terça-feira, 13 de junho de 2017

Doação de Sangue: Alerta

Junho Vermelho - Vá voando doar sangue . . . 



Hoje existem muitos locais que se tornaram Bancos de Sangue para animais. A maioria das Universidades já eram Bancos de Sangue, porém outras clínicas estão se especializando neste setor.

O importante é se informar para que  o sangue que seu animal esteja doando não se transforme em lucro para terceiros. 

DOAÇÃO DE SANGUE NÃO É UM NEGÓCIO, DOAÇÃO DE SANGUE SERVE PARA SALVAR VIDAS


Este é o propósito de você levar seu animal para doar sangue, salvar vidas e não gerar lucros. Por que? porque existem sim por aí dezenas de locais que captam o sangue e depois cobram uma quantia exorbitante para o receptor, que no desespero de ver seu animal doente, acaba por pagar qualquer valor oneroso.

Sei porque já vi acontecer isso várias vezes. Já passei por veterinários que solicitaram que eu apenas levasse um animal maior para doar sangue e cobraram apenas os insumos utilizados - seringa, bolsa, equipo, agulhas- mas já tive emergências veterinárias onde o veterinário cobrou entre 400 reais por uma bolsa de sangue de um animal que sequer pertencia a clínica, era apenas um animal hospedado por outra pessoa e que apenas estava passando o fim de semana lá enquanto seus "donos" Viajavam.

Tipagem sanguínea


Para tornar seu  animal um doador de sangue busque por clinicas sérias, converse com o seu e também com outros veterinários. Pergunte antes "quanto cobram " por uma bolsa de sangue, se doam , se realmente sabem que doar é um ato de amor.Se cobrarem um preço muito exorbitante, não leve seu animal doador ali.

Entre nos sites de Universidades e veja como procedem, já que muitas Universidades cobram um valor bem inferior por consultas e insumos médicos, por atendem um número bem maior de animais cujos tutores não podem arcar com grandes despesas.

Se informe antes e nunca deixe de tornar seu animal um doador, desde que ele esteja saudável e corresponda aos critérios exigidos para doação:

CÃES


  • Idade entre 1 a 8 anos
  • Pesar acima de 28 kg
  • Temperamento dócil 
  • Vacinado e vermifugados anualmente
  • Controle de pulgas e sobretudo carrapatos que transmitem doenças
  • Não ter doado sangue há pouco tempo


GATOS



  • Idade entre 2 a 8 anos
  • Pesar acima de 4,5 kg (tamanho proporcional)
  • Temperamento dócil
  • Vacinado e vermifugados anualmente
  • Controle de pulgas e sobretudo carrapatos que transmitem doenças
  • Não ter doado sangue há pouco tempo


Bioeticamente a extração de sangue conforme narramos acima é proibida, porem sabemos que alguns veterinários não seguem corretamente a ética, por isso é preciso ter cuidado onde levar seu animal para doar sangue. Insumos médicos vencidos bem como a reutilização deles igualmente podem ocasionar problemas nos animais .

Também é bioeticamente incorreto manter cães enjaulados em canis somente para esta finalidade, a informação sobre este tipo de ação é difícil e requer a observação do tutor verificando excesso de latidos, jaulas ou outra coisa que corresponda a clausura de animais sem tutores para uso de clínicas/universidades.


Até que os critérios bioéticos sejam realmente seguidos por todos os profissionais de todas as áreas, nossa vigilância deverá ser constante.







Gostou deste Blog? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 













Licença Creative Commons     Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana