Dicas de Leitura

O esclarecimento é uma das coisas mais importantes que o indivíduo pode fazer a si mesmo, porém, é preciso que haja equilibrio entre o que se deseja ler e aprender. O espiritismo, sabemos, se alicerça sobre 3  poderosos pilares:

A Filosofia, a Ciência e a Religião, por isso nossas dicas de leituras trazem um amalgama dessas estruturas para que cada leitor possa levar a si mesmo, o maior conhecimento possível.


 Boa Leitura.




 Maus tratos aos animais e violência contra as pessoas


Autor: Marcelo Robis Francisco Nassaro
A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado do autor, defendida em 2013. Robis Nassaro estudou registros criminais de pessoas autuadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo por maus tratos aos animais e observou que uma porcentagem significativa delas também apresentou outros registros por crimes violentos contra pessoas, indicando uma conexão entre esses delitos.

Para efetivar a compra, efetue o pagamento de R$ 25,00 (frete incluso) e envie comprovante para secretaria@institutoninarosa.org.br ou fax (11) 3868-4434 informando endereço completo para entrega, nome e CPF.
Banco Bradesco
Agência 0421
Conta corrente 117018-0
CNPJ 04.085.217/0001-00











    A Agência de Notícias dos Direitos Animais (ANDA), em um projeto liderado com coerência e dedicação pela jornalista Silvana Andrade, dá mais um importante passo com a edição desse volume, que representa também a constatação da expansão, quantitativa e qualitativa, do movimento pelos direitos animais no Brasil.
Para adquirir, escreva para faleconosco@anda.jor.br



Crueldade com animais X Violência doméstica contra mulheres: Uma conexão real
Maria José Sales Padilha
O livro “Crueldade com animais X Violência doméstica contra mulheres: Uma conexão real”, revela uma pesquisa inédita realizada no Brasil e desenvolvida em Pernambuco. A autora, Maria José Sales Padilha é Presidente da AADAMA – Associação Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente – teve por objetivo de examinar a conexão entre a crueldade praticada contra animais e a violência doméstica contra mulheres.

Neste livro, também se encontram relatos de crueldades com animais e com humanos, ocorridos em Pernambuco, no Brasil e mundo afora além de informações necessárias para compreender as diversas formas de violência contra a mulher e perfil de seus agressores. O livro denuncia a omissão dos poderes públicos no que diz respeito às políticas de enfrentamento à violência contra animais e revela uma vertente da violência, a conexão real da crueldade com animais e sua relação com a violência doméstica contra as mulheres.

A amostragem da pesquisa foi composta por mulheres de várias classes sociais de Pernambuco que buscaram Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher para registrarem, através do Boletim de Ocorrência – BO, a violência sofrida por parte dos seus agressores de acordo com a Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, Lei Maria da Penha.

O livro também sugere alternativas educacionais e policiais que favoreçam a construção de uma cultura de paz para todas as formas de vida.


Pedidos podem ser efetuados através do email mpadilha@elogica.com.br.





A ligação entre o abuso de animais e violência humana

Capa
Andrew Linzey -Sussex Academic Press, 2009 - 346 pg.
 
Muitos filósofos, incluindo Aquino, Locke, Schopenhauer e Kant, ter assumido que existe uma ligação entre a crueldade contra animais e violência para as pessoas. Durante os últimos 40 anos, as provas para esta visão tem vindo acumulado como resultado de investigações estatísticas, psicológica e médica, e agora há um corpo substancial de provas empíricas. A ligação entre o abuso de animais e violência humana, agora em paperback, reúne especialistas internacionais de sete países, para examinar em detalhes: as relações entre o abuso de animais e de abuso infantil, o desenvolvimento emocional da criança, a violência familiar e assassinatos em série. Ele considera as implicações para a política jurídica e social, eo trabalho de profissionais-chave. As seções incluem visões críticas de pesquisa existente, a discussão de questões éticas, e um foco especial sobre o abuso de animais silvestres. Este livro é leitura essencial para todos aqueles que têm uma participação no debate, ou porque seu trabalho acadêmico se relaciona com as questões envolvidas, ou porque seu papel profissional envolve o contato com o abusado ou os agressores, tanto humana e animal. É um volume autoritário e abrangente sobre a relação entre o abuso de animais e violência humana.



A Expressão das emoções no homem e nos animais
 Em 1859, ao publicar A origem das espécies, Charles Darwin trazia ao mundo sua arrojada teoria da evolução pela seleção natural. Preocupado com a aceitação que teriam suas teses anticriacionistas, publicou nos anos seguintes livros fundamentais para sustentar a teoria que lançara, entre eles, A expressão das emoções no homem e nos animais (1872).
Nesta obra, Darwin demonstra que os animais também sentem raiva, medo, ciúme, manifestados por meio das expressões — que ele examina e explica do ponto de vista de sua funcionalidade no processo de adaptação do indivíduo ao meio: a cobra cascavel, por exemplo, faz do som de seu guizo um sinal para espantar predadores. Mas é ao falar das complexas emoções e expressões do homem que Darwin vai mais longe. Ele defende que algumas de nossas expressões são resquícios herdados de antepassados primitivos, comuns ao homem e a outros animais. Mais: Darwin sustenta que muitas delas são inatas e não aprendidas, já que se repetem em homens das mais variadas culturas. O livro ultrapassa o projeto inicial de sustentar a teoria da evolução e inaugura o estudo dos aspectos biológicos do comportamento, uma das vertentes das neurociências.







Jefrey Moussaieff Masson e Susan McCarthy -  Geração Editorial

Animais sentem emoções? Choram, sentem raiva, amor e ódio? Baseado em estudos científicos e em pesquisas cheias de histórias engraçadas e comoventes, este livro extraordinário - verdadeiro bestseller nos Estados Unidos - mostra a profundidade com que os animais experimentam emoções, estejam no cativeiro ou na vida selvagem. Embora tenha sido escrita por cientistas, a linguagem clara e simples torna-o acessível não só para os que estudam as emoções dos bichos, mas também para qualquer um que possua em casa um animalzinho de estimação, seja cão, tartaruga, papagaio ou gato. 





Todos os Animais Merecem o Céu  Primeiro livro da série de Marcel Benedeti que aborda temas relacionados à vida espiritual dos animais. A eutanásia, a reencarnação, o regresso dos animais para o plano espiritual e os mecanismos de retorno à dimensão física nos momentos que antecedem o nascimento. A obra relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e os trabalhos das equipes espirituais que cuidam desses seres especiais. A leitura agradável conduz a esclarecimentos inéditos e conforta ao mostrar que nós e nossos queridos animais temos a proteção dos Amigos da Espiritualidade, que nos auxiliam na jornada evolutiva, nesta ou em outra dimensão. Uma obra que é um marco sobre esse tema dentro da literatura espírita.

















A Verdadeira Face da Experimentação Animal-Sergio Greif e Thales Trez-
Baixe gratuitamente em

1RNET
visite o site do 1RNET sobre substituição de animais no ensino.
  










TUDO O QUE VIVE É TEU PRÓXIMO : C.W Leadbeater, Mahatma Gandhi,Ramatís e Marilea Castro.  Cada autor retrata os efeitos energéticos, as causas da fome no planeta, os mecanismos da guerra, escondidos por detrás de  uma violência consentida:  a morte de animais.









JAULAS VAZIAS : Tom  Regan, segundo alguns,a melhor introdução ao tópico Direitos Animais já escrita, com argumentos éticos que demonstram nosso grande erro em desconsiderar os animais como sujeitos  de Direito.










A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DOS SERESGalileu Galilei. O livro
traz luz em torno das origens dos seres vivos e alguns aspectos interessantes sobre a evolução da inteligência dos espíritos em sua longa
escalada rumo a Deus, desde o mineral até a condição humana.











LIBERTAÇÃO ANIMAL:  Peter Singer. Considerado o livro mais 
importante da história da ética animal,deu início a uma revolução de
ideias, atitudes, ações e movimentos em prol da consideração moral dos
animais
 











A GÊNESE DA ALMA :Cairbar Schutel. O livro trata da evolução da 
alma desde a concepção Divina, passando por todos os caminhos(mineral,
vegetal, animal e hominal) que ela faz até a angelitude, demonstrando o
respeito que se deve ter por todos os reinos.













ÉTICA PRÁTICA: Peter Singer . Aqui o autor retrata a ética sob os
mais variados prismas, não se trata de um livro sobre animais, mas
sobre um livro de Ética e de como a ajustamos aos nossos caprichos.










Gostou desta dica?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email