segunda-feira, 1 de março de 2010

LICANTROPIA , ZOANTROPIA E CINANTROPIA NA VISÃO ESPÍRITA Parte I


Parte I

Simone Nardi

 

Imagem:Lobisomem

 


  Lobisomem !

Somente a menção desse nome já nos causa calafrios. Lembramos imediatamente dos filmes Hollywoodianos (Underworld ou Van Helsing) onde um homem, diante da Lua cheia, lentamente começa a transformar-se. Pelos enormes surgem por todo seu corpo. O rosto se torna animalesco e uma bocarra enorme aparece em forma de focinho de cão, com dentes enormes e poderosos . Ele uiva para a Lua e corre em direção das infelizes vítimas.Mas, existiriam ainda hoje os lobisomens que aterrorizavam a Europa Medieval ?

Nos dizem os filmes que uma bala de prata é o único meio de acabar com a tal “maldição” , que passa de um para outro diante da mordida(nos raros casos onde a vítima sobreviva). Lendas inúmeras surgiram sem a certeza de quando realmente iniciou-se, alguns dizem que surgiu na França do século XV, outros que surgiu antes da vinda do Cristo. Lendas Gregas narravam como Zeus, Apolo, entre outros deuses se transformavam em animais. Os Xamãs que também se transformavam em animais - com uso de algumas drogas naturais- afim de voarem como a águia ou correrem como os lobos.

Inúmeros deles, no entanto, tiveram com certeza seus corpos queimados durante a Inquisição - Peter Stubb- Jean  Grenier , condenado em 1700 na França, por ter sido considerado um licantropo- . Dizem que em 1542, 150 lobisomens apareceram em Constantinopla .

A própria Bíblia faz referência a eles no livro de Daniel, relatando os sintomas ocorridos com o Rei Nabucodonosor II da Babilônia (605-562 a.C.) , que foi condenado a se transformar em animal durante sete anos.

Até mesmo no Brasil, mais precisamente na Amazônia, há referências sobre um homem-lobo e o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, falava, a certo tempo atrás, sobre o homem-hiena. Contam que caçadores se depararam com o animal e atiraram arrancando-lhe a mandíbula. Seguindo os rastros de sangue  encontraram um homem morto; sem a mandíbula.

Uma das muitas revistas espíritas referiu-se ao animismo e a ideoplastia - ação exercida pelo pensamento sobre a matéria- , exemplificando para tanto as chagas de Cristo ou estigmas, que surgem no corpo de algumas pessoas.
Mas o que são realmente os Lobisomens, eles existem? 

Se existem, qual a visão espírita sobre eles?

Inicialmente devemos relembrar o que significa, em muitas línguas, a palavra Lobisomem:

Imagem: lobo
No dicionário encontraremos a palavra em latim ( lupus ex homine) - Homem que, segundo a superstição popular, se transforma temporariamente em lobo vagueando de noite pelos lugares ermos.

Eles existem?

Existem com certeza, seria o nosso lado obscuro, o lado que guardamos,que escondemos e tentamos eliminar, assim como no pequeno conto do índio e os dois lobos.

“Há um lobo bom e um lobo ruim, travando uma batalha incessante dentro de nós., Perguntado sobre qual dos dois venceria, o índio teria respondido: Aquele que eu alimentar.”

Mas qual seria a visão espírita sobre isso? 

O termo Licantropia talvez pudesse nos trazer a resposta .

Licantropia : do Grego Lykoi , Lobos + Antropos , homem.  (lico2+antropo+ia1)  Alienação mental em que o doente se julga transformado em lobo.  Pretensa metamorfose em lobisomem; licomania. Seria uma variação da zoantropia, pois os doentes guardariam semelhanças com os lobos.

E o que seria a Zoantropia

Zoantropia : (zoo+antropo+ia1) Doença mental, em que o enfermo se crê transformado em animal e age como tal. Seria a modificação da forma humana para qualquer tipo de animal.

E então a Cinantropia?

Cinantropia:  (cino+antropo+ia) Med. Alucinação em que o doente se julga cão e se comporta como tal. Segundo alguns relatos espíritas(1) ocorre quando é possível ver a transformação no rosto do doente. A pessoa ficaria com feições animalescas. 

Ou seja, todos os itens acima tratam da mesma coisa. A metamorfose do homem em animal, veremos então o que nos diz o espiritismo a respeito disso.


Notas:
(1)   Revista Espiritismo e Ciência nº6.



Simone Nardi

 

Outros assuntos que possam interessar 

 

Vampiros existem parte 1   



 




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana