segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Dogmas e Polêmicas no Espiritismo? - Parte 3

Allan Kardec

E por que escrevi tanto sobre dogma e polêmica para chegar até aqui? Porque uma amiga recebeu de uma Federação Espírita o seguinte comunicado, ao pedido dela, para que nos "jornaizinhos" distribuídos, não se tocasse apenas em assuntos que todos estavam dispostos a conversar, mas que se falasse também sobre o assunto: Animais e Vegetarianismo.

Eis a resposta: 

"Evitamos temas ainda considerados polêmicos pelos "mais conservadores", já que o objetivo da (...) é "unir" as casas espíritas. Somente quando o assunto é inadiável, abordamos esses temas, como aborto, células troncos, etc(...)."



Depois de alguns dias, questionei um amigo sobre o mesmo assunto e a resposta foi à réplica do que eu havia lido:

"Esse é um assunto ainda polêmico dentro do Espiritismo, o pessoal mais conservador não aceita, e se eu tocar no assunto as pessoas podem se assustar".

Depois disso ainda podemos dizer que não existem dogmas dentro do Espiritismo? Que não existem assuntos polêmicos e assustadores? Vamos nos sintonizar com o Espiritismo ou com os "mais conservadores"? Afinal de contas eles são o Espiritismo ou o Espiritismo é a Doutrina que reúne, Filosofia, Ciência e Religião, que necessita da verdade para nos levar ao conhecimento?

Não vamos chegar impondo que todos sejam vegetarianos, sabemos que muitos não vão conseguir, mas nada, absolutamente nada, pode nos impedir de semearmos a terra fértil. Se há aqueles que não querem mudar, há também aqueles que necessitam ouvir e ouvindo, desejam mudar; também há aqueles a favor do aborto, sabemos que é preciso respeitar as opiniões, mas mesmo assim temos total liberdade de falar contra esse ato. Mas o tema dos animais e do mal que infligimos a eles, já é inadiável há séculos, e não deve mais ser encarado como polêmica que não deva ser discutida nem como dogma que deva ser aceito, mas sim como uma dialética para o descobrimento da verdade sobre o que fazemos com eles.

Não queremos exigir que os "mais conservadores" se penalizem pela dor dos nossos irmãos animais, não, queremos mostrar à eles e a nova geração Espírita que os animais são, realmente, nossos irmãos, que possuem alma e sentimentos, que sentem medo e dor e fazer brotar dessa maiêutica, a descoberta de novas respostas, e de uma nova posição diante desse novo conhecer. É preciso se posicionar diante de tanta dor, é preciso atitudes que mudem o rumo desse sofrimento, é preciso um Espiritismo menos conservador e mais atuante diante de uma verdade que fica mantida na escuridão: Os animais são nossos irmãos. Só que um irmão não mata outro quando existe o amor.

Leonardo Kurcis foi brilhante ao dizer:  "Não se pode defender o que não se ama, e não se pode amar o que não se conhece".

É preciso ao Espiritismo fazer conhecer essa verdade, fazendo com que tomemos uma posição diante dessa realidade e diante do sofrimento dos animais que nós, seus irmãos mais velhos, lhes impomos. Se é preciso amar para defender, é obrigação do Espiritismo dar a conhecer, ensinar e, chegando a esse termo, veremos em que solo caíram as nossas sementes: se em pedra ou em terra fértil. Sempre haverá um caminho, o que não se pode nunca é fechar a estrada.

Abrir o coração e a mente, é o primeiro passo para se eliminar os dogmas. 



Referências Bibliográficas

KARDEC
,Allan - Livro dos Espíritos –FEB
KARDEC,Allan – Evangelho Segundo o Espiritismo –FEB
KURCIS, Leonardo – CD do Programa Autodescobrimento Rádio Boa Nova
KREISLER, Kristin Von – A Bondade nos Animais - Cultrix
KREISLER, Kristin Von – A Compaixão dos Animais - Cultrix

Simone Nardi 





Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2008
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana