sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Espiritualidade dos Animais

Puma


Os animais têm alma?

Essa é uma pergunta recorrente e o interesse pela espiritualidade dos animais vem crescendo a cada dia.Chalmers nos diz que a matéria em si é incapaz de produzir consciência, sendo assim, de onde viria então essa consciência?
Antes de responder se os animais possuem alma, precisamos ver o que o espiritismo nos fala sobre o significado de alma:

Do latim Anima : consciência, aquilo que anima, que sopra vida, Princípio Inteligente Universal, Espírito encarnado. Essas são todas as indicações de alma, e podemos acrescentar que sem a alma a matéria não sobrevive.

De onde vem a alma?

A Alma/Espírito é uma Centelha Divina emanada de Deus. A Mônada Espiritual (Centelha Divina do Principio Inteligente que irá evoluir),se desprende de Deus e inicia seu estágio evolutivo num dos muitos reinos, neles vai acumulando energias que vão aos poucos ampliando as condições de possibilidade para que desperte, depois de passar pelo reino mineral, para o reino vegetal. Ali novamente ela vai adquirindo novas energias, novas condições de sensibilidade que irão se acelerar aos poucos, permitindo-lhe, após séculos, transitar deste para o reino animal, onde irá se individualizar ; é neste reino onde o instinto irá despertar, onde a inteligência, os valores morais, os primeiros indícios da razão irão surgir , permitindo que esse espírito depois de muitos séculos – alguns autores colocam milênios- possa ingressar na fase hominal, que também não é a última nem a mais perfeita, mas somente um estágio de aprendizado, onde valores éticos, morais, onde a racionalidade iniciada no reino anterior deverá se desenvolver em prol de um Bem Maior. Caibar Schutel em A Gênese da Alma sabiamente coloca  que “ tudo tem por alvo o progresso, a evolução para a perfeição, estando todos,desde o mais microscópico ser, submetido as Leis de Evolução.

Também para Sócrates o corpo era o instrumento do Espírito.Mas aí podemos no confundir entre Alma, Espírito(com E maiúsculo)e espírito(com e minúsculo). 

Arara
Espírito é a individualização do Princípio Inteligente Universal no plano espiritual, tal como nossos corpos são individualizações materiais no campo Físico. Quando o Espírito reencarna num corpo material é chamado de Alma e a única diferença entre Espírito(com E maiúsculo) e espírito (com e minúsculo) é didática, uma separação entre a alma dos seres humanos e dos animais, que demonstra apenas a diferença na evolução dos valores morais de um e de outro. E agora chegamos a questão mais importante : Os animais tem alma?

Sim, todos os animais possuem um espírito encarnado que lhes anima o corpo material, como poderemos constatar no Livro dos Espíritos.

 Resposta. Q. 597 : Há nos animais um princípio independente da matéria e que sobrevive ao corpo

597-a) - Será esse princípio uma alma semelhante à do homem?
R. “É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”

O que sabemos sobre a alma dos animais?

1) A alma é um espírito encarnado e traz em si todas as potencialidades morais e intelectuais. 
2) Os animais trazem, em estado rudimentar e conforme seu nível de progresso evolutivo a inteligência fragmentada e traços -em estado latente- de moralidade.
3) Reencarnam e que no Plano espiritual são tratados por irmãos dedicados a eles, que os preparam e auxiliam até nova reencarnação.
4) Estão destinados à mesma Lei de Progresso que todos os seres humanos.

Ursos
Seria impossível não crermos, diante disso, que os animais não possuam uma alma que com o tempo irá evoluir atingindo reinos superiores - até onde conhecemos os reinos são divididos em reino mineral, vegetal, animal e hominal, mas há quem aponte o reino dos funghi, (entre o vegetal e animal) até chegar ao reino que, sem outro termo específico, mas meramente didático, colocaremos como reino hominal. 

A questão agora é conhecermos as implicações que esse conhecimento nos traz.


Simone Nardi 



Referências


Allan Kardec- Livro dos Espíritos /Evangelho Segundo o Espiritismo
      André Luiz- Evolução em dois Mundos


 

 

Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana