sexta-feira, 5 de março de 2010

LICANTROPIA , ZOANTROPIA E CINANTROPIA NA VISÃO ESPÍRITA Parte3


Parte III


Simone Nardi

 
Imagem: Homem e lobo


Zoantropia : Espíritos que não conhecem o bem, propensos a prática do mal  desde  que queiram, podem se apresentar aos homens sob formas animalescas, demonstrando deste modo sua degradação moral. Muitos são aqueles que tomam as formas do próprio “demônio”(1). 

Devemos deixar claro, porém, que falamos da degradação moral e não da degradação da inteligência. Um ser moralmente decaído muitas vezes possui grande inteligência, voltada somente para o mal. Espíritos encarnados também podem ser tão “ruins” no desconhecimento do bem como os que já desencarnaram.

No espiritismo não há nada de sobrenatural, o que alguns contam como lendas não podem ser exprimidos como verdades ou mentiras, apenas explicadas diante da lógica da Doutrina, pois tudo que se diz, se diz com um fundo de verdade.

Em conversa com uma senhora do interior de São Carlos ela nos contou, ainda sentindo arrepios pelo corpo, que certa noite de verão ela, igualmente com algumas crianças, brincavam do lado de fora das casas como era costume. A vizinhança acalorada conversava na rua até que se ouviu o ruído de um galope ligeiro. Todos silenciaram e olharam na mesma direção. Pela rua afora, disparado como um raio, um cão enorme, de pelos negros e dentes enormes corria na direção das pessoas. A senhora, na época criança, conta que todos correram em polvorosa. O lobo gigante uivava e latia, babando na direção das crianças. Não atacou ninguém relata ela, mas o medo daquela noite a persegue e, se perguntada, ela afirma com toda convicção: era sim um lobisomem (licantropo).

Para conhecer dezenas desses casos, basta conversar com pessoas , hoje de mais  idade, principalmente as que moravam no interior, quando a religião ainda não desbravara todas as fronteiras. Basta ler a vida de alguns santos, pois que o mal sempre repudia o bem.

Basta fazer uma busca pela vida de Santa Gemma Galgani(1878/1903) onde conta-se, um cão feroz aparecia saltando sobre ela durante a noite. São Pedro de Alcântara(1499/1562), onde o demônio aparecia, atirava-lhe pedras e o arrastava pelo chão. O mesmo aconteceu com Dom Bosco(1815/1888), de grande mediunidade, para quem os espíritos malfazejos apareciam em formas de lobos(licantropos), ursos, serpentes ou como monstros cujas formas eram indizíveis. Conta-se que São Geraldo Majela (1726/1755) foi atacado certa noite por um cão descomunal que desapareceu assim que o Santo fez o sinal da cruz, mas foi também doutra feita arrastado por cães enormes que lhe causaram feridas por todo o corpo.

A zoantropia mostra que não apenas desencarnados, mas também encarnados podem sofrer essa metamorfose, basta ver que já foi citado o caso de Nabucodonosor.

“....vão expulsar-te dentre os homens, para te fazer viver entre os animais...pastarás ervas como os bois..”( Bíblia –Livro de Daniel).
 
Imagem: Nabucodonosor
Aqui como na licantropia, a obsessão vem novamente dementar os seres. André Luiz narra em seu livro “Nos Domínios da Mediunidade”, o caso de uma senhora vítima de fascinação(tipo de obsessão) que acabou por adquirir um aspecto animalesco, onde uivava como um lobo. Muitas pessoas hoje, aprisionadas em manicômios, foram ou são vítimas desses vampirizadores , adquirindo também formas e posições animalescas.

Noutra Revista Espírita, é relatado o caso de um menino de 14 anos, residente no Sítio Coqueirinho, em Mangabeira. Internado com crises de epilepsia, os pais notaram marcas de pancadas pelo seu corpo, segundo ele, apanhara muito. Levado a Casa Espírita, conta-se que o menino não parecia mais ter a forma humana, o espírito que o obsediava transmitia para ele sua forma (zoantropia), fazendo-o ter a forma de um macaco. Furioso, procurava ele morder as pessoas e guinchava feito um animal. Seu rosto tomara a forma siamesca e ele agia tal qual o animal.

Mas para todo mal, a cura é o amor.


Notas:

(1), Pelo menos a aparência dada à ele pela Igreja Romana, com sua pele avermelhada, chifres, pés de bode e rabo pontiagudo.


Para conhecer mais leia:

Revista Espiritismo e Ciência
Hagiógrafos : Heroínas de Cristo de José Hussieim
São Pedro de Alcântara de Frei Estefânio Piat
A Próxima Parada de Cel. Edynardo
A Cura pelo Além- Oswaldo Iório


Outros assuntos que possam interessar 













Simone Nardi




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana