quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vampiros Existem? pt. 2




Vampiros e Vampirismo







Imagem: Filme, Nosferatu, o vampiro

Na idade média o mito do vampiro era amplamente difundido entre os camponeses. Esses seres noturnos eram vistos em todas as partes , atacando os incautos que saíssem após o anoitecer.O povo se protegia como podia, cruzes, estacas e um tempero muito familiar para todos. O Alho.


Trazemos nessa segunda parte, ainda científica, a explicação da medicina sobre a existência ou não dos vampiros.



Vampirismo


A medicina explica



Porfiria


Imagem: Porfiria

Essa é uma doença rara do sangue, do grego porphiros, significa vermelho-arroxeado. É uma doença genética que causa mal funcionamento do grupo Heme da Hemoglobina( pigmento que faz com que o sangue seja vermelho).

Alguns dos sintomas da Porfiria são :

1- Fotossensibilidade : que leva a causa de lesões da pele. 

Imagem: Porfiria, sensibilidade a luz,mãos

2- Hirsurtismo : o corpo tenta se proteger da luz e dispara o alarme, o que ocorre então é o crescimento exagerado de pelos pelo corpo todo e em lugares nada habituais , forçando a pessoa a afastar-se da luz e sair apenas a noite.





Problemas  nos dentes causados pela porfiria


3- Pigmentação : a pele apresenta ou não zonas de pigmentação. Os dentes podem ficar vermelhos, causando grandes transtornos ao doente. 






Devidos a alguns desses sintomas, a exposição a luz torna-se de certa forma perigosa, pois para defender-se o organismo reage de forma brutal. As lesões na boca deixam-na constantemente aberta, os pelos crescem pelo corpo, o excesso de oxigênio absorvido pelas porfirias causa a destruição dos tecidos mais expostos(mãos, dedos, rosto) podendo transformar as mãos do doente em garras.Os dentes, agora expostos, adquirem aparência maior, como se fossem presas.(Característica também parecida com a Licantropia.

Sem tratamento a pele acaba adquirindo um aspecto retalhado de cicatrizes e a anemia causada pela doença acaba por causar a palidez cadavérica nos doentes.Ainda não se tem uma cura para a doença, mas alguns sintomas podem ser aliviados através de injeções de concentrados de glóbulos vermelhos(hemácias) ou soluções do grupo Heme.O uso de filtro solar é sempre recomendado.

Porfiria aguda 
Devemos recordar porém que o mito do vampiro surgiu há muito tempo atrás e que naquela época as injeções de hemácias não existiam, mas a doença já. O doente então, repulsivo para aqueles que o viam, desesperava-se e fugia, escondendo-se durante o dia e saindo apenas a noite.Talvez, em sua ânsia de buscar a cura, já que o organismo solicitava-lhe a obtenção de carne crua e quem poderá negar, até mesmo sangue repleto de hemácias - o que melhoraria e muito os sintomas assim como as injeções - talvez um ou outro doente matasse animais, ou até mesmo pessoas para se alimentar deles de seu sangue.

E o Alho? 

No fígado existe uma enzima cuja função é remover do organismo substâncias não solúveis, cumprindo a função desintoxicante do fígado. Acontece que essa enzima também possui o Grupo Heme( o mesmo causador da Porfiria).

Resumindo, a ingestão do alho poderia destruir a enzima e prejudicar ainda mais o funcionamento do fígado, tornando a doença ainda mais severa.

Imagem: Urina avermelhada pela porfiria
A Porfiria pode causar ainda mau hálito , saliva e urina vermelha, distúrbios nervosos e comportamento maníaco em alguns pacientes já com predisposição.

Por ser uma doença ainda rara, é pouco conhecida dos médicos que quase nunca conseguem fazer um diagnóstico com rapidez e precisão.Se ainda hoje ela demora a ser reconhecida, o que seria então de seus portadores na Idade Média?

Vampiros?

De certa forma ficaram sim estigmatizados por causa da doença que hoje a ciência ainda tenta compreender.

Vamos então estudar o que o espiritismo nos diz sobre o vampirismo.

Já lemos muito sobre figuras assombrosas que rondam os matadouros em busca do fluído vital do bois que são mortos ali. As descrições sãos parecidas até porque, fora do envoltório carnal, o espírito pode tomar a forma das mais diversas possíveis. Deformações, garras entre outras coisas podem aparecer por causa de sua vibração .

André Luiz relata-nos o caso de uma médica, ginecologista, que apareceu diante dele envolvida por inúmeros pontos negros e o mentor espiritual acaba explicando-lhe que esses pontos são os abortos praticados por ela, e que ela era considerada pela espiritualidade como vampira, pois que roubava a vida das crianças.

Miramez nos retrata a imagem de muitos vampiros que rodeavam os corpos inertes dos bois que foram abatidos para virar alimento. 

Imagem: Cruz, proteção contra vampiros
Luiz Sérgio em muitos de seus livros, não esconde a tristeza ao ver um viciado cercado de vampiros que tentam buscar, através de seu perispirito, a própria droga que os matou. Assim acontece com os alcoólatras, com aqueles viciados em sexo, com os que fumam e com outros tantos que não conseguem se controlar e se deixam arrastar pelo vício.

Esse é apenas o início, de uma longa jornada para estudarmos o que é vampirismo e qual as suas consequências.


Para ler mais:



Assine : Grupo de discussão Espírita Clara Luz 



Para assinar mande um email para:clara_luz-subscribe@yahoogrupos.com.br








Gostou deste artigo? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2009
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana