sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Peixes,dor, alma grupo e muita confusão

Peixe pego pelo anzol.
"Os peixes gritam tanto de dor quanto de medo." 
 Michael Fine, biólogo marinho



É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que são vegetarianas e que comem apenas peixe, como se a carne de peixe fosse diferente da carne de qualquer outro animal. Também é muito comum ouvirmos alguns espíritas alegarem que é permitido a alimentação a base de peixes por dois motivos:

* Eles não possuem uma alma individual e sim uma alma grupo
* Eles não sentem dor

Peixe fisgado
Vamos estudar sobre isso e desmistificar esse pensamento  antigo de que peixes podem ser mortos para a alimentação pois nada significam, nem materialmente nem espiritualmente.


Podemos começar indicando a leitura do excelente artigo :

  
Aliás, podemos indicar toda a revista , já que se especializou em artigos abolicionistas : Revista Cahiers-Antispecistes

Esse artigo sozinho já no mostra o quanto os peixes, esses animais tão esquecidos, são sencientes  e tão sencientes quanto os mamíferos.

Já para falarmos da alma grupo, indicamos o artigo que se encontra aqui mesmo no Blog :

Quando desencarnam os animais voltam a Alma grupo?

Isso apenas para que angariemos os conhecimentos necessários para podermos debater o assunto da total falta de alteridade para com estes animais.

Peixes presos em rede de pesca

No primeiro artigo reconheceremos a capacidade de sentir , pensar e planejar dos peixes e no segundo aprenderemos o real significado de Alma Grupo, que normalmente visa excluir os peixes do processo de alteridade ao invés de incluí-los.

Sendo assim e depois de vermos o quanto são sensiveis e que o conceito Alma Grupo sequer é um conceito espírita, como manter a ideia de que eles nem sofrem nem possuem alma individual?

Apenas demonstrando que estudamos pouco, mas muito pouco sobre esse assunto. 

Para não sermos repetitivos e para auxiliar aqueles que porventura não conseguiram ler todos os outros artigos por falta de tempo, vamos colocar abaixo o que sabemos sobre esses animais:

Física e psicologicamente

1-possuem compaixão

2-são maquiavélicos(capazes de planejar o futuro)

3-vocalizam a sua maneira comunicando estados diferenciados (medo, aproximação, alegria, etc)

Peixe com a boca perfurado por anzol

4-são capazes de detectar leves vibrações através da pele (sensibilidade inclusive a luz)

5- possuem papilas gustativas que lhes permite escolher o alimento

6- reconhecem odores

7- possuem capacidade de sentir física(dor) e psicológica(medo), o que se evidencia quando são feridos e tentam fugir, ou se contorcem quando pegos pelos anzóis.

8-possuem memória capaz de lhes mostrar de quem ou não fugir ou se aproximar

Concluindo: Biologicamente, anatomicamente e fisiologicamente , o sistema de dor dos peixes é idêntico ao das aves, outro animais muito esquecido pela maioria.

Espiritualmente

1- Alma grupo é apenas um conceito que veio da Teosofia e foi "absovido" por alguns estudiosos que mesclaram Teosofia com Espiritismo

2- Embora vivam juntos, cada peixe, individualmente já possui seu PI, que lhe possibilita escolher, pensar e planejar de modo próprio, isso seria impossível se fossem um amalgama de almas.

Concluindo: Mesmo que o conceito de alma grupo fosse válido , o que não é, o que nos daria o aval de matá-los se já fomos capazes de reconhecer que eles são seres sencientes?

Peixe se retorce para se livras do anzol

O que nós fazemos: Algumas pessoas acreditam que os peixes não sofram, mas na pesca com redes/anzóis eles morrer asfixiados. Outros, adeptos da falaciosa e cruel pesca esportiva ou pesque e solte, não tem, ou não querem, ter noção da crueldade que praticam, primeiro porque o anzol perfura uma parte extremamente sensível do peixe que é a boca, e que pode inflamar, infeccionar impedindo que o peixe depois de solto se alimente e possibilitando que oputros peixes o ataquem devido a ferida aberta, o que culmina,cedo ou tarde, em sua morte, mas isto é um fato longe dos olhos do pescador.

Muitos peixes de porte grande, quando capturados, são erguidos pelo próprio anzol para que o pescador cruel tire fotos,  o que aumenta a perfuração do anzol e aumenta a possibilidade de morte do animal.Alguns sites citam a possibilidade de se destroncar o maxilar do animal.Mas , mesmo que tais fatos não ocorressem, somente o fato de perfurarmos a boca de um animal senciente por mera diversão já caracteriza o quanto somos cruéis com as demais espécies.

Anzol de pesca

Ouvimos certa feita uma palestra sobre "vegetarianismo" que prosseguia até bem, até que a palestrante ao falar sobre os peixes alegou que ele não sentiam dor e que pertenciam a uma alma grupo, por isso, nas palavras dela que repetiremos aqui , em termos de alimentação " os peixes estão liberados".

Questionada sobre o que acabamos de ler, sobre a senciência dos peixes, a palestrante  demonstrou não saber responder, por isso acreditamos que,aqueles que ainda usam tais termos como não sentir dor ou pertencer a alma grupo, não o fazem por maldade, mas por puro desconhecimento.

Cabe a cada um questionar tais termos durante as palestras, afim de acabar com tal confusão que faz dos peixes meros objetos de consumo,mesmo para alguns vegetarianos.


Simone Nardi

 

Vídeo


 



Referências


Os Peixes: uma sensibilidade fora do alcance do pescador 

Peixes, uma sensibilidade: Vídeo

Quando desencarnam os animais voltam a Alma grupo?

Revista Cahiers-Antispecistes

 



Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana