Muitos questionam o termo utilizado por Francisco de Assis "Irmão Menor Animal", a Revista Sexto Sentido da Editora Mythos nos deu a oportunidade de esclarecer o termo "menor" e e assim
finalizar todas as dúvidas em relação a esse modo humilde e amoroso com
que Francisco de Assis se dirigia a esses nossos irmãos menores. A Revista pode ser adquirida
diretamente pelo site da Editora Mythos, a quem agradecemos a
oportunidade do esclarecimento e da divulgação.
Transcrevemos aqui o artigo publicado na Revista Sexto Sentido
.
Irmãos Menores Animais?
Muitas pessoas quando ouvem essa referência aos irmãos
animais discordam de pronto, alegando que nós humanos é que somos menores em
relação aos animais devido a todas as coisas que fazemos de ruim para eles.
É preciso lembrar que essa expressão “Irmão menor
animal” foi cunhada por Francisco de Assis e que não possui em momento algum a
intenção de menosprezar ou inferiorizar os animais, ao contrário, ela atribui
uma enorme responsabilidade a nós humanos em relação a estes que caminham
conosco. De fato a própria ordem franciscana se chama “Ordem dos frades
menores”, menores em humildade. Em uma passagem do Livro dos Espíritos
encontramos uma dúvida parecida com a que cria certa confusão ao termo irmão
menor.
592. Se, pelo que toca à
inteligência, comparamos o homem e os animais, parece difícil estabelecer-se
uma linha de demarcação entre aquele e estes, porquanto alguns animais mostram,
sob esse aspecto, notória superioridade sobre certos homens. Pode essa linha de
demarcação ser estabelecida de modo preciso?
R. A este respeito é
completo o desacordo entre os vossos filósofos. Querem uns que o homem seja um
animal e outros que o animal seja um homem. Estão todos em erro. O homem é um
ser à parte, que desce muito baixo algumas vezes e que pode também elevar-se
muito alto. Pelo físico, é como os animais e menos bem dotado do que muitos
destes. A Natureza lhes deu tudo o que o homem é obrigado a inventar com a sua
inteligência, para satisfação de suas necessidades e para sua conservação. Seu
corpo se destrói, como o dos animais, é certo, mas ao seu Espírito está
assinado um destino que só ele pode compreender, porque só ele é inteiramente
livre. Pobres homens, que vos
rebaixais mais do que os brutos! Não sabeis distinguir-vos
deles? Reconhecei o homem pela faculdade de pensar em Deus.”
Mas por que irmão menor?
Porque estamos todos em uma escalada evolutiva e por pior que cada
um de nós possa agir em relação ao nosso outro, “é um ser à parte, que
desce muito baixo algumas vezes e que pode também elevar-se muito alto” , estamos evolutivamente um degrau - se assim podemos colocar -
acima destes irmãos. Despertamos para a moral, para a ética, podemos não usar,
mas temos consciência disso. Conquistamos a linguagem, a diferença corporal.
Temos consciência de um Deus e de que nossa responsabilidade é grande, embora
nos apeguemos a auto-indulgência para continuarmos falhos. E sabemos que nosso
“ Espírito está
assinado um destino que só ele pode compreender, porque só ele é inteiramente
livre”, embora não saibamos usar dessa
liberdade usando mal nossa razão.
A questão é que a palavra menor nos dias de hoje não
nos remete mais ao termo humildade a qual Francisco se referia, por nossa
própria culpa, por mudarmos constantemente o sentido das palavras ,foi nossa vaidade que nos ensinou a crer que o
inferior deve sofrer ao invés de ser protegido, nosso egoísmo que nos ensinou
que o menor é sempre menos que nós, os maiores, só não sabemos maiores em
“quê”.
Irmão Menor Animal, na concepção correta de Francisco
de Assis, significa aquele ser que é humilde, que é simples e puro de
coração; os animais, assim como todos
os seres vivos, vêm de muito longe numa luta evolutiva e redentora rumo a ascensão
espiritual, assim como tão bem nos coloca o Espírito Emmanuel:
Os animais são os irmãos menores dos homens. Eles
também, como nós, vêm de longe através de lutas incessantes e redentoras, e
são, como nós, candidatos a uma posição brilhante na espiritualidade. Não é em
vão que sofrem nas fainas benditas da dedicação e da renúncia, e a favor do
progresso dos homens.
A evolução, segundo o Livro dos Espíritos ocorre assim
para todos os seres vivos, conforme a questão 601:
601. Os animais estão
sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva?
“Sim; e daí vem que nos
mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são,
dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao
homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem, servidores
inteligentes.”
No
texto podemos ler a seguinte afirmação “São sempre, porém, inferiores ao homem
e se lhe acham submetidos”, essa palavra inferior refere-se a ser inferior na escalada evolutiva, por
isso tanto a palavra inferior quanto a palavra menor devem ser interpretadas
com a visão de “Escala Evolutiva” e não com a interpretação errônea, como vem
acontecendo, na relação de dono-escravo na visão superior-inferior, pois cada
Espírito, estando em determinada condição/estágio evolutivo será sempre
inferior ou menor em relação àquele que já se encontra em uma escala evolutiva
mais adiantada, tal como a escola, onde se inicia no primário e se chega à
faculdade, a relação evolutiva é a mesma. O mineral assim se encontra em
relação de inferioridade/menoridade ao vegetal. O vegetal é também
inferior/menor em relação aos animais . Ou alguém é capaz de duvidar que um
animal seja mais inteligente e racional
que arbusto ou uma pedra? Assim os animais,
mesmo já conquistando inúmeros
atributos, ainda se encontram dentro da
“Escala Evolutiva”, em condição menor/inferior aos seres humanos, por estarem
numa fase animal ainda abaixo da evolução da fase animal da espécie humana.
O
que reforça ainda mais a ideia de que a palavra menor não serve para denegrir
os animais surge na própria resposta da
questão 601: “e daí vem que nos mundos superiores, onde os
homens são mais adiantados, os animais também o são” , ou seja, nos mundos
superiores os animais estão numa escala evolutiva superior aos animais que
dividem conosco este planeta, ou seja, nossos irmãos animais estão numa escala
inferior/menor aos animais que habitam os mundos mais adiantados, assim como
nós somos inferiores/menores aos seres “humanos” destes planetas mais
adiantados.
Para
dizermos que os animais são mais evoluídos que nós por serem bons ou perfeitos,
precisaríamos igualmente imaginar que plantas e minerais igualmente são mais
evoluídos e perfeitos que os seres humanos e estaríamos colocando os animais,
além de nós mesmos, numa evolução abaixo de minerais e vegetais, o que não
corresponde a Lei de Evolução onde tudo progride, cada um a seu tempo, num
despertar crescente dos valores espirituais, morais e éticos.
Devemos
apenas nos lembrar de uma frase simples encontrada no Evangelho segundo o
espiritismo “ A quem muito foi dado muito será cobrado” . Não somos inferiores aos animais na escala
evolutiva, mas somos culpados por não seguir o caminho que Cristo nos apontou,
o de amar ao próximo como a si mesmo; somos culpados por termos conquistado uma
moral e uma ética, uma inteligência e um raciocínio superior a dos animais,
porém usá-los contra eles e contra nós mesmos. "Se fosseis cegos, não teríeis
culpa" nos disse Jesus, por isso
somos culpados por saber e por não realizar. Os animais são nossos irmãos
menores na escalada evolutiva e tal como crianças que cursam o primário, devem
ser guiadas por aqueles que lhe são superiores intelectualmente:
Desde que o princípio
inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período da
humanização, já não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a alma
dos animais, como a árvore já não é a semente.
Essa é a verdadeira Lei de Progresso, degrau a degrau em uma
elevação constante ao Pai.
Referências
Allan Kardec- Livro dos
Espíritos
Evangelho Segundo o Espiritismo
André Luiz –
Missionários da Luz
Emmanuel – O Consolador
Simone De Nardi Grama
Redação do blog Irmão Animais- Consciência Humana
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