domingo, 15 de outubro de 2006

Especismo seletista




           Já em outros artigos, abordei temas específicos ao significado da palavra Especismo, por isso acho desnecessário falar novamente sobre isso, até porque, com o desenvolvimento desse artigo, até mesmo o leitor de primeira viagem nesse assunto compreenderá seu significado.
Aqui, quero apenas tratar do Especismo-Seletivo que se instalou entre os protetores de animais.Sim, é isso mesmo, logo aqueles que cobram tanto dos vivisseccionistas, dos promotores de rodeios, dos donos de circos, enfim, aqueles que se intitulam “Protetores de Animais” e que são contra todo tipo de crueldade que possam vir a sofrer, padecem dos mesmos problemas de seus “inimigos”, ou seja, são também especistas, seletistas é verdade, mas não o deixam de ser.


Sei que vou comprar uma briga feia agora com esse assunto, mas acho que não adianta tentarmos pescar novas consciências para a causa animal, se entre nós, há também aqueles que praticam ou aceitam crueldades contra animais.
Retirar cães e gatos da rua castrar-lhes e dar-lhes uma nova vida, é por si só Maravilhoso, mas isso não basta para que as pessoas tragam para si o título de protetor de animal, nem servirá de exemplo para que outras pessoas passem a criar a consciência do direito animal.Até porque cães e gatos não são os únicos animais a precisarem de nossa ajuda.
Ou será que são???
Obviamente que não.
Embora cães e gatos sofram diante de nossas vistas - que é a desculpa mais usada por alguns protetores - devemos além deles, ajudar aqueles que não vemos, porém sabemos, sofrem muitas vezes mais, que muitos dos animais que tiramos da rua.
E que não se valham daquela antiga frase hipócrita, de que: Se os olhos não veem o coração não sente.
Feche seus olhos e coloque o dedo sobre uma brasa, vai doer do mesmo modo,o que não significa que, por não vermos o animal ser abatido ele sofra menos e até porque, muitos protetores especistas-seletistas, sabem muito bem pelo que os outros animais que eles não ajudam, passam.
Raro o protetor que ainda não tenha assistido Earthlings.
E como são esses protetores?São pessoas que dizem amar os animais, pessoas que muitas vezes tiram da boca para ajudar um animal carente, pessoas que saem na chuva para resgatar animais doentes e que não medem esforços para ajuda-los só que, não despertaram totalmente suas consciências para a verdadeira proteção animal nem para os direitos que esses animais devem ter, ou seja, o Direito a Vida.
Acreditam realmente que apenas cães e gatos devam ser dignos de sua compaixão, porque estão ali, nas ruas, sofrendo.Mas e os animais nos abatedouros? Nas granjas? Não merecem eles um pouco de nossa compaixão e dignidade?
Quantas vezes não vemos aquele protetor autoritário, cobrando que as pessoas ajudem os animais, lutando contra as farras de boi, assinando petições contra rodeios, em meio a boicotes a circos, a vivissecção,touradas, um verdadeiro lutador, e depois de tudo isso vamos encontra-lo convidando os amigos, para se encontrarem numa boa churrascaria!
Acaso os bois não são animais dignos de compaixão?
Pode-se lutar contra a morte deles na farra, o uso deles nos rodeios, porém pode-se permitir sua morte para que seu apetite seja saciado.Esse é um Especismo-Seletivo, onde as classes de animais são escolhidas por algumas pessoas, uns para serem amados, outros para serem ignorados.
Um dos muitos protetores, com quem abordei esse assunto, foi tão claro ao explicar os motivos que o levavam a se alimentar de outros animais:
“Defendê-los das farras e touradas não implica em parar de comê-los”
Talvez tenha sido a frase mais hipócrita que eu já tenha ouvido de quem deveria defender os animais, e não alimentar-se deles.
Talvez Earthlings desperte mais pessoas que ainda não são sensíveis a causa animal do que aqueles que estão no meio dela.
Então passamos a classificar, ao menos eu passei, a classificar esses ditos protetores de “ Protetores de Cães e Gatos”, e não de “Protetores de Animais” –considerando que bois, galinhas, porcos e peixes também são animais- que, tal como aqueles que hoje são contra os Direitos dos Animais, alguns se mostram terrivelmente contrários , a tal mudança ética.
Claro que despertar para o auxilio de cães e gatos é importante, mas adormecer aí é prosseguir dando margem à crueldade de outras pessoas, sem dizer que protetores que comem animais estão virando alvo de chacotas dos especistas de plantão.
“Você defende animais, e porque os come?”.
Contra tal pergunta, só basta ao protetor amargar o terrível silêncio de sua consciência e descobrir-se apenas um protetor de cães e gatos e não de todos os animais.
Ou seja: Especismo Seletista
Ele escolhe quem ajudar, e escolhe quem vai morrer para a saciar seu apetite.
Ele é contra a China e a Coréia comerem cães, mas não é contra que bois, porcos e galinhas morram para alimentá-lo.
E não adianta usar da “tradição” de dizer que isso é tradição ou da “cultura” de dizer que essa é a nossa cultura; um indiano na certa acha tão abominável que se coma carne de vaca, quanto um protetor ocidental acha um absurdo comer cães.
Acho que já basta desse especismo seletista que arma, com mais argumentos, aqueles que indubitavelmente são especistas convictos com todos os animais, esses ao menos não são hipócritas.
Os protetores precisam se conhecer melhor para saber o que realmente são e o que realmente buscam, não adianta querer despertar nos especistas, o amor pelos animais, quando eles mesmos possuem sua parcela especista.
Será que eles já imaginaram o que seria deles, se todos os especistas criassem a consciência de libertação animal que pregamos e deixassem, de um dia para o outro, de criar animais para a morte.O que esses protetores iriam comer????
Especismo Seletista de protetores, mais uma mudança moral que deve, imprescindivelmente ocorrer no movimento dos Direitos Animais, do contrário não teremos voz para lutar por eles já que, muitos deles serão ainda mortos, por culpa de uma consciência que ainda não despertou para a verdade.
Todos os animais merecem viver com dignidade e todos, merecem receber a nossa compaixão, não podemos mais escolher aquele que nos fará companhia, ou aquele que estará em nosso prato no dia de Natal.
O Especismo Seletivo deve ter fim antes de acabarmos de vez com o verdadeiro especismo dos seres humanos, aquele que ergue a mão para defender, jamais deve usá-la para permitir a morte.
Nós que somos a voz dos animais, temos que honrar nosso trabalho de forma radiosa e não de forma vergonhosa. Não podemos pedir paz aos especistas, quando nós mesmos temos nossas guerras particulares contra os animais.


Simone Nardi
15/10/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana