quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Antropocentrismo, a visão humana : Um breve passeio pela história- Aula em PPS

Antropocentrismo, a visão humana : Um breve passeio pela história

 


Antropocentrismo, a visão humana : Um breve passeio pela história from Simone Nardi 



 

Descrição do Slide

 

  • 1. Antropocentrismo, a visão humana: um breve passeio pela história Simone Nardi
  • 2.  Há em nós instintos de violência, vontade de dominação, arquétipos sombrios que nos afastam da benevolência em relação a vida e a natureza.Aí, dentro da mente humana , se iniciam os mecanismos que nos levam a uma guerra contra o Planeta.Eles se expressam por uma categoria: Antropocentrismo. (Leonardo Boff)
  • 3. Macavity, pega o ônibus 331 em Walsall(Londres) e desce na parada seguinte,440m. Sempre salta no mesmo ponto onde há um restaurante que serve peixe com batatas fritas, ninguém sabe quem é seu tutor. Kharlo, por outro lado é maltratado por seus ―donos‖, jovens de 14,16,17e 18 anos que o atiram da janela do quinto andar inúmeras vezes, até que um vizinho resolve tomar uma atitude, infelizmente é tarde para Kharlo.
  • 4.  Anualmente , mais de 50 bilhões* de animais são mortos todos os anos por interesses humanos, mesmo os interesses mais triviais e desnecessários, circos, roupas, medicamentos, alimentação, diversão, companhia. * Contabilizam-se aqui, a pesca e os animais descartados por ela, os abates ―legalizados‖, o exterminio de animais nos CCZ‘s, não estão enumeradas as mortes em abates clandestinos, em rituais ou a morte pelo abandono, fora outros meios não citados aqui.
  • 5. Aristóteles, dividia os homens em castas , a conhecida pirâmide aristotélica era assim dividida: Nobres Plebeus Escravos/negros Animais ??????
  • 6. Na visão do filósofo, não havia qualquer tipo de racionalidade nos animais, havia alguma sensitividade e nada mais. Os animais eram inferiores aos homens, as mulheres eram inferiores aos homens, os escravos eram inferiores aos homens.
  • 7. Cogito: Penso , logo existo René Descartes, ao separar a alma do corpo, chegou a conclusão de que o pensamento sim, era a essência da alma, o que o levou a dizer que tudo o que não possuísse alma e uma linguagem inteligível, seria autômato. Sendo estes corpos desprovidos de pensamentos racionais nada poderiam sentir, essa linha de pensamento foi o que o fez dizer que os animais - para ele irracionais, desprovidos de uma alma e de linguagem intelegível – não passariam de máquinas, já que para o filósofo a linguagem era a prova de que um ser é capaz de pensar, ter uma alma e sentir.
  • 8. Para a “razão” cartesiana : 1-Os animais não possuíam uma linguagem inteligível que fosse universal 2-Os animais não possuíam consciência de si mesmos nem do mundo que os cercava – nem tampouco faculdades cognitivas.[racionais] 3-Não pensavam, sendo assim não possuíam alma, seus corpos se moviam de forma mecânica e eles buscavam alimentos tal como a carroça necessitava de graxa ou um relógio necessitava de corda, sendo assim não eram mais ou menos sensíveis que estes 4-Não havendo assim, qualquer necessidade de ética para com eles
  • 9. Todos eles acreditavam que os animais podiam sentir, porém não raciocinar, não tendo assim um estado moral como o dos seres humanos, não lhes sendo permitido qualquer direito moral ou ético que pudesse protegê-los.
  • 10.  Segundo alguns historiadores, o judaismo e o cristianismo são as duas principais religiões que justificam a subjugação de animais.  Segundo a Bíblia, teria Deus concedido ao ser humano o domínio sobre as demais espécies.
  • 11. Deus teria dito: ― Façamos o homem a nossa imagem e semelhança , e que ele domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais da terra, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra‖.  Gênesis
  • 12.  Após o Dilúvio, Deus teria dito a Noé: ―Sede o medo e o pavor de todos os animais da terra e de todas as aves do céu, como de tudo que se move na terra e de todos os peixes do mar.Tudo o que se move e possui vida vos servirá de alimento, tudo isso eu vos dou, como vos dei a verdura das plantas.‖
  • 13. Thomás de Aquino baseou-se na filosofia aristotélica e alegou que nada era maior que a espiritualidade humana - seres criados a imagem de Deus - portanto, esse distanciamento entre homens e animais era uma ―Lei‖ Divina‖. A dominação humana sobre os demais seres seria, portanto, fruto dessa ―ordem hierárquica de perfectibilidade‖, humana.
  • 14. Para Thomás de Aquino, matar animais era um direito natural do homem, direito esse concedido por Deus. ―Não importa como o homem se comporta com relação aos animais, porque Deus sujeitou todas as coisas ao poder do homem e é nesse sentido que o Apóstolo diz que Deus não se importa com os bois, pois Deus não pede ao homem para prestar contas do que faz com os bois ou com outros animais―.
  • 15. Para Santo Agostinho, a diferença entre o ser humano e os animais baseava-se, nitidamente, na racionalidade. Ele também tira dos animais o campo emocional e qualquer capacidade de raciocínio, o que exclui dos animais qualquer possibilidade de alcançarem seus Direitos, tornando-os massivamente, inferiores.
  • 16. Santo Agostinho, estabelece a distinção entre as denominadas ―almas racionais‖, subdivididas em 3 categorias: celeste nos deuses, aéreas nos demônios e terrestres nos homens . Sendo assim a alma dos animais é uma alma considerada ―irracional‖, inferior e sem valor significativo. A hierarquia das almas, se refletia na hierarquia da vida.
  • 17.  Baseada em todas essas crenças, religiosas e filosóficas, a ciência aceitou de bom grado o fato de que os animais não possuíam senciência(capacidade de sentir dor ou medo), e passou a utilizar animais com maior frequencia em experimentos científicos, sem culpa, ou como colocara Agostinho e Aquino: sem pecado. A ciência pode tudo!
  • 18. Todos esses itens podem ser considerados Cientificismo: 1. 2. 3. Desconsideração de Valores Disponibilidade de animais Exploração inconsequente da Natureza Fortalecia-se o Antropocentrismo
  • 19.   A visão de muitos filósofos, tal como a visão bíblica, baseia-se no antropocentrismo, ou seja, tudo que for feito deve visar, única e exclusivamente o bem dos seres humanos, não havendo, dentro desse paradigma, espaço para preocupar-se com os demais seres ou com o planeta.
  • 20. A primeira coisa que temos que repensar é que, nesse caso , nós é que construímos Deus a nossa imagem e semelhança , culpando-o por nossos desejos.
  • 21. ―Talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direitos que jamais poderiam ter-lhe sido negados, a não ser pela mão da tirania. Os franceses já descobriram que o escuro da pele não é motivo para que um ser humano seja irremediavelmente abandonado aos caprichos de um torturador. É possível que algum dia se reconheça que o número de pernas, a vilosidade da pele ou a terminação do osso sacro são razões igualmente insuficientes para se abandonar um ser senciente ao mesmo destino. O que mais deveria traçar a linha intransponível? A faculdade da razão, ou, talvez, a capacidade da linguagem? Mas um cavalo ou um cão adultos são incomparavelmente mais racionais e comunicativos do que um bebê de um dia, uma semana, ou até mesmo um mês. Supondo, porém, que as coisas não fossem assim, que importância teria tal fato? A questão não é ‗Eles são capazes de raciocinar?’, nem ‘São capazes de falar?’, mas, sim: ‘Eles são capazes de sofrer?’” JEREMY BENTHAM
  • 22. ‖ Os filósofos dizem-me: Não vos enganeis, o homem é inteiramente diferente dos outros animais, tem uma alma espiritual e imortal (…). Escuto esses mestres e lhes respondo, sempre desconfiando de mim mesmo, mas nem por isso confiando neles. Se o homem tem uma alma, tal como assegurais, devo crer que este cão e esta toupeira têm uma semelhante. Todos me juram que não. Pergunto-lhes qual a diferença que existe entre este cão e eles. Uns respondem este cão é uma forma substancial; outros me dizem: Não acrediteis nisso, as formas substanciais são quimeras; este cão é uma maquina como uma manivela.
  • 23. ‖ Pergunto ainda aos inventores das formas substanciais o que entendem por essa expressão, e como só me respondem com galimatias, volto-me para os inventores das manivelas e lhes digo: se estes animais são puras maquinas, certamente sereis em comparação com eles, apenas como um relógio de repetição em comparação com a manivela que falais; ou, se tendes a honra de possuir uma alma espiritual, os animais terão uma também, pois são tudo o que vós sois. Possuem os mesmos órgãos com os quais tendes sensações, e se não lhes servirem para a mesma finalidade, dando-lhes tais órgãos Deus terá feito uma obra inútil.”
  • 24. ―597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria? — Sim, e que sobrevive ao corpo. 597-a. Esse princípio é uma alma semelhante à do homem? — É também uma alma, se o quiserdes; isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus. A inteligência é um dos atributos do espírito, se há inteligência há espírito. (a inteligência vai se desenvolvendo conforme a evolução do espírito nos mais variados reinos).
  • 25. Para Darwin os animais possuíam a habilidade de raciocinar e demonstrar emoções(medo ou dor), possuindo muitos sentimentos como os seres humanos , mesmo que rudimentares) eram capazes de expressar tais emoções.
  • 26. ―Nos animais inferiores vemos o mesmo princípio do prazer causado pelo contato associado com o amor.Cães e gatos manifestamente têm prazer no contato com seus donos e donas, recebendo afagos e tapinhas.‖ Charles Darwin Hoje a ciência reconhece a senciência animal, essa defesa biológica descrita como uma capacidade física (dor) e psíquica(medo) de sentir. Comparação do Genoma Humano com o dos animais: Chimpanzé = 99,4 % (diferença de apenas 0,6%) Bonobos = 98,0 Gorila = 97,0 Orangotango = 96,3
  • 27. A diferença entre o cérebro dos homens e dos animais, se dá somente no Lobo Frontal ,onde o Lobo dos animais tende a ser menor, porém, não menos importante.Ou seja, todos os animais possuem.  O Lobo frontal é responsável pelo comportamento, temperamento e memória  Portanto, veremos que a diferença entre o cérebro humano e o dos animais mamíferos ,sobretudo, é mais Proporcional, pois nos mamíferos a organização do cérebro se dá tal como a dos seres humanos.  * Verificar a fisiologia e anatomia do lobo frontal no livro A Alma dos Animais, Irvênia Prada.
  • 28.  (F) Lobo frontal ,relacionado a deliberação e regulação de ações e (P)Parietal,responsável pelo intercâmbio de informações com o restante do corpo. (T) Temporal,atrelado a noção espacial e algumas funções associativas complexas, como a memória. (O) Occiptal, relacionada a visão (1) tronco encefálico (2) Cerebelo
  • 29. Não há mais justificativa para o Antropocentrismo, posto que todos os animais, humanos e nãohumanos tem a :  Capacidade emocional e social : compaixão em relação entre as espécies e inter-espécies  Sensibilidade: dor ou medo e capacidade de expressar tais emoções  Cognição (Razão): Inteligência, raciocínio, resolução de problemas , memória.
  • 30.  Sabendo disso, qual atitude tomaremos de hoje em diante com relação aos animais, nossos irmãos?

 

 

Simone Nardi

 

 

Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2015
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2015

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana