Quando
 o assunto abordado é a espiritualidade dos outros animais, muito se 
ouve que os animais não-humanos são seres que não possuem alma ou que se
 possuem faz parte de um "todo coletivo', negando-se suas 
individualidades como seres espirituais.
Aceitar
 que os animais não-humanos são seres que não possuam alma ou que 
possuam uma alma sem individualidade é o mesmo que negar os preceitos 
espíritas e a justiça de Deus, pode-se questionar esta teoria analisando
 a seguinte frase: "Os animais conservam depois da morte a sua individualidade" (O Livro dos Espíritos). 
Esta
 tese de alma-grupo teria se iniciado na Antiguidade e depois foi 
absorvida pelos hindus. Em seguida foi introduzida em uma filosofia 
chamada teosofia, que surgiu em época próxima à Codificação Espírita.
Em relação a "alma-grupo", segundo o hinduísmo e a teosofia temos: 
"Um animal durante sua vida no plano físico e durante algum tempo depois
no plano astral tem uma alma tão individual e separada como a do homem,
Mas quando o animal termina sua vida astral, não se reencarna em outro
corpo, e sim retorna a uma espécie de reservatório de matéria anímica que
se chamamos de Alma-grupo"
no plano astral tem uma alma tão individual e separada como a do homem,
Mas quando o animal termina sua vida astral, não se reencarna em outro
corpo, e sim retorna a uma espécie de reservatório de matéria anímica que
se chamamos de Alma-grupo"
(Os mestres e a senda - C.W. Leadbeater)
Este
 conceito de alma-grupo, que muitos espíritas conhecem como o que foi 
exposto por Leadbeater não condiz com a Doutrina Espírita, pois o 
Espiritismo assinala que os Espíritos estagiários do reino animal são 
Espíritos em evolucão.
Analisemos as citações para melhor refletir: 
-      "Todos nós já nos debatemos no seu círculo evolutivo (dos animais)" (Emmanuel); 
-      "Por ter passado pela fieira da animalidade, com isso o Homem não seria menos Homem e nem mais animal” (Kardec); 
-      "O Princípio inteligente se individualiza e se elabora passando pelos diversos graus da animalidade” (Espírito da Verdade);
-      "Os animais conservam depois da morte a sua individualidade" (Kardec). 
-      "Somos espíritos que animaram animais de antes" (Emmanuel). 
Se
 a alma não conservasse a individualidade, quer dizer, se ela fosse se 
perder no reservatório comum chamado grande todo, como as gotas de água 
no oceano, isso seria como se não tivesse alma" (Obras Póstumas), o que 
não se aplica ao Reino Animal, no qual o homem também está incluído.
Este texto foi baseado em grande parte no texto Individualidade da Alma Animal (Comunidade Espírita)

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