Pata, foto de Sebastião Salgado |
O mundo é um lugar perigoso de se viver não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer" . Albert Einstein
Todas as mudanças mais difíceis que a humanidade já enfrentou foram por causas morais. Há séculos atrás quando vozes se levantavam contra a escravidão, muitas outras acusavam os abolicionistas de loucos e imorais. A luta prosseguiu e os loucos conseguiram libertar do jugo do homem branco, o homem negro que apesar da liberdade ainda não possuía direitos porque segundo alguns, não possuía alma.
Mais tarde foi a vez de lutar pelas mulheres que alguns diziam serem inferiores e tal como os negros também não possuíam alma. Uma questão moral defendida por uns e repelida por outros. A verdade prevaleceu.
E desde então a humanidade tem lutado por outras questões morais : o racismo, o anti-semitismo, o sexismo e agora uma nova palavra surge para causar furor naquelas pessoas de sempre, aquelas que não aceitam mudanças no qual o orgulho já está tão enraizado que qualquer atitude contrária, pode causar uma explosão : O Especismo.
E você deve estar se perguntando: O que é Especismo?
O Especismo é um tipo de racismo ,quando alguém considera sua raça superior a uma outra, nesse caso , o Especismo é quando um ser humano acredita que nenhuma espécie vivente, além dele, possui qualquer valor, passando a considerar que é moralmente possível infligir qualquer tipo de sofrimento a esses seres não-humanos. E o que são seres não-humanos? Aquele que conhecemos apenas como animais .
Mas, animais? Você só pode estar brincando, falar em racismo para com os animais. Isso é o que deve estar passando pela cabeça dos orgulhosos nesse exato momento, pois uma pessoa mais racional sabe que já passou da hora de começarmos a respeitar esses irmãos terrenos.
Pois é, acreditem ou não, eles são nossos irmãos. Não somos mais ou menos importantes que eles para Deus, por isso , diante da Divindade, eles possuem os mesmos direitos que nós. Embora muitos se neguem a aceitar isso.
É o orgulho criando vítimas inocentes.
Quem foi que deu ao homem o poder de reinar sobre os animais, senão sua própria mente cruel ? Quem garante que o homem a superior diante dos animais não humanos?
Que direito o homem possui de usar seus corpos, de divertir-se as suas custas, de abandoná-los como tem feito ao longos dos séculos?
Achar que somos superiores a qualquer criação Divina é ser especista. Aceitar que os animais não humanos não possuem direitos, é ser especista. Alimentar-se deles , fechando os olhos para seu sofrimento é ser especista.
O Especismo será outra luta moral. Árdua como outra qualquer.Cheia de inimigos. Cheia de tristezas, de perdas e vitórias, porém, como qualquer outra luta Moral, ela vai vencer os cegos e orgulhosos, os poderosos senhores da morte, e fará o verdadeiro amor prevalecer. O espiritismo não pode manter-se alheio a isso.
Não importa quantas derrotas tivermos, o que não podemos é esmorecer na caminhada para o Divino.
Chegará o dia em que um estábulo será tão sagrado quanto a família.
Sim, esse dia chegará.Com você, sem você e apesar de você, e quando esse dia chegar, eu quero estar do lado daqueles que lutaram pela moral e pela misericórdia.
E você? De qual lado quer estar?
Simone Nardi
23/04/2010
Nos Ajude a divulgar
©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
Todos os direitos reservados
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017