quinta-feira, 23 de maio de 2013

Irmãos Menores Animais?



Muitos questionam o termo utilizado por Francisco de Assis "Irmão Menor Animal", a Revista Sexto Sentido da Editora Mythos  nos deu a oportunidade de esclarecer o termo "menor" e e assim finalizar todas as dúvidas em relação a esse modo humilde e amoroso com que Francisco de Assis se dirigia a  esses nossos irmãos menores. A Revista  pode ser adquirida diretamente pelo site da Editora Mythos, a quem agradecemos a oportunidade do esclarecimento e da divulgação.



Transcrevemos aqui o artigo publicado na Revista Sexto Sentido

.

 Irmãos Menores Animais?



Muitas pessoas quando ouvem essa referência aos irmãos animais discordam de pronto, alegando que nós humanos é que somos menores em relação aos animais devido a todas as coisas que fazemos de ruim para eles. 



É preciso lembrar que essa expressão “Irmão menor animal” foi cunhada por Francisco de Assis e que não possui em momento algum a intenção de menosprezar ou inferiorizar os animais, ao contrário, ela atribui uma enorme responsabilidade a nós humanos em relação a estes que caminham conosco. De fato a própria ordem franciscana se chama “Ordem dos frades menores”, menores em humildade. Em uma passagem do Livro dos Espíritos encontramos uma dúvida parecida com a que cria certa confusão ao termo irmão menor. 



592. Se, pelo que toca à inteligência, comparamos o homem e os animais, parece difícil estabelecer-se uma linha de demarcação entre aquele e estes, porquanto alguns animais mostram, sob esse aspecto, notória superioridade sobre certos homens. Pode essa linha de demarcação ser estabelecida de modo preciso?

R. A este respeito é completo o desacordo entre os vossos filósofos. Querem uns que o homem seja um animal e outros que o animal seja um homem. Estão todos em erro. O homem é um ser à parte, que desce muito baixo algumas vezes e que pode também elevar-se muito alto. Pelo físico, é como os animais e menos bem dotado do que muitos destes. A Natureza lhes deu tudo o que o homem é obrigado a inventar com a sua inteligência, para satisfação de suas necessidades e para sua conservação. Seu corpo se destrói, como o dos animais, é certo, mas ao seu Espírito está assinado um destino que só ele pode compreender, porque só ele é inteiramente livre. Pobres homens, que vos rebaixais mais do que os brutos! Não sabeis distinguir-vos deles? Reconhecei o homem pela faculdade de pensar em Deus.”




Mas por que irmão menor?



Porque estamos todos em uma escalada evolutiva e por pior que cada um de nós possa agir em relação ao nosso outro, “é um ser à parte, que desce muito baixo algumas vezes e que pode também elevar-se muito alto” , estamos evolutivamente um degrau - se assim podemos colocar - acima destes irmãos. Despertamos para a moral, para a ética, podemos não usar, mas temos consciência disso. Conquistamos a linguagem, a diferença corporal. Temos consciência de um Deus e de que nossa responsabilidade é grande, embora nos apeguemos a auto-indulgência para continuarmos falhos. E sabemos que nosso “ Espírito está assinado um destino que só ele pode compreender, porque só ele é inteiramente livre”, embora não saibamos usar  dessa liberdade usando mal nossa razão.



A questão é que a palavra menor nos dias de hoje não nos remete mais ao termo humildade a qual Francisco se referia, por nossa própria culpa, por mudarmos constantemente o sentido das palavras ,foi  nossa vaidade que nos ensinou a crer que o inferior deve sofrer ao invés de ser protegido, nosso egoísmo que nos ensinou que o menor é sempre menos que nós, os maiores, só não sabemos maiores em “quê”.



Irmão Menor Animal, na concepção correta de Francisco de Assis, significa aquele ser que é humilde, que é simples e puro de coração;  os animais, assim como todos os seres vivos, vêm de muito longe numa luta evolutiva e redentora rumo a ascensão espiritual, assim como tão bem nos coloca o Espírito Emmanuel:



Os animais são os irmãos menores dos homens. Eles também, como nós, vêm de longe através de lutas incessantes e redentoras, e são, como nós, candidatos a uma posição brilhante na espiritualidade. Não é em vão que sofrem nas fainas benditas da dedicação e da renúncia, e a favor do progresso dos homens.



A evolução, segundo o Livro dos Espíritos ocorre assim para todos os seres vivos, conforme a questão 601:

601. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva?

“Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem, servidores inteligentes.”




No texto podemos ler a seguinte afirmação “São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos”, essa palavra inferior refere-se  a ser inferior na escalada evolutiva, por isso tanto a palavra inferior quanto a palavra menor devem ser interpretadas com a visão de “Escala Evolutiva” e não com a interpretação errônea, como vem acontecendo, na relação de dono-escravo na visão superior-inferior, pois cada Espírito, estando em determinada condição/estágio evolutivo será sempre inferior ou menor em relação àquele que já se encontra em uma escala evolutiva mais adiantada, tal como a escola, onde se inicia no primário e se chega à faculdade, a relação evolutiva é a mesma. O mineral assim se encontra em relação de inferioridade/menoridade ao vegetal. O vegetal é também inferior/menor em relação aos animais . Ou alguém é capaz de duvidar que um animal seja mais inteligente  e racional que arbusto ou uma pedra?  Assim os animais, mesmo já  conquistando inúmeros atributos,  ainda se encontram dentro da “Escala Evolutiva”, em condição menor/inferior aos seres humanos, por estarem numa fase animal ainda abaixo da evolução da fase animal da espécie humana.



O que reforça ainda mais a ideia de que a palavra menor não serve para denegrir os animais  surge na própria resposta da questão 601: “e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são” , ou seja, nos mundos superiores os animais estão numa escala evolutiva superior aos animais que dividem conosco este planeta, ou seja, nossos irmãos animais estão numa escala inferior/menor aos animais que habitam os mundos mais adiantados, assim como nós somos inferiores/menores aos seres “humanos” destes planetas mais adiantados.



Para dizermos que os animais são mais evoluídos que nós por serem bons ou perfeitos, precisaríamos igualmente imaginar que plantas e minerais igualmente são mais evoluídos e perfeitos que os seres humanos e estaríamos colocando os animais, além de nós mesmos, numa evolução abaixo de minerais e vegetais, o que não corresponde a Lei de Evolução onde tudo progride, cada um a seu tempo, num despertar crescente dos valores espirituais, morais e éticos.



Devemos apenas nos lembrar de uma frase simples encontrada no Evangelho segundo o espiritismo “ A quem muito foi dado muito será cobrado”  . Não somos inferiores aos animais na escala evolutiva, mas somos culpados por não seguir o caminho que Cristo nos apontou, o de amar ao próximo como a si mesmo; somos culpados por termos conquistado uma moral e uma ética, uma inteligência e um raciocínio superior a dos animais, porém usá-los contra eles e contra nós mesmos.  "Se fosseis cegos, não teríeis culpa"  nos disse Jesus, por isso somos culpados por saber e por não realizar. Os animais são nossos irmãos menores na escalada evolutiva e tal como crianças que cursam o primário, devem ser guiadas por aqueles que lhe são superiores intelectualmente:


Desde que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período da humanização, já não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a alma dos animais, como a árvore já não é a semente.



Essa é a verdadeira Lei de Progresso, degrau a degrau em uma elevação constante ao Pai.





Referências



Allan Kardec- Livro dos Espíritos

                        Evangelho Segundo o Espiritismo



André Luiz – Missionários da Luz

       Emmanuel – O Consolador


Simone De Nardi Grama

 

Redação do blog Irmão  Animais- Consciência Humana




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter    




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana