terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A sociedade, os animais e a inversão de valores

Rapaz se atira em rio para salvar um cão

 

O que distingue o Bem do Mal?

 


Somos uma sociedade capitalista? 

Sim, somos. 

Vivemos para o consumo , trabalhamos para o consumo e não sobrevivemos se não consumirmos. Mas dentro dessa bolha capitalista que nos envolve nós deixamos de distinguir o Bem do Mal. 

Por quê?

Simplesmente porque paramos de refletir/pensar, por nós mesmos. Se alguém diz: "coma isso" não questionamos, comemos, não importa se houve algum mal ao que está diante de nós ou não.

Vivemos nos distinguindo dos animais para  tentar demonstrar o quanto somos bons em ser maus.Queremos ser melhores que os animais que matam , estraçalham aqueles delicados filhotes;queremos ser diferentes daqueles que matam os filhotes alheios, que são irracionais, enquanto nós "racionais" inventamos mentiras para parecermos bons. Quando fazemos o mínimo do mínimo de bem, que aliás é nossa obrigação moral, já nos achamos aptos ao paraíso, afinal, fizemos algo de bom.

Outro dia um veterinário se declarava vegetariano e uma quantidade enorme de leitores o parabenizava por uma atitude que não deveria ser apenas dele, mas de todos os veterinários, afinal, dizem eles que fizeram veterinária por amor aos animais.

Mas nessa sociedade inversa, achamos a obrigação moral uma coisa  diferente e nova, enquanto achamos o que é mal algo tipicamente normal, já que um veterinário que mata animais para comer faz mais parte do nosso dia dia do que aquele que decidiu burlar as regras e ser vegetariano.

Raposa presa em armadilha
Essa inversão é um fato, e parece deteriorar a sociedade a cada dia tirando dela os resquícios de uma ética e de uma moral para o bem, dirigindo-a para o mal com tanta facilidade que chega a nos aterrorizar. 

Desculpamos as crianças que matam apenas por serem da espécie humana. É proibido repreender. Hoje em dia vemos as mães ensinarem seus filhos a espancarem filhotes de cães , a os abandonarem a beira de estradas , a roubarem, tudo porque é proibido proibir.

Somos sofistas modernos, perdoando cada ato nosso, desculpando cada erro, cada mal que envolve o outro, seja ele humano, animal, mineral ou vegetal.

Hoje usamos a desculpa da Democracia para nossos atos de vandalismo,usamos a desculpa que estamos fora do sistema e que desejamos, através do mal, adentrar nele, mesmo sendo contra ele.


O mal é patrimônio nosso, só nosso.

O mal está dentro de nós, o bem está entre nós, é uma questão de escolha fazer um ou outro. Um ser humano que escolheu continuar comendo carne é alguém que resolveu não combater um mal inerente a si mesmo.É bem mais comodo continuar a fazer o SER que fizeram dele, mais suas inclinações más por natureza. resumindo, quem opta pelo comodismo é Preguiçoso, se diz que ama e trabalha por amor aos animais, ainda por cima se torna um hipócrita.     (Antonio Simões) 


Perdemos totalmente a noção de Bem e de Mal, matar um pode, outro não pode, mas quem define isso ? Nós, seres humanos que matamos a nós mesmos pelos mais diversos motivos? Em todas as questões, matar animais é permissível,somente porque "achamos" que eles não são iguais a nós.Nós perdemos o senso do que é justo ou injusto. Matar boi pode, cão não pode. Matar frango pode, gato não pode. E coelho? E cobra e aranhas? 

E nós alegamos que nos distinguimos dos animais porque somos racionais, e porque temos o sentido de Bem e de Mal....
Planeta destruído, planeta perfeito

Só não tomamos consciência de uma coisa, só permitirmos essa total inversão de valores para nos beneficiarmos, seja em relação a sociedade ou seja , e é ainda pior, em relação aos animais.

Quando tomarmos consciência de que o mal é patrimônio nosso, passaremos a enxergar que as coisas erradas que fazemos em relação a sociedade e aos animais - somente por serem comuns- não são as coisas certas a serem feitas e se findará finalmente o Pão e o Circo, somente então o desenvolvimento humano irá acontecer.



Simone Nardi



Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014
                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana