quarta-feira, 25 de abril de 2018

MIOGLOBINA , MITOCONDRIA E SUA ALIMENTAÇÃO






O que é a Carne e de onde ela vem?

Este é um subtítulo do artigo “Passes em Animais”, escrito há alguns anos. Porém, mesmo explicando nele a diferença entre as tais carnes consideradas “brancas” ou “vermelhas”, muitos ainda questionam ou alegam que a carne branca é melhor por ser “branca”.

Então vamos tentar, mais uma vez, explicar que isso não é verdade:

Por que a carne é vermelha?

Algumas carnes são mais vermelhas por conterem uma quantidade maior de MIOGLOBINA.

Mas, o que é MIOGLOBINA?

Definição: Mioglobina é um tipo de Pigmento”. É uma proteína na qual sua principal função é a de TRANSPORTE.

Mas, o que a MIOGLOBINA transporta?

OXIGÊNIO








Esta proteína é responsável pelo transporte de oxigênio por todos os músculos (inclusive o músculo cardíaco). Ela possui uma estrutura muito semelhante à Hemoglobina.

Hemoglobina é uma metalproteina[1]que contém o ferro que se encontra presente nos glóbulos vermelhos e que, bem semelhante à mioglobina, também transporta oxigênio.

A mioglobina é a responsável pela cor vermelha dos músculos, não é o excesso de ferro nem de sangue[2], mas de mioglobina.

Diferenças

Mioglobina : Pigmento Muscular

Hemoglobina: Pigmento sanguíneo







Sendo a mioglobina a responsável pelo tom avermelhado da carne e pela oxigenação daquela região muscular, é a quantidade dela que vai definir uma cor mais clara ou não, o que não significa que a carne seja mais saudável apenas por ser mais clara ou mais escura. Quanto mais mioglobina  mais vermelha, quanto menos mais branca.

Variações:

Espécie
Idade
Sexo
Anatomia da região
Conforme o abate é realizado (oxigenação da mioglobina em contato com o ar)

Assim que um animal é abatido a mioglobina presente na musculatura ainda é grande e apresenta uma cor vermelha ainda mais viva. Porém, ao entrar em contato com o oxigênio presente no ar, ela acaba por reagir formando um novo tipo de pigmento conhecido por OXIMIOGLOBINA[3]. Este pigmento é o responsável por “enganar” as pessoas mostrando uma cor vermelha e de certa forma “atraente”.

Ou seja, a carne não é vermelha pelo excesso de ferro, ela é vermelha devido às proteínas (mioglobina) e oximioglobina que lhe dão esta cor. Não, não é o sangue do animal que escorre da carne crua, mas sim os Pigmentos.

O sangue é vermelho devido à hemoglobina e nenhuma parte dos músculos dos animais vai recheado de veias e artérias para manter a cor vermelha. É exatamente por isso que a cor da carne muda quando é lavada ou frita/cozida, tornando-se amarronzada (desoxigenação ou formação da Metalmioglobina).

E o Sangue?

Durante o abate quase todo o sangue dos animais é drenado, quando suas jugulares são cortadas enquanto seu coração ainda está batendo; e isto é feito exatamente para que o sangue literalmente jorre para fora do organismo dos animais, o restante vai desaparecendo durante os cortes das demais partes de seus corpos.

A grande maioria das carnes de animais vendida nos açougues são MÚSCULOS, mas basta lavar e tais músculos perdem o tom vermelho, ou seja, perdem o pigmento.

Mas e a carne branca?

A carne branca (peixes, frango, bois) apenas tem menos mioglobina nas regiões musculares do que a carne considerada vermelha. Outra coisa que pode deixar o músculo com mais ou menos mioglobina é a necessidade de um transporte maior ou menor de oxigênio pelos músculos.

Como?

Animais que necessitam forçar mais sua musculatura tendem a necessitar de mais oxigênio nos músculos, aumentando neles a quantidade de mioglobina e assim, tornando-os mais vermelhos, enquanto que outros que não exerçam a mesma força no tônus muscular, necessitarão de um armazenamento menor de mioglobina, tornando assim a musculatura mais clara - a falaciosa e “saudável” “Carne Branca”-.



Por isso, variações de tonalidades nos músculos podem variar  não somente de animal para animal, de espécie para espécie , mas mesmo entre diferentes músculos de um mesmo animal.

Mas o atum possui carne vermelha???

Por isso colocamos a falácia da “Carne Branca”. Muitos peixes possuem tonalidades que vão da branca à vermelha, dependo da necessidade de sua movimentação e do uso de sua musculatura enquanto nadam.

O mesmo ocorre com galos e galinhas. A musculatura peitoral destes animais é mais clara, enquanto que  musculatura de suas pernas são mais escuras.

Mas os suínos são fortes e possuem a carne branca. Na verdade a carne de suínos é considerada vermelha e muitas partes o são, em contraste com outras que possuem mais gordura e menos músculos onde a mioglobina se concentraria.

“por isso quanto mais se utiliza um músculo, mais mioglobina e quanto mais mioglobina mais vermelha será a cor da carne naquela região.”(Passes em animais).


De qualquer forma, não existe “Carne” saudável, já que ela provém do abate de animais sencientes e possuidores de uma alma, tal como nós, nossos cães e todos aqueles animais a quem temos um carinho diferenciado.

Em outro artigo falaremos sobre as mitocôndrias, sob o ponto de vista espiritual.

Até lá.


Lembre-se:




Simone Nardi




1-Metalproteina: um tipo de proteína que contém um ou mais iões metálicos em sua cadeia estrutural;

2-lesões musculares graves, sofridas pelos animais durante o transporte, antes e durante o abate, podem fazer com que a mioglobina seja liberada no sangue dos animais.

3- Oximioglobina começa a ser formar cerca de 40 minutos depois  do corte e da exposição dos músculos dos animais ao oxigênio.

4- Atraente: se é que pode haver algo atraente em um pedaço de musculo que pertenceu a um animal que estava vivo durante sua sangria.
 


FONTE

PASSES EM ANIMAIS : http://irmaosanimais-conscienciahumana.blogspot.com.br/2014/01/passes-em-animais.html





Gostou deste Blog? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 











Licença Creative Commons     Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2018
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana