quarta-feira, 30 de maio de 2018

VEGS E ELITISMO



 

Veganismo não tem cara,cor ou religião


Para acabar com as dúvidas que sempre ouvimos:

O Veganismo/ Vegetarianismo é Elitista?

Não.

Quando há alguns anos atrás escrevemos o artigo “Alimentação vegetariana é mais cara?” já o fizemos porque muitos amigos diziam que não poderiam falar de Vegetarianismo/Veganismo (VEGS) dentro da Casa Espírita porque a alimentação era mais cara e muitos ali não possuíam dinheiro para se manter.

Mesmo assim, tantos anos após nossa mudança alimentar, ouvimos as pessoas divergindo sobre o assunto. “A alimentação VEG é elitista, é mais cara, etc e tal.” E é fácil entender os motivos.

Revista VegForça - Inverno


Ao folhear revistas que versam sobre o assunto vemos um foco claro nas marcas que patrocinam as Revistas/Sites. Produtos bons, porém caros para a grande maioria – muitos deles sem qualquer sabor que o paladar possa apreciar. Vemos indicações de restaurantes VEGS que geralmente se encontram nos pontos mais Tops das grandes Metrópoles e que custam em media entre 30 a 80 reais por pessoa. Uma família de três, onde um trabalha recebendo o salário mínimo
- R$ 954,00 - já vai passar a acreditar que o VEG não é para sua família. . . Outro detalhe importante e engraçado, muitas chamadas principais de sites e revistas especializadas no assunto é: Emagreça.


Revista VegForça - Verão


“ Então ele volta a folhear a Revista e vê indicações de hambúrgueres, salsichas, coxinhas e esfihas previamente embaladas que também custam, dependendo da localidade entre 17 e 30 reais. Mas, ele virou VEG e precisa usar roupas VEGS e  aquela entrevistadora famosa falou que só não é VEGANO que não quer, porque é muito fácil encontrar roupas veganas como aquela, da filha daquele cantor famoso dos Beatles que é Veg o Paul Simon, não Paul Tayler ah sim Paul McCartney. Mas, a tal roupa é vendida em dólar e ele, o novo VEG,  recebe em real e tem família para criar. Compra a tal roupa ou coloca comida em casa?

Mas tem os sites  que vendem as roupas VEGS, caras e escritas em inglês e ele mal terminou o primário.

Camiseta VegForce- Animals


Mas, ele ama os animais e até consegue um dinheirinho para comprar a revista que a esposa gosta, com receitas “fáceis” para poderem se tornar VEGS mais conscienciosos. Queijo vegano, não dá , está um pouco caro. Tem um ingrediente raro e outro aqui que é importado.

 E as pessoas do livro de receitas? Todos jovens, corpos sarados , dentes perfeitos. Ele lembra que ainda não foi fazer o canal do dente por falta de dinheiro, afinal teve que pagar o aparelho do filho. Mas ele ainda vai ser VEG, porque sabe que o que Veganismo/Vegetarianismo que lhe vendem através de revistas e livros não é o da sua realidade.”


Camiseta VegForce-Whales





Essa é a realidade de algumas pessoas que conheço. A venda Elitista do Veganismo não mostra o VEG do dia a dia. Que faz seus produtos VEGS em casa. Congela - isso quando tem geladeira. Que faz sua marmita com ingredientes saborosos, porém baratos porque se recusa a comer corpos de animais. Aquele VEG que não viaja para a Europa ou para Miami para comprar roupas VEGS. Que lê o rótulo procurando fibras sintéticas, algodão, que sejam boas,  bonitas e baratas. Este VEG não liga para a “GrifeVeg”, mas se importa com os animais.


Porque dá para ser VEG sem gastar fortunas ostentando marcas importadas -ou nacionais- que se utilizam da “VENDA” de um Veganismo/Vegetarianismo Elitista para sobreviver.Há quem pode pagar?

Sim, como também existem pessoas VEGS e não VEGS que compram iates e aviões, mas essa não é com certeza a situação da grande maioria aqui no Brasil. Os VEGS milionários podem sim continuar comprando seus produtos importados ,para a elite social a qual pertencem – não somos contra isso de modo algum-  mas o VEG não pode ser elitizado de modo a fazer “Parecer” aos pobres mortais que lhes será impossível se tornarem VEGS devido ao alto custo que lhes proporcionará.

VegArrasé- Roupas



Sim,eu também  li alguém que insistia em dizer que se fazia uma cozinha VegGourmet  para mostrar que é possível uma comida veg ser saborosa e bonita, chic, cara e acessível para poucos. Como tudo no mundo. Assim como, alguém também disse que roupas vegs podem ser chics e claro, caras. Ninguém discorda disso, a questão é que se todo mundo pensar deste modo, muitos outros VEGS serão excluídos e irão difundir a falsa ideia de que ser VEG é somente para quem é rico.

A coisa mais difícil de ser é ser: Simples.

Assim como é infinitamente mais difícil falar de forma simples para que todos o compreendam, ser VEG é muito simples, as pessoas como sempre é que tentam complicar. Jesus já era Veg antes de nós, Gandhi foi Veg antes de todos essa tecnologia de roupas, tintas e alimentos serem inventados. Ambos viviam uma vida simples, de amor ao próximo.

Se você pode pagar um preço exorbitante, vá em frente, compre, mas não faça o mundo crer que este é o único meio de ser realmente VEGANO.

Qual a dificuldade de sermos simples quando o mais difícil na vida é complicar???



Simone Nardi



Diga NÃO a Cultura Elitista


 






Gostou deste Blog? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 



Licença Creative Commons     Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2018
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana