sexta-feira, 18 de julho de 2014

A carne nutre a carne? -Encefalopatia Espongiforme Bovina

Vacas loucas ??

 

 

Encefalopatia Espongiforme Bovina - EEB 




722. Será racional a abstenção de certos alimentos, prescrita a diversos povos?

Permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que lhe não prejudique a saúde.[...]

Livro dos Espíritos 

 



O Mal da Vaca Louca!


Quem ainda não ouvir falar desta doença? O Brasil já teve dois casos(ao que sabemos), um em 2012 e um agora em 2014, ano em que este artigo está sendo escrito. Por sinal em uma empresa que usa a propaganda e artistas famosos como meio de persuadir as pessoas a comerem mais e mais carne.

A maioria não se incomoda com a morte dos animais, alegam que não matariam se tivessem que para isso, comerem carne, mas por outro lado pouco se importam com as pessoas que matam animais diariamente bem como com os próprios animais  que são abatidos para virarem bifes. 

As pessoas em geral são estranhas e não pensam nisso.

Houve muito falatório quando se encontrou nos mercados europeus a carne de cavalo sendo vendida livremente - parece que alguns se importam com este animal - e agora  há muito falatório e medo por parte dos carnívoros devido ao surgimento da Encefalopatia aqui em terras tupiniquins.

Enquanto muitos falam, a desconsideração com os animais permanece, vamos ver como.

O que é a  Encefalopatia Espongiforme Bovina ?

Resumindo: 


Príons
Uma doença altamente degenerativa, incurável devido a isso fatal e que não afeta apenas os bovinos, mas os humanoides que se alimentam deles.

A proteína Príon causa a morte das células do cérebro formando buracos nele, deixando-o assim com a aparência que lembra uma esponja. 

O que ocorre é que ela é rapidamente transmitida ao Sistema Nervoso Central do animal afetado causando tremedeira, agressividade, falta de coordenação motora, o que a faz cair e o impede de conseguir levantar-se. O animal afetado não consegue se alimentar ou beber água, o que vai deteriorando sua condição corpórea.A morte ocorre então entre 1 mês a  até 6 meses.

Pois é, ao contrário do que costumamos ler a EEB não atinge apenas bovinos mas seres humanos, já que a doença Creutzfeldt -Jakob, parece resultar do consumo da carne de animais afetados por essa doença. 

Isso fez aumentar a preocupação com os animais?

Não, a única preocupação foi financeira, isso por parte dos criadores já que um animal doente no rebanho pode comprometer todos os demais e assim fazer o empresário perder milhões.

Animal  com EEB
As pessoas se preocuparam com os animais, afinal ela causa muito mal a eles e os leva a morte?

Do mesmo modo, não, as pessoas somente se preocuparam em não pegar, elas mesmas, a doença. 

O cúmulo do egoísmo, principalmente se levarmos em conta o que parece ter motivado o surgimento desta doença. 

Ao que parece a EEB surgiu como resultado da ganância humana ao alimentar o gado bovino com farinhas a base de carne e ossos de outros animais que já haviam sido abatidos, o que fez a epidemia progredir rapidamente. Ao que apuramos em alguns estudos, até mesmo animais doentes e afetados pela EEB eram abatidos e transformados na farinha que iria alimentar animais até então saudáveis. 

Prova incontestável de que a "carne não nutre a carne" como alguns adoram repetir, até porque esses animais, herbívoros igualmente são feitos de carne e não devem se alimentar dela, já que o que serve a um deve servir a outro, ou estaremos como sempre, tentando nos favorecer.


A questão não é deixar de se alimentar de corpos de animais porque eles estão passando novas doenças ou porque amamos este ou aquele animal que é consumido livremente em outra cultura, a questão é apenas sentir Alteridade por aquele animal que sofre, tanto pelo abate quanto pelas doenças que nós mesmos lhes causamos.

Alimentar-se apenas daquilo que não lhe prejudique é uma prova amarga e cruel do mais puro e tenebroso egoísmo humano.




Simone Nardi




Fonte


Instituto Biológico

Pecuária Rural





Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 

RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana