terça-feira, 5 de agosto de 2014

Entrevista Ricardo Capuano

Amigos, fizemos uma série de questões sobre animais ao Médico Veterinário Ricardo Capuano e a advogada Fernanda Almada, postaremos a seguir as respostas para nossos estudos.


SN



Os animais são muito mais do que máquinas de carne sem raciocínio”

 

 
Dr Ricardo Capuano
A afirmação foi feita pelo médico veterinário Ricardo Luiz Capuano, em entrevista concedida ao Blog. Ricardo apresenta o programa “Nossos Irmãos Animais” (veiculado toda sexta-feira, às 16h30) e o quadro “Consciência Animal” (exibido semanalmente, nos jornais Nova Manhã e RBN – Notícias) na Rede Boa Nova. É também colaborador da Mundo Maior Editora e colunista da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), além de trabalhador do Centro Espírita Raio de Paz e voluntário da Fundação Espírita André Luiz (FEAL), da Casa Betinho(Lar espírita para crianças excepcionais) e do Grupo Nossos Irmãos Animais”, do Centro Espírita Auta de Souza. Sensato, ele declarou, na sabatina, entre outras coisas, que não há diferença entre o espírito dos homens e o dos animais, que os humanos não têm o direito de explorar seus irmãos menores apenas para satisfazer seus interesses mesquinhos e que, quanto mais esclarecidos nos tornamos acerca da causa animal, mais conscientes ficamos acerca da necessidade de abandonarmos a alimentação carnívora. Confira o nosso bate-papo na íntegra, abaixo.

Blog IACH 1)      A exemplo de muitos, você defende que os animais são muito mais do que meros seres sem raciocínio, mas, sim, criaturas dotadas de predicados parecidos com os dos ditos "humanos", como, por exemplo, a espiritualidade. O que comprovaria a espiritualidade animal? Eles têm realmente uma "alma"?

Ricardo) Com certeza os animais são muito mais do que “MAQUINAS DE CARNE” sem raciocínio, e isso quem diz não sou eu, isso quem diz é a ciência. Através de exaustivas pesquisas de vários setores que identificaram que o “Sistema Nervoso” dos animais na maioria das situações ditas de raciocínio e formação de pensamentos reagem de maneiras idênticas aos dos humanos. Confirmando isso temos os experimentos onde são percebidas as áreas do cérebro onde se cria impulsos nervosos em resposta a estímulos específicos e nestes experimento se identificou igualdade na resposta de cérebros humanos e de outros animais. Se considerarmos o que o grande detrator dos animais; Descarte considera como indicativo da presença de uma “Alma” nos seres vivos, o pensamento, fica claro que ao identificarmos o pensamento nos animais, e mais que isso, o pensamento em muitas situações, igual ao dos humanos, temos que afirmar que eles tem uma “Alma”. Ainda considerando o pensamento de Descartes, onde a maneira de se expressar o pensamento se dá pela comunicação, mais uma vez encontramos argumentos para confirmar a presença da “Alma” nos animais. Já que através de experimentos científicos foi provado que muitas espécies tem uma comunicação elaborada entre seus membros, como os golfinhos, lobos e primatas em geral. Mas mais que isso, existem animais que foram além, e aprenderam a se comunicar com os humanos. Assim por Descartes e pela ciência não há como negar aos animais uma “Alma. Pelo Espiritismo fica mais fácil se identificar a presença da “espiritualidade” nos animais; identificando pela ciência ou por simples observação atenta, a inteligência, ou se formos mais preconceituosos, apenas o instinto; que segundo o Livro dos Espíritos: “é um tipo de inteligência” já por si, prova a presença do espírito nos animais ou quando encarnados a “Alma”. E isso se confirma na pergunta 597 - “Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação. Haverá neles algum princípio independente da matéria? - Há e que sobrevive ao corpo.”

L. dos Espíritos – Pergunta 24 – A inteligência é um atributo essencial do espírito um e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte, que para vós, são a mesma coisa.”
            L. dos Espíritos – Pergunta 73“O instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio.”
            L. dos Espíritos – Pergunta 597 – “Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação. Haverá neles algum princípio independente da matéria? - Há e que sobrevive ao corpo.”


Blog IACH 2) Há correntes no meio espírita que defendem a existência de uma diferenciação entre o espírito dos homens e o dos animais. Em seu parecer, isso existe realmente ou ambos são o mesmo espírito em etapas diferentes de evolução?

Ricardo) Não existe diferença, no sentido de sua origem. O espírito dos humanos e dos animais só estão em fases evolutivas diferentes, onde os espíritos humanos tem uma aquisição muito maior. Existe diferença entre o espírito de um recém-nascido e de um formando da faculdade. Sim e não. O espírito dos dois são idênticos, e com certeza o recém-nascido tem a chance de se tornar tão inteligente quanto o estudante universitário. A única coisa que os diferencia é o tempo e como esse tempo vai ser utilizado. O mesmo se dá entre os animais e os humanos. Os animais um dia vão adentrar à humanidade, mas isso só vai depender do tempo e como esse animal vai utilizar esse tempo, do mesmo modo que todos os humanos vão entrar na angelitude, e só depende deles o tempo que será preciso para isso. Mas, se levarmos em consideração o espírito em relação a sua criação, não existe diferença nenhuma, todos os seres são criados iguais.
L. dos Espíritos – Pergunta 540 – “Tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.”
L. dos Espíritos – Pergunta 606-A – “Então emanam de um único princípio a inteligência do homem e dos animais? Sem dúvida.”

Blog IACH 3) Com sua larga experiência na área, como você enxerga a questão do trabalho animal? Temos o direito de utilizar os seres que nos estão abaixo na escala evolutiva a nosso bel-prazer? É mesmo possível a utilização deles com respeito e dignidade?  

Ricardo) O humano não tem direito de se utilizar dos animais, explorando e visando unicamente seus interesses mesquinhos e preconceituosos. O Homem, tem sim, a obrigação de tutelar os animais, orientando sua evolução possibilitando aos animais o aprendizado de informações que são de interesse e uteis a eles e não unicamente aos humanos. Deveríamos ensinar os animais coisas que favorecem e aceleram sua evolução e não adestra-los para nos servir melhor. O que deve existir, e já está começando a aparecer, é uma “parceria” tutor x tutelado; onde o animal auxilia seu “amigo humano” com as características próprias de sua espécie. Assim vemos cães que detectam tumores pelo hálito de pacientes, gatos que preveem as crises convulsivas de seus tutores, cavalos que são verdadeiros terapeutas, ajudando crianças com deficiências físicas. E muito mais ainda está por vir.
L.dos.E - 591 Nos mundos superiores as plantas são, como os outros seres, de uma natureza mais perfeita? – Tudo é mais perfeito; mas nesses mundos superiores as plantas são sempre plantas, os animais são sempre animais e os homens, sempre homens.


Blog IACH 4) A ciência vem, paulatinamente, desvendando muitos mistérios em relação à inteligência dos animais e descobrindo que ela vai muito além do que antes supúnhamos, possibilitando a eles apresentarem mesmo sentimentos parecidos com os dos humanos. Como você analisa esse fenômeno?

 Ricardo) Analiso todas essas descobertas como a confirmação do que o espiritismo já previa. E mais que isso, como a confirmação daquilo que qualquer observados atento e sem preconceitos especicista já tinha certeza. A presença de inteligência, emoções, e sentimentos nos animais e muitas vezes com reações idênticas às humanas.

Blog IACH 5) Você acredita que as pessoas estão se tornando mais receptivas no que se refere à causa animal ou ainda há um longo caminho a percorrer no rumo dessa conscientização?

Ricardo) As pessoas estão mais “evoluídas” em muitos sentidos. Assim vemos a “Causa Animal” ganhando força e espaço e esperamos que cada vez mais se torne mais forte. Mas isso é um reflexo do que o Dr. Marcel Benedeti já previa, que quanto mais o homem descobrir a verdade melhor ele vai se tornar. Ou nas palavras de Jesus, “Conhece a verdade e ela vós libertará”. No caso dos animais, libertará os humanos do preconceito e do orgulho, beneficiando os animais.

Dr Ricardo Capuano
Blog IACH 6) Você é favorável ao aumento das penas no caso de crimes contra os animais ou acredita que o que falta é a real aplicação das penalidades já existentes?

Ricardo) Os dois. Eu sou favorável ao que é certo, e isso ocorrerá quando aquela célebre frase do Leonardo da Vinci, "Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo do animal, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade", se tornar uma realidade e não só uma esperança.

Blog IACH 7) Em nosso dia a dia, não é incomum surpreendermos pais dando maus exemplos aos filhos no atinente ao respeito para com os animais. Em seu entendimento, esse tipo de atitude pode ser uma das causas da falta de conscientização de grande parte da sociedade em relação ao assunto? Como quebrar esse círculo vicioso? 

Ricardo) Muitos preconceitos e atitudes moralmente incorretas são transmitidas pelos adultos às crianças, não só em casa, mas na escola, pela televisão e outros meios de comunicação. A forma de quebrar esse círculo em relação à ecologia, à moralidade e outros tantos erros que a sociedade deixa de herança para nossas crianças é através da “EDUCAÇÃO”. O uso da informação correta e responsável para transmitir conceitos construtivos e plantar a semente da moralidade nas crianças. Não só em relação aos animais mais a todos seus semelhantes. A educação nas escolas é muito importante, juntamente com os exemplos em casa. E quando as crianças aprendem conceitos morais nas escolas elas inverterão esse “Círculo Vicioso” e começam a cobrar dos pais atitudes mais moralmente corretas.

Blog IACH 8) Muitos espíritas se escoram no fato de Chico Xavier ter se alimentado de carne para justificarem sua alimentação carnívora, esquecendo - ou fingindo esquecer - que Emmanuel, André Luiz e outros espíritos que se comunicaram através dele criticaram duramente esse hábito. Como você vê essa questão?

Ricardo) “A sementeira é livre, mas a colheita é obrigatória.” Assim cada um é livre para fazer o que bem quiser. Mas quanto mais esclarecidos nos tornamos e mais conhecemos como os animais são criados e tem suas vidas exploradas e transformadas para virarem alimentos mais saborosos e que deem mais lucro, mais somos responsáveis em tomar a atitude coerente de não comer carne.
Ou então assumir a hipocrisia que se esconde atrás de falsas suposições ou da própria escolha da ignorância em vez da verdade.

Blog IACH 9) Algumas casas espíritas promovem eventos nos quais são servidos pratos como feijoadas, arroz-com-galinha e outros, à base de carne, a pretexto de utilizarem a arrecadação em causas nobres.  Isso não é um contrassenso?

Ricardo) O orgulho, o preconceito especicista é tão grande que nem percebem o contra senso que é tirar uma vida para ajudar outra. O mesmo se dá com tantos profissionais que cuidam dos animais; que coerência há em salvar uma ave de estimação e matar outra para comer.

Blog IACH 10) Qual a sua opinião acerca dos movimentos de defesa dos animais? Estão no caminho certo ou precisam de uma correção de rota?

Ricardo) As pessoas estão percebendo que o maior poder que elas possuem é sua força como consumidores. E não digo só de produtos alimentícios, mas de programas de rádio, televisão, e até da política. A força de suas escolhas baseadas em opiniões coerentes é seu maior poder.
O caminho está correto, devemos usar a inteligência e não a força. Mobilizar as opiniões e não guerrilheiros. Trazer para o “lado dos animais” a opinião daqueles que consomem e são importantes para as indústrias e os governos

Blog IACH 11) É verdade que os animais se suicidam? Por que isso acontece?  

Ricardo) O humano que fuma, que bebe, que não cuida do corpo carnal, está se suicidando devagar. Neste sentido vemos muitos animais que por tristeza da perda de seus tutores ou de companheiros de espécie, param de comer, se enfraquecem e acabam morrendo. Isso não deixa de ser um suicídio! Já vi cães que, ao perderem seus companheiros caninos, ficam tão tristes que pouco tempo depois morrem. E muitos papagaios e jabutis que vivem mais que os humanos, que quando seus tutores desencarnam ficam ressentidos e se não são tratados física e psicologicamente acabam morrendo.

Blog IACH 12) Para finalizar, que mensagem você deixa para os espíritas em relação à causa animal? 

Ricardo) Espíritas assumam a responsabilidade que lhes cabe. Como possuidores de uma ferramenta chamada “Espiritismo” que por enquanto, é a que possui os conceitos que mais esclarecem e mostram a verdade, maior é a responsabilidade em relação a todos os seus semelhantes, inclusive os animais e as plantas. Quanto tempo ainda vão ficar se justificando em ideias de “Alma Grupo” ou “A carne nutre a carne” para continuarem cúmplices da matança de seus semelhantes. Preferem usar conceitos da teosofia, como essa história de “Alma grupo” ou simplesmente evitam de estudar e pensar nesses nossos irmãos para continuarem a satisfazer seus vícios alimentares. Chega de orgulho, vaidade e preconceito especicista. Vocês não são mais crianças que não sabem o que é certo, assumam uma postura coerente e sensata, ou assumam as consequências das leis que vocês tão bem conhecem e estudam.


Entrevista realizada por Jones Mendonça, colaborador do Blog






Médico Veterinário: Ricardo Luiz Capuano - Formado pela USP no ano de 2000

Responsável pela Clinica Veterinária Santo Estevão que faz atendimento clinico e cirúrgico de cães, gatos, aves e animais exóticos. Tratamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos e com florais.   
Colaborador da pesquisa do Dr. Tullio Simoncini, sobre oncologia:Cura Natural 
Apresentador do programa: Nossos Irmãos Animais(veiculado toda sexta-feira às 16h30hs) e do quadro “Consciência Animal” (Todas as semanas dentro do Jornal Nova Manhã e RBN – Noticias) 
Colaborador da MundoMaior Editora
Colunista do ANDA: Agência de Notícias de Direitos Animais
Trabalhador do Centro Espírita Raio de Paz.
Voluntario da FEAL (Fundação Espírita André Luiz) , da CasaBetinho(Lar espírita para crianças excepcionais) -  e do Grupo Nossos Irmãos Animaisdo centro espírita Auta de Souza //www.dedmarcelbenedeti.com    






Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo

FALE CONOSCO   
Nos Ajude a divulgar 
  Twitter  
Facebook 
Enviar por email






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014

 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana