terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os animais: amigos da humanidade!?

Imagem: Dupla de tartarugas ao sol, de Sebastião Salgado

 

Quando me lançaram o tema :

“ Animais, amigos do homem”

... logo me veio a cabeça algumas dúvidas: Mas o que é amigo e o que é amizade, o que é o homem?


Qual a visão que cada um tem de ser amigo, principalmente em se tratando de animais? A grande maioria vai achar que eles são amigos porque nos cedem sua força, sua companhia, sua vida, mas isso não é amizade, isso não é ser amigo. Não poderia escrever que os animais são amigos dos homens, já que não podemos tratar toda a humanidade como homens, isso seria generalizar e nessa generalização excluiríamos as mulheres apenas porque servem aos “homens” todos os dias, isso jamais, isso também não é amizade.

Amizade é uma palavra , amigo é um sentimento. E esse sentimento é que se traduz em amor, quando surge sincero vem também atrelado à lealdade, ao respeito, a compaixão e a doação de si em detrimento do outro. A amizade sincera é recíproca, quem recebe doa, quem doa recebe. O amigo sincero não cobra, não explora, não maltrata, não despreza, ao contrário, ele apoia, sofre junto e dá a vida se for preciso.No silêncio da tristeza, na zurra da alegria, amigo é sempre amigo,seja lá de que espécie for. Então como falar sobre os animais serem amigos da humanidade se essa amizade, essa lealdade não é recíproca?

Dizer que os animais são nossos amigos porque nos aquecem com sua pele, que nos alimentam com seu corpo, que nos carregam em seus dorsos, isso não é amizade, não é amor , eles são forçados a viver assim e somos nós que os forçamos a isto. Qual de nós exploraria um amigo humano desse modo, despindo-o de sua vida em nosso favor sem que ele tivesse a opção de escolher?

Amigo é aquele que está disponível para ouvir, para aquietar, para brincar, seja na lida do dia a dia, seja no lar ao anoitecer, amigo é aquele que chega ao seu lado e traz uma indizível alegria interior. Será que agimos assim em relação aos animais?

Essa alegria na verdade, é doação de amor. Quando estamos disponíveis para os animais que sofrem, mesmo para aqueles companheiros que estão em nosso lar? Sempre? Amizade é algo recíproco. Amizade não machuca, não importa se tem patas, focinho curto ou comprido, orelhas de pé ou caídas, se late, se mia, se guincha, se ruge, ele tem lá sua linguagem, dizer o contrário seria pura bobagem, mesmo assim nós , na grande maioria das vezes, não somos amigos. Por que então dizer que os animais são amigos da humanidade se a humanidade, em grande parte, desconhece a amizade, se a amizade que pensamos é aquela revestida de servidão e humilhação?

Nós vemos os animais como meros objetos, quando eles não são isso, mas são seres que também caminham para a evolução, Centelhas Divinas criadas pelo mesmo Pai, não são amigos, são mais do que isso, são nossos irmãos. Eles nos amam sinceramente, protegendo-nos, acolhendo-nos em suas vidas, abstendo-se de si mesmos em nosso favor, porém a mão que acaricia é também aquela que abandona , mata e humilha.

Amizade sincera deveria ser recíproca, quem recebe doa, quem doa recebe, mas fechamos nossos olhos para isso, esquecendo de que todos esses nossos “amigos”, são irmãos de caminhada dos quais nos aproveitamos em benefício próprio, os quais exploramos sem nos preocuparmos com o que sentem ou deixam de sentir.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer que o cão é um amigo fiel, pois se bate nele e ainda sim ele lambe a mão do tutor? Quantas vezes deixamos de pensar que isso é que é a verdadeira lealdade, o verdadeiro amor, aquele amor que é desprendido, que é sincero, aquele amor que ainda não temos por eles. Podemos amar nosso cão ou nosso gato, mas e os demais animais, os bois, os porcos, os frangos confinados e abatidos, não merecem eles também o nosso amor, a nossa amizade, não são eles também filhos de Deus?

Não sei se os animais são amigos da humanidade apenas por se calarem diante das injustiças que lhes são conferidas, não sei, só sei que a humanidade ainda não descobriu o que é amizade, o que é ser amigo, numa jornada onde Deus nos colocou exatamente para aprendermos uma simples lição, a de amar e somente amar. Até aprendermos isso não poderemos dizer que nossa amizade em relação a esses irmãos é recíproca, nem que eles, intelectualmente inferiores, consigam sem a força e a brutalidade da qual nos revestimos, serem nossos amigos, quando deveríamos na verdade, apenas tratá-los como irmãos.

O Natal se aproxima e com ele a grande prova de sabermos se os tratamos como amigos e como irmãos.



Simone Nardi 





Gostou deste artigo? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana