segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os animais têm alma?


Sim,os animais têm espírito. Basta revermos a questão 597 do Livro dos Espíritos, Kardec pergunta : "há nos animais um princípio independente da matéria?" . É claro que Kardec estava se referindo ao Princípio Inteligente , diferente do Princípio Material, ambos referidos na questão 27 do L.E .A resposta dos Espíritos à questão 597 é: "Sim, e que sobrevive ao corpo".

Este mesmo assunto está referido em “A Gênese” Cap.3 item 21: "a verdadeira vida, do animal, tal como a do homem, não se encontra no envoltório corporal; ela está no Princípio Inteligente que preexiste e que sobrevive ao corpo".  Segundo Leon Denis, o Principio Inteligente sonha nos animais.Revendo esta belíssima citação poética , lemos que a alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem. Esta citação poética tem um respaldo importante em toda a obra doutrinária, pois, o P.I. estagia nos vários níveis evolutivos na busca de seu progresso espiritual.

Em André Luiz - Evolução em dois Mundos - Cap.5 "Células e Corpo Espiritual" lemos: com o transcursos dos evos, surpreendemos as células como PIs de feição rudimentar, a serviço do PI em estágio mais nobre nos animais superiores e nas criaturas humanas,renovando-se continuamente no corpo físico e no corpo espiritual,em modulações vibratórias diversas, conforme a inteligência que assenhoreia, depois do berço e depois do túmulo.

Em "O Livro dos Espíritos" item 540, está expresso "...é assim que tudo serve, tudo se encadeia na natureza desde o átomo primitivo até o Arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo".

Os animais reencarnam?

Sim, os animais reencarnam. Há alguns anos o prezado médium Divaldo P. Franco relatou-me caso ocorrido segundo ele com o nosso querido Chico Xavier. Disse-me ele que Chico possuía um cachorro de nome Don Pedrito, e este cachorro morreu atropelado. Chico muito afetuoso também com os animais, lamentou o desencarne de Don Pedrito. Passou-se algum tempo, Chico ia andando na rua e um cachorrinho começou a segui-lo. Chico não prestou muita atenção até que Emmanuel o advertiu: "Chico pare e olhe para este cachorrinho". E Chico surpreso responde: por quê? E mais surpreso ainda ouve de Emmanuel: "é o Don Pedrito que está voltando para você”. Chico tomou o cachorrinho nos braços, levou apara casa e passou a chamá-lo de brinquinho, relatado em vários livros.


Irvênia Prada



Palestra Virtual em: www. Espiritismo.net/file/1/arquivos/pv140303.pdf




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter    






Um comentário:

  1. Infelizmente nao entendo como um espírito tão equilibrado igual o do Chico podia se alimentar dos nossos irmãos animais.

    ResponderExcluir

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana