RETRANCA |
A produção de três livros sobre a
espiritualidade dos animais rendeu muitos novos conhecimentos sobre o assunto;
o que não pôde se tornar e-book acabou virou artigo- alguns maiores que o
normal - trazendo assuntos de referência sobre o que ocorre ao redor do tema “a
espiritualidade dos animais”.
Por que ao redor?
Porque o tema central desperta a curiosidade
nos tutores, o que os levam a buscar inúmeros recursos holísticos no tratamento
de seus animais. Alguns passam a rever a alimentação; outros acreditam que uma
coisa não esteja relacionada com a outra. Fato é que, a questão do que ocorre
ao redor dessa busca é que está se tornando interessante e peculiar.
Ao estudarmos algumas religiões para o
trabalho sobre os Chacras, as energias envolvidas, a comparação de como essa
energia é utilizada por alguns grupos bem como o que pode ou não interferir nos
resultados, descobrimos coisas que vão à contramão do cuidado com o próximo –
animal ou humano – disfarçado de “preocupação” com o meio ambiente.
Para este artigo escolhemos apenas quatro religiões/doutrinas:
Espiritismo. Catolicismo. Seicho-no-ie. Igreja Messiânica.
Por que apenas estas? Porque falar de todas
daria um livro e não é esta a intenção no momento.
A intenção era apenas buscar a Benção:
utilizada no catolicismo e que se destina aos animais apenas uma vez por ano -
no dia de Francisco de Assis- enquanto que, os demais dias ela é “distribuída”
em todas as missas para todos cristãos. A Benção nada mais é do que uma forma
de Energia Universal, Energia Divina que é responsável por muitos casos de
curas em todas as religiões e não religiões – como no Reiki -.
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Qual o significado dos animais para a Igreja
Católica? Nenhum interesse ou significado especial. Para o catolicismo o
respeito a todas as Criações Divinas até existe, porém nada impede que sejam
utilizados – dentro deste “respeito” – em experiências, em touradas [1] e na
própria alimentação. O catolicismo coloca que animais e plantas, por serem
seres inanimados foram criados para o “bem” da humanidade. Tal pensamento ainda
se baseia no Genesis e no fato de Deus ter concedido ao ser humano o “domínio”
sobre os demais seres - palavra esta ainda mal compreendida.
O Papa Francisco
até têm dito algumas palavras consoladoras sobre a relação humana com os
animais, mas tem-se mantido no confortável campo de tratar animais apenas os Cães
e os Gatos, olvidando que o abate e a experimentação animal – entre outros- são
os que mais tiram as vidas destas Criações Divinas.
TIME 2
O Espiritismo - para quem acompanha o Blog –
já conhece de cor e salteado as palavras dos espíritos a respeito dos animais,
em um resumo rápido: Sim, os animais têm alma, têm espirito, perispírito _
corpos astrais -. Sim, animais desencarnam e reencarnam tal como os seres
humanos, tudo dentro de sua caminhada evolutiva. Mas na maioria dos casos o
respeito pela Criação Divina se mantém, novamente, no campo de Cães e Gatos.
Quando se trata de falar da alimentação a base dos outros animais normalmente o
espirita é reticente e retranqueiro. Coloca o Livro dos Espíritos no gol e
todos os grandes baluartes – em sua maioria defensores do carnivorismo – na
zaga e no meio campo, reforçando a ideia de que matar é permitido por Deus,
pois se trata de uma “necessidade humana”. Hoje o passe, a Energia Universal,
um pouco mais compreendida não mata mais os animais como as energias negativas
do Sr. T.
TIME
3
Então fomos estudando as Energias Universais
e nos lembramos de um amigo - carnívoro por sinal - que pertencia a Igreja
Messiânica que aplica o Johrey, uma forma de passe-reiki-benção, mas a mesma
Energia que Deus forneceu aos seres para que se utilizassem dela para a cura.
Por necessidade entramos no site para conhecer o pensamento da religião em
relação aos animais.
A principio quando se lê o ideal de vida da
Igreja Messiânica, sente-se que como o Espiritismo ela está no caminho correto
ao colocar que ensina seus seguidores a compreenderem a existência do
invisível, do espírito que habita, segundo eles, homens, vegetais e animais.
“[...] que não só
o homem, mas os animais, os vegetais e todos os demais seres, têm espírito.
E que estes animais, ao serem sacrificados para servir de alimento ao ser
humano, estão servindo de instrumento para a concretização do Paraíso
Terrestre a ser construído por este. Seu objetivo final é reconduzir a
humanidade a uma vida concorde com a Lei da Natureza e construir uma nova
civilização, alicerçada na verdadeira saúde, na prosperidade e na paz.”
A discussão deste pequeno trecho por si só,
geraria um novo artigo. A Korin é a empresa da Igreja Messiânica - seu fundador
foi Motiki Okada - que produz alimentos de origem orgânica e não da forma
tradicional.
Todo mundo já ouviu falar sobre a explosão
dos produtos orgânicos no mundo todo, pessoas que se preocupam com a saúde e
com o meio ambiente, mas que pouco se importam com a vida dos animais que
consomem. Sim, porque tratar os animais de forma mais generosa, mesmo que
culminando com sua morte [2], destrói qualquer traço de bondade que se acredita
possuir e isto não está “concorde a Lei da Natureza”. Como podemos ver, não há
muita diferença entre o que pensam os messiânicos e os católicos, já que
imaginam que Deus tenha criado animais para servirem aos seres humanos.
Mas, frente ao caos que é a Korin em relação
aos animais, encontramos uma Doutrina que finalmente teve um líder com coragem
de dizer ao mundo: Os animais merecem respeito.
TIME
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EQUILIBRIO
Não, não foi Chico Xavier, nem o Papa
Francisco ou Motiki Okada, foi o Sr. Masanobu Taniguchi, líder mundial da
Seicho-no-ie – fundada por Masaharu Taniguchi. Em 2006 ele já relatava através
de artigos os problemas que uma alimentação carnívora gerava tanto física
quanto espiritualmente. Podemos notar que todas as religiões/doutrinas
anteriores tocam no assunto espiritualidade e paz, mas somente uma teve coragem
e vigor de levar esse conceito com tanta seriedade, pois ele retrata no artigo
todo o ciclo de destruição para a produção de carne - mesmo a orgânica, pois
tirar uma vida é tão destrutivo quanto obrigar o outro a matar por você.
A orientação
alimentar da Seicho-no-ie hoje e de que todos os seus adeptos busquem essa
alimentação sem crueldade, preservando não apenas o meio ambiente, mas a vida
de animais que foram forjados pelas Mãos Divinas. Ele obriga todos a se
tornarem vegetarianos?
Não. Masanobu
reconhece a dificuldade humana em mudar, em se reformar, em olhar os animais
com olhos de amor, porém ao colocar essa nova visão ele mostrou a todos que:
Sim, podemos viver bem sem matar os animais, pois eles jamais foram forjados
por Deus para serem mortos em nome de apenas uma espécie.
Em menos de
200 anos – a Seicho-no-ie foi fundada em 1° de março de 1930 – a Doutrina conseguiu dar um salto
que os espiritas vêm procrastinando há várias reencarnações seguidas.
Nem vamos tocar, neste momento, no Catolicismo e nem na Igreja
Messiânica, estes em grande atraso espiritual e ético perante a
responsabilidade humana frente às Criações Divinas.
Temos
de considerar, porém, a máquina econômica do interesse e da harmonia coletiva,
na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser
destruídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Consolemo-nos com a visão
do porvir.... (http://irmaosanimais-conscienciahumana.blogspot.com.br/2017/11/o-espiritismo-e-as-industrias-da-morte_22.html)
No entanto, esse “porvir” espírita jamais ocorre, enquanto que, por
outro lado, o porvir da Seicho-no-ie já se faz presente. Eles não estão
esperando a mudança, eles estão sendo a mudança que desejam ver no Planeta. O
campo a ser semeado não se semeia sozinho, é preciso que o lavrador are a terra
e jogue nelas as sementes. Enquanto o espiritismo aguarda que seu campo seja
semeado por um “porvir”, o campo da Seicho-no-ie já foi lavrado e semeado e em
breve ela colherá os frutos que plantou. Os frutos de respeito, paz e
serenidade entre seres humanos e animais.
A Paz não se constrói matando.
Simone
Nardi
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