sábado, 5 de abril de 2014

Cozinha Vegana Criativa - Berinjela no fogo

Mini berinjelas


Muita gente nos procura para solicitar Receitas Vegetarianas ou Veganas que sejam simples para o dia a dia. Quando falamos do Livreto e do Cardápio a pergunta que se segue é: 

"Mas vocês usam aqueles ingredientes que são feitos no Himalaia, durante o solstício de verão , colhido por virgens de 50 anos?"

?????

Por quê?

Porque existem muitas receitas vegs com ingredientes dificílimos de serem encontrados, com ingredientes que não temos tempo para preparar no dia a dia corrido da cidade ou que será usado somente naquela única e inestimável receita, sem contar que em algumas regiões é até mesmo difícil de se encontrar produtos vegs, o que torna impossível seguir a risca algumas receitas.

Sabemos que existem receitas vegs elaboradíssimas, muitas vezes já fizemos , já testamos e aprovamos, mas só as fazemos de fim de semana e quando folgamos no emprego.

Não nos propomos a ensinar ninguém a cozinhar, sabemos que existem pessoas muito mais capazes, mas ensinamos alguns truques que aprendemos e que nos permite fazer cerca de 90% das receitas que aparecem nos livros de receitas, mesmo os livros de receitas que trazem carne na composição: IMPROVISAÇÃO.

Improvisar, modificar,usar a criatividade são esses os grandes trunfos dos vegs, pois quem come carne, só sabe fazer determinados pratos com carne, não ousam mudar porque não conseguem pensar em como mudar.Nos propormos a fazer receitas nos moldes de nossa própria vida: Corrida. dividida entre o dia de trabalho que se inicia as 7 e só termina as 23hs.Por isso temos que ter a mão coisas simples, rápidas , mas extremamente saborosas.

Por falar em coisas simples...

Estava buscando receitas novas na net e me deparei com um Chef ensinando a fazer uma Berinjela árabe, fabulosa por sinal, só que ia Iogurte na receita dele, coentro(que só eu gosto aqui em casa) e faltava o Tahine, aquele em vidros, que eu só tinha o óleo, que é bem mais fininho e de sabor mais suave.

Eu também não tinha as Berinjelas grandes, mas as mini-berinjelas que iria fazer em conserva, mas improvisei, "abrasileirei" e coloco aqui a receitinha básica, com o que eu tinha em casa e devo confessar, ficou Maravilhosa.


Berinjela no fogo

 

Mini berinjelas no fogo



Ingredientes


Berinjelas(se for usar a grande 1 dá para duas pessoas)
Raminhos de hortelã
Tomates
Azeite
Sal
Pimenta dedo de moça
Leite de coco
Tahine ou óleo de gergelim


Modo de fazer


Lavar bem a berinjela, secar, levar diretamente a chama do fogão,sim a chama do fogão de fogo médio a alto(de 7 a 10 minutos), pois a intenção é assar a berinjela diretamente na chama.
A casca vai começar a soltar, chega a rachar, queimar um pouco, leva um tempo dependendo da chama de cada fogão.
Quando notar que a casa está se soltando, dê um choque térmico na berinjela mergulhando-a em água fria. Retire a casca.
A berinjela estará cozida por dentro, corte-a na metade do comprimento e coloque em pratos separados.


Molhos



Colocar num recipiente um pouco de leite de coco( dependerá de quantas berinjelas vc irá fazer). Sal a gosto, hortelã picada, a pimenta picada e o óleo de gergelim.mexer e acertar o sal.


Berinjela pronta



Tomates 


Picar em cubinho, acertar o sal e colocar azeite.


Montagem do prato



Cobrir a berinjela com o molho de tahine e adicionar os tomates, está pronto para servir.




O sabor será de berinjela defumada.





Crie, invente sempre um prato diferente



Simone Nardi 

 

 


Gostou desta receita?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana