sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Fanatismo Religioso , a Kardeclatria - Parte 2

Flores de cactos


"O diabo empalidece comparado a quem dispõe de uma única verdade"(Emil Cioran)



Sempre que escrevo um artigo o faço baseado em casos que aconteceram ao meu redor ou que alguém contou ou que presenciei ao observar o mundo que me cerca. Muitas dessas vezes quando procuro falar de algo especifico, como é o caso agora, busco mais informações e referências sobre o assunto em livros ou até mesmo na Internet. O mais incrível quando se digita: "Fanatismo Religioso", é que se abrem inúmeras páginas, a grande maioria incriminando algumas religiões a qual nem preciso me referir, já que o noticiário sempre nos mostra as guerras religiosas em outros países.

Entre tantos artigos, acusações, refutações, deparei-me com uma frase que me enregelou o corpo: 

“libertamo-nos dos dogmas e do fanatismo. A fé raciocinada sobre a égide desta humildade, aconselhada e praticada pelo mestre lionês, levou-o na busca incessante da verdade, que sempre caracterizou suas ações, a correta elucidação conceptual de possessão, incitando-nos também a libertarmo-nos de duas outras; a dos ´dogmas´ e a do ´fanatismo´.”

Imediatamente voltou-me a lembrança do motivo pelo qual, estava eu, escrevendo novamente sobre o fanatismo religioso. A kardeclatria.

Como os fanáticos religiosos que repetem centenas de vezes as frases de seus livros sagrados o kardeclatra repete, de cor e salteado, de frente para trás e nas diagonais o Livro dos Espíritos. Posta perguntas e respostas em dezenas de sites, repete sem parar a todos que conhece, na porta do mercado, no centro espírita, repete, porém não explica. Ora bolas, afinal ele sabe de cor para que explicar?

Para ele apenas as obras básicas são passíveis de estudo. Enterrem as obras de Chico, Divaldo, Medrado e tantos outros por aí.Os espíritos que falam através deles como André Luiz , Emmanuel e sua turma, nada sabem. Aí deles se contrariarem a codificação. Hereges, não são espíritas, apesar de serem espíritos.

O fato é que na verdade, não há realmente essa contrariação da codificação, há o raciocínio lógico que leva as pessoas a dizerem coisas que não estão implicitamente escritas na obra, mas que não deixam de estar dentro dela. Tudo parte de uma questão de lógica e estudo sério que nos levará a todos, menos aos mais fanáticos, as mesmas respostas. Isso porque algumas vezes o kardeclatra se esquece que o próprio Allan Kardec disse, que a obra não estava acabada com o pentateuco, mas isso não vem ao caso, não para o kardeclatra, o que ele quer é repetir o que decorou: Na pergunta tal, numero tal, tem a resposta tal numero tal do espirito fulano de tal, nascido em tal lugar. Só. Silêncio. Sem explicação, porque ele não procurou fazer o que seu "ídolo" tanto pede: Fé raciocinada.

Não importa se está escrito no pentateuco " Não matarás", ao estudá-lo, a lógica dele o levará à pensar assim:" Não posso matar ". Mas não posso matar o quê? Quem? Quando? Por que fechar os olhos a tudo o que está escrito nas entrelinhas? Por que decorar perguntas e respostas ao invés de tirar delas, todas as lições que nos trazem a cada dia? Não, não posso matar e isso não se refere somente aos seres humanos, mas não posso matar animais, não posso matar plantas, não posso matar esperanças e alegrias, não posso matar o planeta.....

Somos todos criados por Deus? 

Quando me refiro a todos não coloco a classe humana acima de nenhuma outra diante da Criação. O Pentateuco diz que sim, que viemos da Luz de um mesmo Pai. É preciso então que esteja escrito lá : " Respeite os que não são da tua cor, respeite os que não são da tua religião, respeite os que lhe são inferiores pelos degraus da evolução, respeite as opções sexuais, respeite os que são altos, respeite os que são baixos, os que são obesos , os magrelos(essa é pra mim) porque, independente da tua visão limitada e da tua vontade, foi Deus quem Criou o Universo em que vive, seja mineral, vegetal ou animal?..... Se é preciso mesmo que esteja escrito, é porque ainda não aprendemos a ter a Fé raciocinada pedida por Kardec e como muitos outros descobriremos que somos fanáticos.

Agora, se já conseguimos ler nas entrelinhas, se conseguimos ir além da pergunta tal resposta tal do espirito tal, e tiramos dela algo escondido ali conseguimos compreender que a obra não termina -em cinco livros-  aí sim estamos exercitando a nossa lógica, nosso raciocínio e nossa fé. Seria mesmo o Espiritismo destinado a retroceder no tempo ao invés de avançar? Será que o Espiritismo hoje se resume mesmo em apenas cinco livros ou serão eles os alicerces da gigantesca casa espírita que ainda continua em construção?

Para achar um resposta, basta saber que a obra de Deus jamais termina e que nossa evolução lhe segue os passos. Tudo evolui, tudo mesmo, até as religiões.


Simone Nardi







©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana