quarta-feira, 8 de outubro de 2014

- A Crueldade da Indústria Seletiva-pt 2


Imagem: Cão de rua,Pank

Nós : Essa Grande  Indústria Seletiva




Existem muitos tipos de indústria de exploração animal e não podemos deixar de citar a Indústria Seletiva de Animais.


Ainda no tema de Protetores e Ongs há uma verdadeira batalha por trás disso para evitar-se a quantidade enorme de abandono.

A castração é uma alternativa, não porém, a solução.
A solução definitiva para o problema do abandono é a Educação Moral e Ética não apenas das crianças que estão vindo, mas dos adultos que já fazem parte da sociedade.

Educando-se o jovem sobre os problemas dos maus tratos, sobre a carrocinha, sobre as câmaras de gás e as pauladas com que são mortos aqueles que sobrevivem à câmara aos choques etc e tal(é apesar das leis em muitos lugares esses métodos ainda são utilizados) , criaremos adultos mais conscientes do que os que temos hoje.

A sociedade não permite porém que se exponha em público as imagens chocantes dos animais abandonados no CCZ.Segundo alguns é uma agressão que traumatiza as crianças.

Uma criança traumatizada com a imagem de um cão sendo morto, talvez jamais irá ter um; melhor, pois se quando se tornar adulto e optar por não ter um, será um cão a menos nas ruas.

Mas, há outros inúmeros meios de se educar as crianças sem “traumatizar-lhes “ a mente. Campanhas de conscientização se espalham por algumas Ongs prevendo um futuro melhor para nossos amigos não-humanos.

Mesmo assim a Indústria Seletiva prossegue e mais e mais animais, não só SRD, mas também de raça são jogados nas ruas.

Será que alguém já parou para pensar nisso que nós, como seres humanos livres, consumistas e possuidores de livre arbítrio também somos uma indústria em potencial?

Cairo,Rott, abandonado pelo dono
Pois somos, compramos, consumimos e mandamos de volta para o mercado aquilo que não nos serve: “ lixo”, mas que valerá alguns trocados para outras pessoas.

E embora muita gente fale que as indústrias são as únicas responsáveis pelos danos ao nosso sofrido Planeta, nós nos incluímos nessa lista das indústrias que testam, que experimentam e que são cruéis com os animais e com o meio ambiente.

Por quê?

Pense um pouco antes que eu fale a respeito. Pensou?

Por quê?

Primeiro porque somos mal educados, sim isso mesmo, mal educados por nossos pais, que por sua vez foram mal educados por nossos avôs e daí por diante sabe-se-lá  há quantas gerações.

Quantas vezes já não ouvimos  aquela frase, tola por sinal, quando um menino ou um “moleque” mata um passarinho, logo aparece um cara e diz :

“Ah, é coisa de menino mesmo, ninguém segura”.


Aí é que nasce o primeiro grande erro.

Uma boa educação segura.Uma educação centrada no respeito, impede que o tal "menino”, continue exercitando seu lado agressor.

E o por que do título?

Porque somos realmente uma indústria cruel e seletista.

Desde que me propus a trabalhar pela causa animal, pelos Direitos Animais, o que vejo em muitas Ongs é uma lista enorme de possíveis adotantes que é passada para as listas de e-mails de mais de duas centenas de protetores que desejam, mais do que nunca, encontrar um bom lar para os animais abandonados.

Michelangelo, SRD, abandonado
A grande maioria talvez não se encaixe no perfil dos possíveis adotantes e quer saber por quê? 

Porque os adotantes que escrevem para os protetores, quase uma unanimidade são um pessoal bem seleto ou eu diria, seletista. Eles querem ardentemente adotar, mas claro, com alguns parênteses:

Filhotes até 4 meses

Filhotes de raça, até 4 meses.

Filhotes com saúde, de raça e até 4 meses.

Alguns se arriscam e pedem cães mais velhos para tomar conta do quintal ou de alguma empresa:

Cães de raça, até seis meses, no máximo um ano.Dócil, para cuidar de empresa.

Porte grande, de raça. Dócil

Porte pequeno, de raça. 

Cão de companhia para minha filha que adora cães...de raça, até 8 meses, de preferência um cocker azul ruão.

Como eu sei disso? Porque recebo toneladas de e-mails com esses e outros pedidos bem absurdos. Comparo-os as criancinhas que pedem presentes ao papai Noel e que muitas vezes se zangam quando não são atendidas. 

Só que elas se esquecem que os  brinquedos se quebram e acabam indo para o lixo. Se esquecem que a vida de um animal não é um brinquedo. Quando a criança se cansa dele, os pais o colocam na rua com esperança de que uma outra pessoa faça pelo cão o que eles foram incapazes de fazer:

" Dar-lhe amor e abrigo."

É onde o círculo do abandono começa .

Primeiro vem a adoção sem razão, depois o abandono, a prenhes, filhotes nas ruas, protetores que abrem seus lares para ampará-los, tratá-los e se possível, doá-los. E seria fácil arrumar-lhes novos lares com a avalanche de pedidos que chegam, porém, mais uma vez esbarramos no preconceito.

É meu amigo ,cachorro também sofre preconceito.

Quentin, cocker abandonada
De cada dez e-mails que recebo de adotantes, 9 querem de raça, dez querem filhotes.SRD, adulto ou com problemas ficam fora da lista de alguns desses adotantes que muitas vezes dizem em seus pedidos:

 "Possuem muito amor para dar" 

Será mesmo? 

Como é duro ler coisas como: 
"Quero suprir a carência da morte do meu antigo animal" 

Mas ele quer um cão de raça, filhote e vacinado. 

"Adoto pastor alemão legítimo" 

Porque o “falso” não pode lhe dar o mesmo amor. 
"Quero um Rottweiler, pois adoro animais" 

Omitiu que adora apenas animais de raça, acaso um SRD não é um animal????? 

" Gostaria de adotar um labrador, pois gosto muito de cães" 

Um bom labrador, não aquele que tem dificuldade para andar e está velhinho, mas que também foi adotado ou comprado por alguém que um dia disse que gostava da raça.

" Quero adotar um cocker, bicolor ou tricolor " 

Normalmente os famosos vira-latas possuem mais de uma cor. 
"Tenho muito interesse em adotar um Boxer , filhote" 

Mas não tem interesse em amparar aquele filhote abandonado na outra esquina. Ah, esqueci, aquele é um SRD...

" Adoto Pit Bull filhote, amo animais" 

Só o Pit é um animal digno de receber amor? 

E acredite, a jóia da minha humilde coleção de e-mails.

Vitória, Rott, abandonada pelo dono
" Adoro Pastor, ele teria mais valor pra mim se fosse adotado do que se eu tivesse que comprá-lo" 

Teria mais valor? Que valor? 

Não citei, mas os gatos também sofrem esse mesmo tipo de preconceito, conversando com um amigo protetor empenhado em cuidar dos gatos abandonados ele referiu-se a isso como Racismo, nas palavras dele:

“ Todo mundo quer um siamês ou um angorá.Quando muito, querem um branquinho de olhos azuis, um malhadinho de olhos coloridos ou um cinza claro de olhos verdes.Os pretinhos ninguém quer, pra mim isso é racismo com os bichinhos.”

Pode novamente estar parecendo meio radical, mas não é, pois muitos dos cães adotados por essas pessoas acabam sendo abandonados quando a velhice chega e com eles os problemas de cada raça: Artrite, diabete, displasia, osteosarcoma, etc.

Talvez uma campanha educacional como algumas Ongs já promovam ensinem a esses futuros "abandonadores" de animais que os filhotes se tornam cães adultos e que depois de alguns anos envelhecem como a gente.Que a vida de um cão se estende as vezes por 20 anos.Conheci o dono de um pastor alemão que tinha 25 anos. Que muitos ficam doentes no meio do caminho e precisam de amparo, não de abandono. Cães não são objetos, são vidas, precisam de cuidados e esses cuidados muitas vezes são financeiros. Talvez daqui a alguns anos as crianças estejam aprendendo nas escolas , na aula de Educação Moral, que não se compra um cão ou gato e depois se muda para um apartamento sem importar-se com ele.

Não se amarra o cão cocker dourado a um poste sob um sol escaldante e vira-se as costas esperando que outra pessoa cuide dele em seu lugar. Que não se tosa um cocker azul  ruão , abre-se a porta do carro e o despeja na rua afim de que alguém se encante com ele e o adote. Nem tampouco se faça o mesmo com pastores alemães com displasia e quase incapazes de se movimentar. 

Ele teria mais valor.Sim, desde que não houvesse ficado doente.

Se alguns desses futuros adotantes realmente amassem os animais como alguns alegam, tenho certeza que os protetores teriam bem menos trabalho do que têm .Pena que alguns deles ainda não compreendam que amar um animal é amá-lo de qualquer jeito que ele for.

Alguns deles ainda ousam dizer:

" Mas é um sonho. Eu não posso comprar." 

Sonhos não se compram.Para conquistarmos nossos sonhos devemos trabalhar por eles.

Quem consegue amar apenas um Labrador e não um SRD, não tem amor, tem capricho. Só não quer pagar por um. 

Ta certo, eu comprei meu primeiro Rottweiler que por sinal me dava a mesma felicidade que meus outros SRD que peguei na rua. Comprei por capricho, assumo , porque o animal era bonito, grande, mas ao lado deles viveram dezenas de SRD multicoloridos, cinzas, marrons, pretos, que ninguém mais queria. 

È claro também, e não posso deixar de dizer, que muitos adotantes amam seus novos amigos com uma paixão sem igual, na verdade sou contra aqueles exigentes, não contra os que adotam os cães por amor.

Mas talvez não seja culpa deles, seres consumistas e impressionáveis .

A propaganda daquela famosa ração “cachorro é tudo de bom”, deveria chamar a atenção dessas pessoas e dizer-lhe, acordem, parem de dizer que “ cachorro de raça é tudo de bom”, vocês esqueceram que os SRD são maioria? Raça, capricho, inveja...Esse tipo de coisa anima os futuros e muitas vezes, insensatos adotantes, animais nem sempre são 100% de alegria, ainda mais quando ficam adoentados.

Quanta hipocrisia.

Acredito que metade dos adotantes de cães...de raça, sejam através de Ongs ou de particulares, abandonam seus filhos adotivos quando eles estão com 5, 6, 10 anos.Sim, a maioria é amarrada a postes, é largada nas ruas enquanto o carro foge deles velozmente, é levada aos CCZs, ou seja, aquele amor daquela criança por aquele cão de raça simplesmente acabou.

Achamos que os cães não envelhecem.Achamos que os cães não adoecem.Achamos que não precisam de nós.

Tigre, SRD, abandonado
As pessoas gastam rios de dinheiro com cigarros, roupas, baladinhas, mas não admitem gastar um centavo para tratar a displasia daquele velho amigão que durante tanto tempo nos protegeu.

É verdade.

Somos cruéis ao máximo quando fazemos isso.

Somos cruéis, racistas e mais que tudo, egoístas quando escolhemos o cão, a idade, a raça, o porte e depois o abandonamos.

De graça veio de graça vai.

Nós  protetores temos o cocker, só que ele é adulto e não te serve.

Nós temos o pastor alemão que você diz que adora, mas é adulto e tem displasia, porque o outro dono só o amou na saúde e não na doença.

Nós temos o rottweiler, abandonado pelo dono com um câncer de mama enorme.

Nós temos o Maltês, adulto, cego pela diabete.Mas esse você não quer.

Nós temos tantos outros, de raça, sem raça, pequeno, grande, médio, pronto para doar o mais puro amor para você, para isso só lhe resta abrir realmente o coração e pensar se você está adotando por amor ou por capricho.

Salem, srd, abandonada
Chegou a hora de pararmos de pensar em nós mesmos e começarmos a pensar em como fazer para o mundo ficar melhor e menos cruel.O primeiro passo é amar, mas amar de verdade, assim como nós protetores amamos os animais que recolhemos. 

O segundo passo é educar, para que num futuro, espero eu não muito distante, o abandono de animais e a Cruel Indústria Seletiva Humana, seja apenas uma lenda.



Simone Nardi









Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana