chamava "Sorria como Jesus". Na época eu notara que poucos espíritas sorriam e confesso que ao ler o texto de José Medrado sobre o mesmo assunto, percebi através dele que nada parece ter mudado muito. Voltando ao principal; o texto dizia claramente que a grande maioria dos fanáticos carecia de alguma doença psicológica: o mau humor e o desapego à vida.Normalmente as pessoas mal humoradas são assim, desapegadas de tudo.

Amós Oz, pacifista israelense, nesse mesmo texto, dizia ter encontrado a cura para o fanatismo : O Bom Humor. "nunca vi um fanático bem-humorado, nem alguém bem-humorado se tornar fanático".

Realmente falta em muitas pessoas, sejam espíritas ou não, a Alegria e para quem ainda não sabe, o riso faz parte da alegria.Quando se fala em Deus, devemos sentir a alegria fluir de nossos corações.Ao estudarmos o Pentateuco, igualmente devemos nos sentir felizes por isso.Para que fechar a cara e discutir que na pergunta tal, número tal, não está escrito isso ou aquilo? Será que muitos não sorriem porque no Livro dos Espíritos não está escrito: Na pagina tal pelo espirito tal "Sorria" ? Ou porque os filme hollywoodianos nos mostram sempre um Jesus triste e amargurado trazendo a Boa Nova? Não seria uma Boa Nova se fosse nos trazer apenas tristeza e fanatismo.

Herculano Pires em seu livro " A Agonia Das Religiões", nos diz : 

"Mas se não procurarmos compreendê-lo em toda a sua grandeza(referindo-se ao espiritismo), é certo que o reduziremos a uma seita fanática de crentes obscurantistas. Evitemos essa queda no passado, para nós mesmos e para o mundo. Tenhamos a coragem de avançar sem muletas e sem temor para a Civilização do Espírito."

Não, nós espíritas não estamos ilesos do fanatismo; nossa única diferença talvez seja que coloquemos nos obsessores todas as culpas de nossos erros. Muitos de nós espíritas também não sorrimos, como se fosse um ato criminoso sorrir. A alegria não é crime. Devemos viver a vida com a felicidade que nos cerca, sorrir faz parte dela, lembre-se, o Bom Humor faz parte da cura de muitos males do corpo e do espírito e o fanatismo religioso é um dos piores males que pode nos afligir nos dias de hoje.

Vamos seguir o Pentateuco sim, mas sem fanatismo, sem decorar e nada compreender, há muitas verdades que Jesus não contou quando esteve entre os homens, nem por isso negamos o Espiritismo quando ele surgiu, as verdades nos são passadas aos poucos, talvez porque não tenhamos capacidade de compreende-las tudo de uma só vez, mas chegaremos lá, esse é o nosso destino.

Simone Nardi






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana